Professor: Guilherme Vieira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
Sistema Endócrino Aula Programada Biologia Tema: Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
Colégio INEDI Biologia
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios.
SISTEMA ENDÓCRINO PROF HARE.
Salivares, Sudoríparas,
SISTEMA ENDOCRINO.
SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Regis Romero.
Sistema endócrino (glândulas e hormônios)
Sistema endócrino.
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino I.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema Endócrino V) Supra-renais (adrenais)
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Sistema endócrino.
Sistema Endócrino As glândulas dependendo do local em que eliminam suas secreções classificam-se em: Exócrinas : glândulas que eliminam seus produtos para.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas x exócrinas Ação dos hormonal
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO. Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre células alvo Hormônios: Substâncias químicas que.
SISTEMA ENDÓCRINO. Hormônios: Substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos alvo.
SISTEMA ENDÓCRINO. INTRODUÇÃO É formado pelo conjunto de glândulas que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam as funções do organismo. São classificadas.
Sistema Hormonal.
SISTEMA REPRODUTOR.
Hipotálamo.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
A digestão humana Sistema digestório.
Sistema Endócrino Marcus Ferrassoli.
Sistemas reguladores no ser humano
SISTEMA URINÁRIO Página 129.
SISTEMA ENDÓCRINO Página 91.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO. GLÂNDULA: é um órgão cuja função é produzir e secretar algumas substâncias com um função pré-determinada.
Sistema Endócrino Aula Programada Biologia Tema: Sistema Endócrino.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM Sistema endócrino. Conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos mensageiros químicos. ( Hormônios ) Que atuam no sentido.
REGULADORES Ensino Fundamental II – 8º Ano Ciências Naturais
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Glândulas e suas funções.
Reprodução humana.
Sistema Endócrino Alila Medical Images/ Shutterstock.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas Ovários -Localizados no interior da cavidade pélvica -Hormônios produzidos: Estrógeno.
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Transcrição da apresentação:

Professor: Guilherme Vieira CIÊNCIAS Turma: 8º ano Professor: Guilherme Vieira

Sistema Endócrino Cap 15

Função: produzir substâncias através das glândulas e juntamente com o sistema nervoso atuar na coordenação de todas as atividades do organismo. GLÂNDULA: é um órgão cuja função é produzir e secretar algumas substâncias com um função pré-determinada. Esta substância pode ser secretada dentro do Sistema Circulatório (hormônios) ou fora dele (outras secreções).

Glândulas Endócrinas O sistema endócrino é responsável pelo controle das atividades metabólicas do organismo. Atua a longo prazo, através de sinais químicos, executados por substâncias denominadas hormônios. Hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinadas células de glândulas endócrinas e atuam controlando o funcionamento de alguns órgãos. A ação do hormônio se dá quando este é lançado através da corrente sanguínea pelas glândulas endócrinas e, assim, chegando à célula-alvo, liga-se a receptores específicos localizado na superfície das células. Célula Segregadora VASO SANGUÍNEO Célula alvo

Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função.

Incluem as glândulas sudoríparas que segregam o suor, as glândulas sebáceas que segregam gordura, as salivares, as biliares, o pâncreas que segrega enzimas digestivas, as glândulas mamárias, as glândulas mucosas, o fígado e muitas outras. GLÂNDULAS EXÓCRINAS

GLÂNDULAS AFÍCRINAS São endócrinas e exócrinas = MISTAS PÂNCREAS; FÍGADO TESTÍCULOS OVÁRIOS

GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

HORMÔNIOS ꙮ Substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células, em animais e plantas. ꙮ Também chamados de "mensageiros químicos do corpo", os hormônios regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam o metabolismo. ꙮ Diferentemente das informações enviadas pelo sistema nervoso, os hormônios são mais vagarosos e seus efeitos mantêm-se por um período mais longo de tempo.

PRINCIPAIS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS ꙮ Tireóide ꙮ Paratireóide ꙮ Supra-renais ꙮ Hipófise ꙮ Testículos ꙮ Ovários

Tireóide- localizada na frente da traqueia (região inferior do pescoço)

Principais glândulas endócrinas humanas I) Hipotálamo Possui neurônios que produzem os hormônios (oxitocina e antidiurético “ADH”) que são armazenados e liberados pela hipófise posterior (neuroipófise). Liberação de hormônios ADH e Oxitocina Hipotálamo Adenohipófise Neurohipófise

Principais glândulas endócrinas humanas Hipófise Adenoipófise

Glândulas e suas funções b) Neuroipófise Armazena e libera dois hormônios produzidos pelo hipotálamo Antidiurético (ADH) ou Vasopressina É liberado quando o volume de sangue cai abaixo de certo nível. Estimula a reabsorção de água nos rins: diminui o volume de urina excretado (antidiurético), retém água no organismo. Sua deficiência provoca uma perda de água excessiva e muita sede, síndrome denominada diabetes insípidos.

