A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liberalismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liberalismo."— Transcrição da apresentação:

1 Liberalismo

2 ANTECEDENTES Na Idade Média feudal, a sociedade se compunha basicamente de três classes sociais: a nobreza proprietária da terra, os servos da gleba, a ela submetidos, e os artesãos urbanos organizados em corporações. As responsabilidades públicas se dividiam entre os nobres e a igreja.

3 Século XIII - o desenvolvimento da atividade comercial das cidades e o aparecimento do capitalismo mercantilista representaram o início de uma transformação radical das sociedades européias. A burguesia, concentrada nas cidades, foi a principal protagonista desse processo histórico.

4 Idéias liberais As armas decisivas que a burguesia utilizou em sua luta intelectual contra a nobreza e a igreja foram o Iluminismo e as análises econômicas da escola clássica, cujos principais representantes foram os economistas Adam Smith e David Ricardo. Adam Smith

5 A célebre máxima da escola fisiocrata francesa do século XVIII “Laissez faire, laissez passer: le monde va de lui même” (“deixa fazer, deixa passar: o mundo anda por si mesmo”) é a que melhor expressa a natureza da economia liberal. A escola liberal acredita que a economia possui seus próprios mecanismos de auto-regulamentação, que atuam com eficácia sempre que o Estado não dificulte seu funcionamento espontâneo.

6

7 Instauração política do liberalismo
Grã-Bretanha: as cortes converteram-se num Parlamento moderno, logo proposto como modelo no continente.

8 Nos Estados Unidos, os direitos do homem foram proclamados em 1776.
Na França, foi preciso esperar a revolução de 1789 para que se desse um passo semelhante e se proclamassem constituições populares em 1791 e 1793. Na Espanha, o Estado liberal impôs-se nas primeiras décadas do século XIX. Os países americanos que fizeram parte de seu império colonial forjaram, ao contrário, sua independência sob a bandeira do liberalismo político e econômico. Na Alemanha, só em 1918 instituiu-se um Parlamento.

9 PRINCÍPIOS Os governos só existem para atender os cidadãos, caso não cumpram seus deveres devem ser mudados. Os governos devem respeitar a ordem, as leis e a Constituição. Os governos devem ser representativos, isto é, escolhidos pelo voto dos cidadãos.

10 Defender a Democracia - três poderes.
O governo não pode interferir na vida particular dos cidadãos. Devem defender a propriedade privada, o individualismo econômico, a liberdade de comércio - laissez faire, laissez passer - oferta e demanda, lei do mercado. O Estado não deve interferir nos contratos de trabalho. Condenar o protecionismo.

11 DEFENSORES: Adam Smith: A Riqueza das Nações - livre concorrência. Procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

12 David Ricardo: lei férrea dos salários - o preço da força de trabalho deveria ser só o equivalente ao necessário à subsistência do trabalhador.

13 Thomas Malthus: a miséria dos trabalhadores é uma conseqüência de uma lei da natureza, pois a população cresce PROGRESSÃO GEOMÉTRICA e as fontes de alimentos e PROGRESSÃO ARITIMÉTICA, ENTÃO PARA REDUZIR A MISÉRIA ERA NECESSÁRIO DIMINUIR A NATALIDADE.

14 NEOLIBERALISMO- FINS DO SÉC. XX
Defendem a presença do Estado na economia apenas para evitar a formação de monopólios, cartéis, oligopólios. Baseia-se na retirada das leis que regulamentam o mercado de trabalho, bens e serviços- lei da oferta e procura. Pregam a não intervenção do Estado na Economia, privatizações e fim do Protecionismo.

15 Privatizar tudo que o Estado adquiriu durante o Capitalismo Monopolista Estatal: indústrias de base, hidroelétricas, minas, telefonias, etc. - a veia principal da economia. E num segundo momento até as escolas hospitais, previdência. O Estado tira toda assistência social: moradias, aposentadorias, menos verbas para Educação, saúde e etc. O Neoliberalismo modernizou a Economia, mas aumentou a pobreza, o desemprego, a má distribuição de rendas, enfim mais miséria, falência de muitas Empresas.

16

17

18


Carregar ppt "Liberalismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google