UM PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Advertisements

REVISÃO PROVA BIMESTRAL 4º BIMESTRE
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Aterro sanitário e lixão: qual a diferença?
Os 3 RS.
Nome do Grupo: 4 Stars Elementos do Grupo: Beatriz São Miguel nº4 Inês Melo nº10 João Simões nº16 Sara Pinheiro nº19 Coordenador: Inês Melo nº10 Porta-voz:
Manejo da fertilidade do solo Fertilidade do solo 1)Conceito e importância parte da ciência do solo que estuda a capacidade do solo de suprir nutrientes.
PROPOSTA DE ATENDIMENTO A UMA CASA SEM ISOLAMENTO DE CALOR E FRIO, DE UMA COMUNIDADE CARENTE ALUNAS: GIOVANA LARA ACCO RAFAELA BROGNARA ALBINO.
LANÇAMENTO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE DISTRITO DE SAÚDE NORTE COMISSÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE 15 de dezembro de.
Gestão de custos: uma proposta de internalização de custos da destinação final do produto e/ou de sua embalagem aos custos de produção Valmor Slomski.
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
Como contribuir com a reciclagem na sua própria casa.
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
CAPÍTULO 7 O LIXO.
DIAGNÓSTICO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NO ESTADO DE GOIÁS Autores: Eraldo Henriques de Carvalho, Simone Costa Pfeiffer, Diogo Appel Colvero.
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
“Eco-ponto: Como separar corretamente as embalagens…”
RECICLAGEM.
POLUIÇÃO DO AR E SOLO Caio P. Nº: 3 Marcus M. Nº: 16 Matheus K. Nº: 17
Coleta Seletiva e Reciclagem
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
Gerenciamento da Responsabilidade Social
Capítulo 19 O Lixo. Capítulo 19 O Lixo LIXO É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas.
DISPOSIÇÃO FINAL DO LIXO ACONDICIONAMENTO E COLETA DO LIXO
O ambiente O ambiente é muito importante, porque sem ele ninguém conseguia viver.
Ciências Naturais – 8.º ano
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
Porque trabalhar por um mundo melhor e como seria esse mundo?
APRESENTAÇÃO Inovaí – Trituradores de Plástico LTDA
Prof. Klecius Celestino
BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA EM CASA
Quiz - lixo.
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Escola Estadual Antonio Valadares Alunas: Isabela, Sara e Rhaissa
Alunos: Igor Teixeira Silva Jader Avelino Borba João Antônio
Sistema de Design Professor Marcos Ninguém.
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
MATEMÁTICA FINANCEIRA
O que é resíduo sólido?.
Jessé Santos Maria Tiago
CONSIDERAÇÕES GERAIS NBR 7229/1993 NBR 13969/1997
Lixo Hospitalar Cerca de 40% das cidades do Brasil não destinam corretamente o lixo hospitalar. Não fazem a correta coleta desses matérias oque pode acarretar.
Impactes ambientais da agricultura
Oh A Bela Azul!.
Tudo que Aprendemos Juntos
OFICINA DE BRINQUEDOS.
RECICLAGEM: VAMOS PRATICAR?
O CRESCIMENTO URBANO E OS PROBLEMAS URBANOS
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Influência das características dos RS no planejamento do sist. de limp
2017/18 “ minha Turma é ECO” P rticip
RECICLAGEM Maria Fialho.
Ar: Existência e importância
Oh A Bela Azul!.
Câmara Técnica de Resíduos Sólidos
SANEAMENTO BÁSICO.
Consumo Sustentável: o que é isso?
Gestão dos Resíduos Sólidos
PROPRIEDADES DO AR.
Procedimento analítico
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
SUBSTRATOS PARA TELHADOS VERDES ELABORADOS COM BAGAÇO DE CANA-DE- AÇÚCAR E FIBRA DE COCO VERDE. MILLA ARAÚJO DE ALMEIDA;
POLUIÇÃO AMBIENTAL.
Compósito fabricado com resíduo de papel como
FEBRACE – 17ª FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
Conceitos básicos em resíduos sólidos
EU E O MUNDO.
RECICLAGEM. O QUE É RECICLAGEM Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou.
Transcrição da apresentação:

UM PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL LIXO UM PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL

O que é lixo Durante muito tempo, o ser humano viveu da caça, da pesca e da coleta de vegetais. Os restos eram incorporados pela natureza , não ocorrendo a geração do que chamamos hoje de lixo. Com o tempo a humanidade aprendeu a explorar os diversos recursos da natureza. Isso provocou o aparecimento de resíduos que não podiam mais ser incorporados pela natureza.

Atualmente, as indústrias produzem uma enorme quantidade e variedade de novos produtos. Ficou mais fácil comprar, usar, descartar e substituir produtos “velhos” por outros “ mais modernos”.

LIXO QUE NÃO É LIXO Para diminuir os impactos que o lixo causa no ambiente ao longo do tempo, foi preciso mudar nosso conceito do que realmente é lixo.

OS 4 Rs - Os ambientalistas propuseram uma prática que ficou conhecida como “filosofia dos quatro Rs (erres), que podem ser resumidas pelas palavras: - Reeducar: modificar o nosso comportamento -Reduzir: diminuir o consumo de bens e produtos -Reutilizar: usar o mesmo produto tantas vezes quanto possível - Reciclar: processar industrialmente um material descartável na forma de matéria-prima

DESTINO DO LIXO QUE NÃO É LIXO Além dos 4 Rs podemos fazer a : Reciclagem Materiais descartados podem ser reciclados A reciclagem só é possível se houver coleta seletiva ( separação de resíduos recicláveis por tipo de material e seu transporte para os centros de triagem).

A COMPOSTAGEM É o processo no qual microrganismos transformam restos orgânicos em adubo para planta .

DESTINO DO LIXO NÃO RECICLÁVEIS LIXÕES Lixo a céu aberto São uma forma inadequada de disposição do lixo. Afastados dos centros urbanos Parte da matéria orgânica decomposta, misturadas a outras substâncias origina um líquido de cor escura e cheiro forte chamado chorume que se infiltra no solo e produz vários gases que se espalham pela atmosfera. Um desses gases é o gás metano, conhecido como gás do lixo.

LIXÕES

ATERRO SANITÁRIO -Forma adequada de destinação do lixo , principalmente de origem doméstica. Afastados do centro urbano. Na sua construção, o solo é compactado e forrado por uma manta impermeável com função de impedir o chorume de infiltrar-se no solo. Camadas de lixo e terra são colocadas de forma alternadas e são compactadas. Tubulações para drenar o chorume e para recolher o gás do lixo.

EXEMPLOS DE ATERROS SANITÁRIOS

INCINERAÇÃO - Queimar o lixo num equipamento chamado incinerador. Vantagens: O incinerador pode ser instalado em pequenas áreas Diminuição do volume do lixo Lixo hospitalar, alimentos contaminados podem ser completamente eliminados

INCINERAÇÃO Desvantagens: - Custo elevado de instalação Os gases produzidos vão para o ar e o poluem É necessária a instalação de filtros para reter cinzas e gases tóxicos.

Pessoas com mais renda consomem mais eletrônicos, consomem mais embalagens plásticas e esses tipos de resíduo têm impacto ambiental maior até do que os resíduos orgânicos.”