Glândulas e suas funções Tireoide Hipertireoidismo Sintomas: exoftalmia bócio

Hipotireiodismo: baixa atividade da tireoide, diminuindo a produção de T3 e T4 (geralmente devido a deficiência de iodo na alimentação), causa cansaço, depressão, pele ressecada, anemia, perda de apetite, obesidade e aumento do volume da tireoide (bócio).

Hipertireoidismo: alta atividade da tireóide, aumento da produção de T3 e T4, causa agitação taquicardia, excesso de calor, sudorese, insônia, perda de peso, exoftalmia.

Glândulas e suas funções Paratireoides Paratormônio Responsável pelo aumento do nível de cálcio (Ca²+) no sangue. Retira cálcio dos ossos, aumentando o nível deste íon na corrente sanguínea. O paratormônio e a calcitonina realizam o controle dos níveis normais de cálcio no organismo. Deposição de cálcio nos ossos ↑ cálcio no sangue Calcitonina Retirada de cálcio dos ossos Paratormônio ↓ cálcio no sangue

Glândulas e suas funções Suprarrenais (hormônios da córtex) Glicocorticoides (derivados do colesterol): hormônio mais importante: Cortisol ou Hidrocortisona; liberado em situações de estresse: atua na produção de glicose a partir de proteínas e gorduras (↑ glicemia), reduz inflamações e alergias. Obs.: é controlado pelo hormônio ACTH produzido pela adenohipófise. Mineralocorticóides (derivados do colesterol) Hormônio mais importante: Aldosterona: realiza a reabsorção de sódio (Na+) e a excreção de potássio (K+) nos rins, aumenta a pressão arterial e a volemia (volume de sangue circulante). Obs.: É controlado pelo hormônio ACTH produzido pela adenoipófise.

Principais glândulas endócrinas humanas Pâncreas Localização: no lado esquerdo da cavidade abdominal. Glândula mista ou anfícrina (possui porção exócrina e endócrina). Produz dois hormônios: insulina e glucagon (porção endócrina). Produz o suco pancreático (porção exócrina). Imagem: Pancreas az./ MrArifnajafov/  Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication.

Glândulas e suas funções Gônadas (Testículos e Ovários) a) Testículos (homem): localizados no interior da bolsa escrotal. Sofre influência dos hormônios FSH e LH produzidos pela adenoipófise. Testículos FSH  induz à produção de Espermatozoides LH  Induz à produção de Testosterona Testosterona (hormônio sexual masculino), produzido no interior dos testículos pelas células de Leydig. Ação: aparecimento das características sexuais secundárias masculinas (barba, pelos pubianos, engrossamento da voz, desenvolvimento da musculatura, etc.); amadurecimento dos órgãos genitais; libido sexual.

Glândulas e suas funções Gônadas (Testículos e Ovários) b) Ovários (mulher) localizados no interior da cavidade pélvica. Hormônios produzidos: Estrógeno e Progesterona. Sofrem influência dos hormônios FSH e LH produzidos pela adenoipófise. FSH induz à formação dos folículos ovarianos (Graaf) e estes produzem estrógeno. Com o aumento do estrógeno, ocorre o aumento da liberação do hormônio LH, o qual promove a ovulação e a formação do corpo lúteo que irá produzir progesterona.

Glândulas e suas funções Gônadas (Testículos e Ovários) Estrógeno: produzido pelos folículos ovarianos (folículos de Graaf); determina o aparecimento das características sexuais secundárias femininas (mamas, pelos pubianos, acúmulo de gordura em algumas regiões, etc.); estimula o desenvolvimento do endométrio para receber o embrião; induz o amadurecimento dos órgãos genitais; libido sexual. Progesterona: produzida pelo corpo lúteo que se origina do folículo ovariano rompido durante a ovulação; juntamente com o estrógeno, a progesterona atua preparando a parede do endométrio uterino para receber o embrião; estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias.

Dúvidas !!!! Atividades: páginas 79, 80, 82, 83, 84, 85