A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capitalismo x Socialismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capitalismo x Socialismo"— Transcrição da apresentação:

1 Capitalismo x Socialismo
Introdução para o entendimento do mundo bipolar.

2

3 Capitalismo Sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários, burgueses, capitalistas), proprietários dos meios de produção disponibilizam esta produção para ser comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária, visando o lucro e o acúmulo de riquezas. Baseia-se em princípios como:  Propriedade privada dos meios de produção. A transformação das força de trabalho em mercadoria. A acumulação do capital . A definição de preços é feita pelo mercado, com base na oferta e na procura A livre concorrência.

4 Capitalismo Origens Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social : a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.

5 Fases do Capitalismo Primeira Fase : Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa.

6 Fases do Capitalismo Segunda Fase : Capitalismo Industrial No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo.

7 Fases do Capitalismo Terceira Fase : Capitalismo Monopolista ou financeiro Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje.

8 Liberalismo econômico
As teses do liberalismo Econômico foram criadas no século XVIII com clara intenção de combater o mercantilismo, ou seja, a influência dos governos monarquistas na economia, cujas práticas já não atendiam às novas necessidades do capitalismo. Os economistas do final do século XVIII, eram contrários a intervenção do Estado na economia. O criador da teoria mais aceita na economia moderna, nesse sentido, foi Adam Smith. Para Smith o elemento de geração de riqueza está no trabalho, no trabalho livre sem ter, logicamente, o estado como regulador e interventor.

9 Keynesianismo – Estado de bem-estar social
Teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Keynes que consiste numa organização político-econômica, oposta às concepções neoliberais, fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego. "Estado de Bem-Estar Social" Foi originalmente adotado pelas políticas econômicas inauguradas por Roosevelt com o New Deal, que respaldaram, no início da década de 1930, a intervenção do Estado na Economia com o objetivo de tentar reverter a crise de 29.

10

11 PESQUISA Faça uma pesquisa sobre a Queda da Bolsa de Valores de 1929, conhecida como o CRACK de 29. Na pesquisa você deverá buscar entender: Onde ocorreu; A origem da crise; As consequências da crise para a população; Novas medidas econômicas após a crise.

12 Socialismo Do ponto de vista político e econômico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. Para atingir este estágio, existe o socialismo, uma fase de transição onde o poder estaria nas mãos de uma burocracia, na função do Estado, que organizaria a sociedade rumo à igualdade plena. Baseia-se em princípios como:  Propriedade pública dos meios de produção. A socialização ou estatização do capital . A definição de preços e regulação econômica é feita pelo Estado Monopólio Econômico do Estado Monopólio Político do Partido Comunista

13 Expansão do Socialismo
O primeiro país a adotar o socialismo foi a Rússia, em 1917, liderado por Lenin durante a Revolução Russa. Com a morte de Lenin, assume Josef Stalin, que extingue a oposição e fortalece o Estado, tornando-o totalitário. Não havia permissão para divergências, não havia liberdade de expressão, o Estado controlava rigorosamente o turismo e as migrações. Suprimiu-se a propriedade privada, criou-se a planificação econômica e nacionalizou-se as fábricas e bancos;

14 Outros países como a Mongólia e a China se tornaram socialistas em 1924 e 1949, respectivamente. O sistema espalhou-se por outros países como Laos, Camboja e Vietnã. O restante dos países socialistas aderiram ao sistema após a II Guerra Mundial, já sob a influência de EUA e URSS durante a Guerra Fria.

15 A terceira via A terceira via é uma corrente da social-democracia em voga a partir da década de 90. Tenta reconciliar a direita capitalista e a esquerda socialista, através de uma política econômica conservadora e de uma política social progressista. Este pensamento defende um "Estado necessário", em que sua interferência não seja, nem máxima, como no socialismo, nem mínima, como no liberalismo. Também defende, entre outros pontos, a responsabilidade fiscal dos governantes, o combate à miséria, uma carga tributária proporcional à renda, com o Estado sendo o responsável pela segurança, saúde, educação e a previdência.

16 Obrigado!


Carregar ppt "Capitalismo x Socialismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google