Mito X Lenda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Trabalho Elaborado por:
Religião grega Zeus.
DEUSES.
L E N D A. AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM.
A Magia das Lendas na Biblioteca Escolar. Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Lendas IIIImaginação MMMMagia HHHHerança.
O que é Folclore   Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação.
Diferença entre Lenda e Mito
O que você vê? A cara de um índio... ou um esquimó entrando em uma caverna???
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
ANFÍBIOS. REPRESENTANTES DOS ANFÍBIOS: CARACTERÍSTICAS GERAIS: Origem do termo: anfi= duas Origem do termo: anfi= duas bios= vida bios= vida “São.
“Berço da Cultura ocidental” Professora Beatriz Argondizo Correia.
Mito e Filosofia Prof. Abimael F Silva. Problema Inicial A filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os antigos mitos gregos ou nasceu.
James P. Lenfestey UMA PESCARIA INESQUECÍVEL Ele tinha onze anos e, a cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
CAMILA BARROS E GISELE FREITAS. MANU É UMA MENINA MUITO ESPERTA E ADORA ESTUDAR SOBRE ANIMAIS. CURIOSA, VIVIA FAZENDO PERGUNTAS PARA SUA MÃE:
MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS
PONTO CERTO Na vida a gente faz alguns pontos contrários Na vida a gente faz alguns pontos contrários. Corremos para o lado errado e nos envergonhamos.
Na vida a gente faz alguns pontos contrários Na vida a gente faz alguns pontos contrários. Corremos para o lado errado e nos envergonhamos de nós.
Nomes:Luana e Thais sena n°23 e 36 Prof°Cristiane 1°'A'
Discipulado cristão Estudo 13 Uma visão atual Texto bíblico: Tito 1-3
? SOBRENATURAL. ? SOBRENATURAL Como Deus realmente é?
TIPOLOGIA TEXTUAL - A NARRAÇÃO
As lendas As lendas fazem parte da literatura de transmissão oral. O seu autor é o povo, que as transmitiu oralmente de geração em geração, e só mais tarde.
Ugra Narasimha Nome: Amanda, Ana Laura, Sinara, Vanessa, Leonara, Caio e Krigor. Matéria: Filosofia. Professor: Emerson Luis Monsoni. Turma: 1°D.
MITOS E CRENÇAS.
By JRCordeiro/Marlene M.S.
Mitos e suas Contribuições
VOCÊ SABIA ... Os músculos de seu coração tem força para jorrar seu sangue a 10 metros de distância.
NO CAMINHO DE EMAÚS.
Aqui fica um breve olhar por três dessas encantadoras ilhas.
OS OLHOS DE DEUS Clicar.
Mito Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
Êxodo.
3º Ano – Prof. Ricardo Lima
Lição 3 “O DNA do Criador”.
Superhomem.
Era uma vez um reino governado por um rei bondoso e sábio que vivia feliz com a esposa e a sua linda filha.
Era uma vez um menino que era príncipe, vivia num pequeno planeta, tratando de três vulcões e da sua rosa. Um dia resolveu partir para conhecer o Universo.
E onde está o fio da meada?
Um mundo de paz, sem ódio e nem rancor Um mundo de paz, sem ódio e nem rancor. Um mundo sem violência, preconceitos, corrupção, traições ou.
RECEITA PARA CONSTRUIR HISTÓRIAS
™ ESTE POWER POINT SLIDE É PATRIMONIO DE JESUS CRISTO
VOCÊ SABIA ... Os músculos de seu coração tem força para jorrar seu sangue a 10 metros de distância.
Mito X Lenda 22/09/2018
Determinismo Geográfico Alunas: Bárbara Soares Professor (a): Vanessa do Sacramento Caroliny Suisso Turma: A (noite) / Unidade: Santa Cruz Karine Salgado.
Colégio menino Jesus Historia do Teatro HISTORIA DO TEATRO O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas.
ONDE E QUANDO... Slides/automáticos...aguarde.
MITOLOGIA NÓRDICA Prof. Mesquita / Filosofia
O QUE É UM MITO? Um mito é uma história ou uma narrativa que tem por objetivo explicar como algo foi criado por intermédio de (Deus) ou de (deuses).
RECEITA PARA CONSTRUIR HISTÓRIAS
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
Conteúdo Gênero textual
Preparado por Dinis Bento
PONTO CERTO Na vida a gente faz alguns pontos contrários Na vida a gente faz alguns pontos contrários. Corremos para o lado errado e nos envergonhamos.
DEUS NUNCA ERRA RECEBI ESTA HISTÓRIA DE FRANCISCO E MARLI.
DEUS NUNCA ERRA RECEBI ESTA HISTÓRIA DE FRANCISCO E MARLI.
Frequencia do Eu te amo.
Origens da Terra Profª Maiara Alves.
AS FÁBULAS.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Cicatrizes....
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
Olá Amigos e Amigas... > Esta mensagem e para todas as pessoas que Deus colocou em meu caminho; meus amigos... dos qual quero e aprecio muito Por favor.
(Um Conto de Natal) Era uma vez um homem que vivia do comércio. O homem andava de um lado para o outro a vender os seus produtos. Naquele dia, ele não.
O COMPOSITOR WOLFGANG AMADEUS MOZART NASCEU EM 1756 NA ÁUSTRIA. FOI A CRIANÇA PRODÍGIO MAIS FAMOSA DE TODOS OS TEMPOS. RECEBEU EDUCAÇÃO MUSICAL DE SEU.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Mitos e suas Contribuições
Transcrição da apresentação:

Mito X Lenda

Mitos Mitos, são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos utilizam muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.

