Professora Vanessa Fonseca

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Desempenho da Computação Paralela em Ambientes Virtualizados
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Paulo Pedrosa Tiago Nogueira
Virtualização de serviços
Noções de Sistemas Operacionais
Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA:
Tópicos I – Prof. Eduardo Zagari Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA: Eduardo Stuchi RA: Rafael Curi RA:
Virtualização de sistemas operacionais
Virtualização de sistemas operacionais
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Anatomia de uma máquina virtual
Carlos Maziero PPGIA CCET PUCPR
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Virtualização de Máquinas
Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores
Virtualização..
Sistemas Operacionais
Aldo Aguiar Junior João Souto Maior
Prefeitura de Santo André
Aula 6 – Sistema Operacional
Componentes e Dispositivos de uma Rede
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Eng. Luiz Francisco Bozo
Felipe Bogossian Luiz Felipe Maciel Renato Sampaio Rodrigo Couto
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
XEn Universidade Federal do Rio de Janeiro
Intel Virtualization Technology & Intel Trusted Execution Technology
Última atualização: 21 de outubro de AGENDA Qual é a diferença entre serviços na nuvem e de hospedagem? Que cargas de trabalho devem ficar.
Máquinas Virtuais e Emuladores
Arquitetura Cliente /Servidor
Virtualização.
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
SISTEMAS OPERACIONAIS I
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
O primeiro passo para a nuvem
Processos.
Sistemas Distribuídos
Uma solução para o consumo de energia e o lixo eletrônico
A ITC Service é uma empresa com foco em Tecnologia da Informação para Empresas Orientada para a Tecnologia como solução de problemas empresariais Conformidade.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Introdução O que se espera de um sistema de computação?
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
Virtualização de Máquinas Uma visão geral e informal.
Virtualização/Hipervisão/Servidores Microsoft
Intel Virtualization Technology (VT) Redes de Computadores II Felipe Figueira Horta Professores: Luis Henrique e Otto Carlos.
Tópicos Avançados Prof. Bal. Emerson Meneses Inocente.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.
GRIDCC GRICC - Instrumentação Remota de Grade com Controle Distribuído Computacional William Santos RGM Lucas de Carlo RGM
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Microsoft Students to Business
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Virtualização de sistemas operacionais Uma solução para quem não tem muita infra-estrutura para testes, ou até mesmo para criação de VPS.
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows
Computação em Nuvem Felipe Carvalho UFES 2009/2 Windows Azure.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS.
Instalação e Manutenção de Computadores
Virtualização: Conceito Luciano Palma Microsoft Brasil.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
VIRTUALIZAÇÃO - INTRODUÇÃO Na área de TI; O que é sistema legado? É o termo utilizado em referência aos sistemas computacionais de uma organização que,
Sistemas Operacionais de Redes Virtualização IGOR ALVES.
Virtualização. Virtual Machine A virtualização pode ser vista como a capacidade de executar múltiplos Sistemas Operativos numa única plataforma física,
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1° Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Transcrição da apresentação:

Professora Vanessa Fonseca Virtualização Professora Vanessa Fonseca

Virtualiazação 36 horas Introdução à virtualização; Máquinas Virtuais; Sistemas operacionais; Interfaces de rede; Switches; Roteadores; Firewalls virtuais; Tipos de virtualização: Hardware, Apresentação, Aplicativos; Cloud Computing

Virtualização Soluções computacionais que permitem a execução de vários sistemas operacionais e seus respectivos softwares a partir de uma única máquina, seja ela um desktop convencional ou um potente servidor.

Benefícios da Virtualização Melhor aproveitamento da infraestrutura existente; O parque de máquinas é menor; Aproveitamento de capacidade; Gerenciamento centralizado; Implementação mais rápida;

Beneficios da Virtualização Ambiente de testes; Segurança e confiabilidade; Uso de sistemas legados; Diversidade de plataformas; Migração e ampliação mais fácil.

Funcionamento Uma solução de virtualização é composta por dois "protagonistas": Hospedeiro (host):o sistema operacional que é executado por uma máquina física. Hóspede ou convidado (guest): é o sistema virtualizado que deve ser executado pelo hospedeiro.

Virtualização e Paravitualização A virtualização por meio de Virtual Machine Monitor é comumemente dividida em duas técnicas: a  Virtualização total - full virtualization  Paravirtualização  - paravirtualization

Virtualização e Paravitualização Virtualização Total: o sistema operacional do hóspede trabalha como se de fato houvesse uma máquina física inteiramente à sua disposição. Paravirtualização: o sistema operacional do hóspede roda em uma máquina virtual similar ao hardware físico, mas não equivalente.

Método de Virtualização Máquina Virtual de Processo (Process Virtual Machine ): máquina virtual funciona como uma aplicação qualquer rodando dentro do sistema operacional. Exemplo: Programação em JAVA. Máquina Virtual de Sistema Operacional (Operating System Virtual Machine ) máquina física recebe um sistema operacional, mas há a criação de vários ambientes virtuais. Máquinas Virtuais de Sistema Operacional são bastante utilizadas, em empresas de hospedagem de sites: cada ambiente é oferecido a um cliente como se fosse um sistema exclusivo, quando, na verdade, o servidor está sendo compartilhado com vários outros usuários.

Soluções de Virtualização VMware é uma empresa de origem norte-americana especializada em virtualização. Seus produtos são bastante conhecidos no mercado e atendem a aplicações dos mais variados tamanho. Virtual PC: que permite ao usuário rodar em um computador com Windows versões antigas da plataforma ou mesmo outros sistemas operacionais, como distribuições Linux. Permitir ao usuário avaliar outros sistemas operacionais, realizar testes em softwares.

Soluções de Virtualização Xen: trata-se de uma solução baseada em VMM que teve seu desenvolvimento promovido pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O projeto é compatível com várias plataformas e arquiteturas. uso é bastante difundido no meio acadêmico e por entusiastas de sistemas Linux. Virtual Box um projeto iniciado em 2007 por uma empresa alemã de nome Innotek, mas que hoje pertence à Oracle. Sua proposta é a de permitir ao usuário rodar um sistema operacional dentro do outro sem enfrentar complexidade

Desvantagens Sobrecarga afeta a todas as máquinas virtuais; Segurança; Portabilidade; Contingência; Desempenho:; Gastos.

Virtualização