MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Métodos Anticoncepcionais
Planejamento familiar
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Reprodução.
Métodos Anticoncepcionais
Reprodução e Sexualidade
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
SISTEMA REPRODUTOR.
Aparelho Reprodutor Masculino, Feminino e Métodos Contraceptivos
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
METODOS CONTRACEPTIVOS
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Professora: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Manipulação da Fertilidade ReproduçãoAssistida 1.
METÓDOS CONTRACEPTIVOS. MÉTODOS CONTRACEPTIVOS É essencial o conhecimento do funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento.
Plano de Aula. Prof. Douglas Pavan Ciências Físicas e Biológicas.
Métodos Contraceptivos ADOLESCENCIA. METODOS EXISTENTES NATURAIS: OGINO KNAUS, MUCO CERVICAL OU BILLINGS, TEMPERATURA; DIU; HORMONAIS: ORAIS COMBINADOS.
Trabalho elaborado por: Marta Batista nº15 Rita Silva nº25 Sofia Salvador nº26 Valéria Reis nº27 9ºB Métodos Contraceptivos Naturais.
Métodos Mecânicos.
SISTEMA REPRODUTOR. SISTEMA REPRODUTOR Feminino Clitóris Meato uretral Grandes lábios Hímen Pequenos lábios APARELHO REPRODUTOR Feminino Clitóris Meato.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Métodos Hormonais.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Sistema Genital.
SISTEMA REPRODUTOR.
METÓDOS CONTRACEPTIVOS
REPRODUÇÃO.
Fonte: slideshare (Adaptado)
Sistemas reprodutores humanos
METÓDOS CONTRACEPTIVOS
É todo o método que visa impedir a fertilização de um óvulo ou impedir a nidificação do ovo ou zigoto. É o regime de uma ou mais ações, dispositivos.
Minha menstruação esta atrasada, será que posso estar grávida?
ESTERLIZAÇÃO E PLANEAMENTO FAMILIAR 3º Grupo: Julio Capece Lucar Helder Ponalvio Munguambe DEONTOLOGIA E ETICA PROFISSIONAL.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Métodos Anticoncepcionais
Ocorrendo a falência ovariana, após a menopausa, as taxas do estrogênio e da progesterona sofrem uma queda e, consequentemente, as taxas dos hormônios.
Métodos contraceptivos
Sexualidade e Gravidez na adolescência
Reprodução humana.
SISTEMA REPRODUTOR.
métodos anticoncepcionais
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Da fecundação ao parto Fecundação – tubas uterinas.
Laqueadura tubária Prof.: Juliana Spiguel. Laqueadura tubária Prof.: Juliana Spiguel.
REPRODUÇÃO HUMANA EDUCAÇÃO SEXUAL DST’S
Métodos Anticoncepcionais
Gravidez.
Sexualidade.
PLANEJAMENTO FAMILIAR Enfª Nildiany Bispo. Conceito O que é Planejamento Familiar  O planejamento familiar é um direito sexual e reprodutivo e assegura.
Transcrição da apresentação:

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS Página 114

Tudo colocado no fundo da vagina !!! Um pouco de História … ♀ Num papiro egípcio que surgiu, pela primeira vez, uma receita contraceptiva: Uma mistura à base de excrementos de crocodilo que as mulheres deviam colocar no fundo da vagina antes de qualquer relação sexual!!! ♂ Não riam meninos!!! É que os primeiros preservativos eram feitos de tripas de animais! (intestinos de cabras ou carneiros) ♀ Por vezes eram usados vários tipos de produtos que se acreditavam ter a capacidade de destruir os espermatozóides … Depois.... Tudo colocado no fundo da vagina !!! Ácido cítrico (existente no sumo de frutos como o limão, laranja e etc) Vinagre ♂ No início do séc. XX a contracepção era um assunto tabu nos Estados Unidos e Europa! ♀ Em 1920 foi votada uma lei em França que proibia todo o tipo de publicidade a favor da contracepção…

NATALIDADE planejamento familiar práticas e ações para escolher o momento certo para ser ter filhos controle de natalidade ação governamental com a preocupação de estipular metas para o crescimento da população

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS NATURAIS ARTIFICIAIS tabelinha preservativo muco cervical diafragma dispositivo intrauterino espermicidas laqueadura vasectomia NATURAIS ARTIFICIAIS tabelinha preservativo muco cervical diafragma dispositivo intrauterino espermicidas laqueadura

TABELINHA Parece tão simples…só é necessário ter um calendário “à mão”… 1º dia da menstruação 1º dia da menstruação seguinte 1º dia 28º dia  O ciclo sexual raramente é constante!!! (Sistema Nervoso, mudanças de clima e doenças podem desregulá-lo!) 14º dia OVULAÇÃO (provável)  Para se fazer estes cálculos acerca do período fértil é necessário “estudar” o ciclo sexual pelo menos durante 2 anos Período fértil pouco confiável

MUCO CERVICAL substância viscosa (colo do útero) pouco confiável Após a menstruação há um período de secura (inexistência de muco). Segue-se um período de aparecimento de muco viscoso e, a coincidir com a ovulação, um muco mais fluido semelhante a clara de ovo. Vem depois um novo período de secura  Este método exige muita prática para que ocorra um correcto reconhecimento do aspecto do muco  Inflamações do colo do útero podem alterar o aspecto do muco e provocar interpretações erradas … O muco cervical torna-se fluido na altura da ovulação para facilitar o movimento dos espermatozóides !!! pouco confiável

COITO INTERROMPIDO remoção do pênis da vagina pouco antes da ejaculação pouco confiável

ATIVIDADE Página 119 – Exercícios 01, 02, 03, 04 e 05

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ARTIFICIAIS Página 114

PRESERVATIVO barreiras mecânicas retém os espermatozóides/ fecundação protege contra DST muito confiável

DIAFRAGMA – Página 115 borracha ou silicone impede o encontro do espermatozoide com o óvulo não é descartável

DIU plástico e cobre interior do útero impede a nidação desconfortável 3-5 anos

ESPERMICIDAS substâncias químicas que matam os espermatozoides 10-15 min antes da relação sexual

LAQUEADURA e VASECTOMIA corte das tubas uterinas acima dos 25 anos vasectomia interrompe a passagem dos espermatozoides do epidídimo para a uretra

PÍLULA ANTICONCEPCIONAL – Página 116 estrógeno e progesterona inibe a ovulação modifica a consistência do muco cervical

PÍLULA DO DIA SEGUINTE contraceptivo de emergência

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Página 116

GONORRÉIA bactéria (Neisseria gonorrhoeae) ambientes quentes e úmidos principal sintoma: ardência ao urinar tratamento higiene dos órgãos sexuais antibióticos

SÍFILIS bactéria (Treponema pallidum) fase primária: infecção local fase secundária: manifestações na pele contaminação mãe/filho tratamento antibióticos

CANDIDÍASE fungo unicelular (Candida albicans) principais sintomas: coceira, ardor e corrimento vaginal

HERPES GENITAL vírus principais sintomas: coceira, formigamento e bolhas

AIDS síndrome da imunodeficiência adquirida HIV linfócitos T doenças oportunistas

ATIVIDADE Finalizar a apostila 11