Características dos mitos Tem caráter explicativo ou simbólico e relaciona-se com uma data ou com uma religião. Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semi-deuses. Explica a realidade através de suas histórias sagradas, que não possuem nenhum tipo de embasamento para serem aceitas como verdades. Alguns fatos históricos podem se tornar mitos, desde que as pessoas de determinada cultura agreguem uma simbologia que tornem o fato relevante para as suas vidas. Todas as culturas possuem seus mitos. Alguns assuntos, como a criação do mundo, são bases para vários mitos diferentes. Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas ou lenda.

Exemplos de mitos

Ciclopes

Percy Jackson

Annabeth – filha de Athena

Sátiro

O Minotauro

O MINOTAURO O Minotauro é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos. Minos, antes de tornar-se rei de Creta, havia feito um pedido ao deus para que ele se tornasse o rei. Posseidon aceita o pedido, porém pede em troca que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não percebesse.O Minotauro nasceu como castigo por esse desacato.

A Medusa

A MEDUSA Medusa tinha poderes tão extraordinários que mesmo morta podia petrificar quem olhasse para seus olhos. Personagem da mitologia grega, Medusa era uma das três Górgonas. Temidas pelos homens e pelos deuses, as três tinham serpentes em vez de cabelos, presas pontiagudas, mãos de bronze e asas de ouro. Perseu foi encarregado de matar Medusa. Para isso, o herói muniu-se de objetos mágicos, como sandálias aladas, para pairar acima dos monstros, e o escudo de bronze, cujo reflexo permitiu neutralizar o olhar petrificante do monstro.

O Pégaso

PÉGASO Segundo a mitologia grega, Pégaso, o cavalo alado, nasceu do sangue da Medusa após esta ter sido decapitada por Perseu. Ele era fruto de uma aventura amorosa de Posseidon, o deus das águas, com a monstruosa criatura - quando ela ainda era uma jovem e linda donzela - e serviu de montaria a Perseu em algumas de suas expedições, inclusive naquela em que o guerreiro libertou Andrômeda. Posteriormente a deusa Atena decidiu colaborar com o herói grego Belerofonte na captura do fantástico animal, para que este pudesse ajudar o guerreiro a destruir a Quimera.

Hércules – o filho de Zeus

HÉRCULES Hércules era filho de Zeus e Alcmena, que era a esposa de Anfitrião. Para seduzi-la, Zeus assumiu a forma de Anfitrião enquanto este não estava em casa. Nascido, o jovem Hércules rapidamente revelou seu potencial heróico. Enquanto ainda no berço, ele estrangulou duas serpentes que a ciumenta Hera tinha mandado para atacá-lo e ao seu meio-irmão Íflicles; ainda um menino, ele matou um leão selvagem no Monte Citéron. Na vida adulta, as aventuras de Hércules foram maiores e mais espetaculares do que as de qualquer outro herói.

Lendas Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam histórias de santos, mas ao longo do tempo o conceito se transformou em histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura.

Características das lendas Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de serem fruto da imaginação não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas. Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos. Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos. Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade. Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam. Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.

Exemplos de lendas

SACI PERERÊ

SACI PERERÊ É um garoto negro, muito esperto e travesso. Ele aparece sempre às sextas- feiras, à noite, pulando com uma perna só e mostrando seus olhinhos brilhantes e os dentes pontiagudos. Usa uma carapuça vermelha na cabeça e traz em uma das mãos um cachimbinho de barro.

Iara

IARA  Habita as águas dos rios, dos lagos e das cachoeiras. É conhecida como a dama das águas ou mãe d'água. Possui grande encanto e beleza, apresenta-se sob a forma de uma sereia, metade mulher e metade peixe. Com a sua formosura atrai o homem, deixando-o tonto de tanta paixão, e leva-o para o seu palácio encantado, que fica no fundo das águas e mata-o.

Lobisomem

O LOBISOMEM A lenda do lobisomem (meio homem, meio lobo), diz que um homem se transforma em um lobo comum, de grande tamanho, e aparece sempre nos caminhos usados pelos habitantes da região, nos dias de lua cheia a partir da meia-noite, soltando uivos que apavoram as pessoas que ouvem. Ele ataca também animais domésticos como cachorros, gatos, vacas, cavalos.

A lenda do Negrinho do Pastoreio é uma lenda meio cristã e meio africana. . É uma lenda muito popular no sul do Brasil e sua origem é do fim do Século XIX, no Rio Grande do Sul. Foi muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão. É uma lenda reconhecidamente do Rio Grande do Sul, e alguns folcloristas afirmam que a região tem uma única lenda sua, criada ao jeito local.

Conta a lenda que nos tempos da escravidão, havia um estancieiro malvado com negros e peões. Em um dia de inverno, fazia muito frio e o fazendeiro mandou que um menino negro de quatorze anos fosse pastorear cavalos e potros que acabara de comprar. No final do tarde, quando o menino voltou, o estancieiro disse que faltava um cavalo baio. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no menino que ele ficou sangrando. Disse o estancieiro: "Você vai me dar conta do baio, ou verá o que acontece". Aflito, o menino foi à procura do animal. Em pouco tempo, achou o cavalo pastando. Laçou-o, mas a corda se partiu e o cavalo fugiu de novo. De volta à estância, o estancieiro, ainda mais irritado, bateu novamente no menino e o amarrou nu, sobre um formigueiro. No dia seguinte, quando ele foi ver o estado de sua vítima, tomou um susto. O menino estava lá, mas de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mão da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha. A partir disso, entre os andarilhos, tropeiros, mascates e carreteiros da região, todos davam a notícia, de ter visto passar, como levada em pastoreio, uma tropilha de tordilhos, tocada por um Negrinho, montado em um cavalo baio. Desde então, quando qualquer cristão perdia uma coisa, fosse qualquer coisa, pela noite o