Crises do Capitalismo Financeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
Advertisements

Sistemas econômicos e sociais
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
A CRISE DE 1929.
A Segunda Revolução industrial
Aula Véspera UFMS 2009.
Quem tem direito ? Video 2:53
Crise e Desemprego Charge desempregado Embraer.
CAPÍTULO II A CRISE DE 1929.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Formação do mundo atual
História Monetária e Financeira
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Capitalismo e globalização
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA

A crise de 1929: A Crise do Capitalismo
A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
1 - ANTECEDENTES: EUA pós-I Guerra = maior potência mundial.
Geografia Politica.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
A globalização Econômica até os anos 1940
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
A C R I S E A M E R I C A N A D E créditoRestrição ao ________ Aumento. preços _______ de stocks e baixa de ______ Aumento do desemprego __________________.
As etapas do Capitalismo
A crise de 1929.
NEOCOLONIALISMO Prof. Anísio
Evolução Cultural (aprendida = Tylor):
MUNDO DO TRABALHO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
A primeira Revolução Industrial
Aula Semi - Fortunato.
Economia Mundial G5.
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
O imperialismo (Neocolonialismo)
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
Fundamentos de Comércio Exterior
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
Globalização e avanço tecnológico
O CAPITALISMO EM CRISE A CRISE DE 29.
Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas.
Professor Ulisses Mauro Lima
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
A Evolução do Capitalismo
Divisão Internacional do Trabalho
A Crise de 1929 Contexto histórico:
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Capitalismo x Socialismo
A CRISE ATUAL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: 1929 e 2010 Professor: Joubert Cordeiro Lisboa.
Transcrição da apresentação:

Crises do Capitalismo Financeiro (Século XX) Arq.N 24set2008 23:21 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM887516-7823-AS+CRISES+ECONOMICAS+DO+SECULO+XX,00.html

Bolsas são anteriores ao Capitalismo Financeiro Hoje, bolsa de valores é um local onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como debêntures(empréstimos) .

1ª. Fase do Capitalismo = Capitalismo Comercial (Pré-Capitalismo ou Mercantilismo) que se estende do século XVI ao XVIII, iniciando-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias. Nessa fase as Bolsas praticavam o comércio de especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu.

A tulipa foi um dos primeiros produtos que promoveram as bolsas, durante o século XVI na Holanda. Eram impulsionadas pela competição entre membros das altas classes pela posse de tulipas mais raras.

O auge de tal “cotação” ocorreu quando um bulbo de tulipa foi vendido pelo preço equivalente a 24 toneladas de trigo supervalorizando-se de maneira insustentável. O ápice da bolha ocorreu entre os anos de 1636 e 37.

2ª. Fase do Capitalismo = Capitalismo Industrial que se estende do século XVIII ao XX, iniciado-se com a Revolução Industrial onde o acúmulo de riquezas que provinha do comércio passa para a produção em massa. Nessa fase, as Bolsas que praticavam o comércio de especiarias e matérias-primas passam a preferir produtos industrializados.

3ª. Fase do Capitalismo = Capitalismo Monopolista-Financeiro que inicia no fim do séc. XIX e estendendo-se até os dias de hoje. O acúmulo de riqueza é gerado pelo surgimento de grandes corporações que produzem seus produtos em diversas partes do mundo, “Transnacionais” que buscam a redução de custos, e pela movimentação desses lucros auferidos, visando a sua multiplicação, através do sistema financeiro. Nessa fase, as Bolsas que praticavam o comércio de produtos industrializados passam a preferir as ações ou títulos dessas transnacionais.

Tal Imperialismo monopolista dá-se através de: Cartéis (Controla preços), Trustes (Controla mercados) e Holding (Controla empresas).

Tal concentração econômica já levou o mundo á diversas crises Tal concentração econômica já levou o mundo á diversas crises. A mais famosa historicamente é a “Grande depressão” ou “Crise de 1929” com queda da Bolsa de Nova York e recessão mundial.

É bom saber: Herbet Clark Hoover foi o 31º (trigésimo) presidente dos Estados Unidos entre 1929 e 1933. Era o presidente em vigência durante a Crise de 29 e ficou conhecido como o pior presidentes da história do país.

Theodore Roosevelt, Jr. foi presidente entre 1901-1909. Seu primo de 5º. Grau foi... Franklin Delano Roosevelt foi presidente dos 1933-1945), realizou quatro mandatos e morreu durante o último, foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos, e será o único devido à 22ª Emenda. Durante sua estadia na Casa Branca, teve de enfrentar o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.