Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Advertisements

O dia em que quase perdemos o
Portfólio de matemática.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
experiências INESQUECÍVEIS!
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Tente ler sem chorar!!!.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Assim é a Vida....
Portfólio de matemática
A Boneca e a Rosa Branca.
Um Reflexo De Amor....
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Cuide bem do seu amor.
A vida é assim... Texto passado por: Regina Petreche Diminuído para Slide por:
Mobilização da Comunidade Escolar
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
O PONTO PRETO.
A BONECA.
O PONTO NEGRO.
Uniminas Diário de Bordo Rose Cardoso
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
APRENDIZ DA VIDA!.
Novos Futuros Novos Futuros Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental.
OSHO estar atento” “O Milagre do.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
O Tapetinho vermelho.
As Meninas Superpoderosas
Verbo Língua Portuguesa.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
Oficinas Psicopedagógicas
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Diário de Bordo de Renata Fad
A Marca de Amor.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Oficina de Motivação.
Curso de Pedagogia – Gestão e tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional
INFORMÁTICA.
Organizando o trabalho pedagógico
Aprendi Clique.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
Lucilaine de Fátima Ferreira Santana
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Colacio.j COLACIO.J SLIDES APRESENTA Ligue o som...
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Os sentimentos de cada um
( Filme Cidade dos Anjos )
Música: Imagine/John Lennon Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!! Hoje “me dei um tempo” para pensar na vida. Na minha vida!!!
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Receita de um Sonhador.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
APRENDIZ DA VIDA!.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Diario de Bordo Monalisa Campos

Musica marcante Introdução Vivências Fatos significativo Considerações finais

Introdução O Diário de Bordo é uma atividade que expõe as vivências apresentadas pelos alunos do 3° período do curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional. Com a colaboração das professoras: Ana Carolina Scalia Rodrigues- Estudos Independentes III Gilca Santos Vilarinho–Informática Aplicada a Educação

Vivências Vivência da coragem e confiança Conhecimento Mútuo e confiança II Vivência da confiança e amizade Vivência da vela

Vivência da coragem e da confiança DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇOES PESSOAIS

Descrição Vivência da coragem e da confiança Material: Bexigas coloridas; papeletas com frases incompletas; colchonete; Cd; som; texto de apoio Duração: 40 minutos.

Descrição Vivência da coragem e da confiança Numero de participantes: 20 pessoas. Objetivos: Proporcionar de forma descontraída e motivadora o autoconhecimento e o conhecimento mútuo do grupo; melhorar o relacionamento intergrupal; aproximar as pessoas através da identificação de diferenças e semelhanças; exercitar o ouvir e o falar.

Metodologia Vivência da coragem e da confiança 1° Momento(Aquecimento): Pedir que os integrantes façam um circulo, sentando-se em colchonete. Cada um deles receberá uma bexiga e a seguinte orientação “vocês deverão encher as bexigas sem se preocuparem com as papeletas contidas no seu interior”

Metodologia Vivência da coragem e da confiança 2° Momento (Técnica): Depois de cheias, convida-los a jogar “escravos de Jó” (pode-se sugerir ao grupo um treino inicial para que todos joguem uniformemente). Ao termino do jogo estourar a bexiga que estiver em sua mão e resgatar a papeleta contida em seu interior.

Metodologia Vivência da coragem e da confiança 3° Momento (Ação): O participante deverá ler e refletir, individualmente, por aproximadamente 10 minutos, sobre as três frases incompletas escritas no papel, sendo que, duas delas (Adoro... e Detesto...) serão comuns a todos.

Metodologia Vivência da coragem e da confiança 4° Momento (Socialização): Depois desse tempo, é solicitado que algum integrante do grupo inicie o relato das frases escritas e de sua reflexão sobre elas, seguindo em seqüência até o último participante. Finalizando, faz-se uma discussão sobre a experiência vivida.

Considerações Pessoais Vivência da coragem e da confiança Considerações Pessoais Percebi que nesta dinâmica houve uma integração de todo o grupo através da dinâmica escravos de jó, em que uns ajudava aos outros para que todos pudessem jogar de forma uniforme, percebi também que ao compartilhar a frase de cada um o grupo pode conhecer melhor o que cada um mais gostava ou detestava, percebi também que expor o que cada um sentia teve também alguns desabafos.

Vivência da coragem e da confiança II DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇOES PESSOAIS

Vivência da coragem e da confiança II Descrição Numero de participantes: 25 pessoas. Objetivos: Proporcionar de forma descontraída e motivadora como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia e nem sempre e quem fica por ultimo é ruim.

Vivência da coragem e da confiança II Descrição Material: Caixa; Chocolate; Aparelho de Som; Cds; Texto de apoio; Pincel ; Quadro; Balão. Duração: 30 minutos.

Vivência da coragem e da confiança II Metodologia 1° Momento(Aquecimento): Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: - Estão vendo esta caixa?

Vivência da coragem e da confiança II Metodologia 1° Momento(Aquecimento): Dentro dela existem ordens a serem cumpridas, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... Ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).

Vivência da coragem e da confiança II Metodologia 2° Momento (Técnica): Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for Interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa)

Vivência da coragem e da confiança II Metodologia 3° Momento (Ação): Aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa que esta dentro da caixa... É importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... E execute o que esta no papel.

Vivência da coragem e da confiança II Metodologia 4° Momento (Socialização): Depois de muito suspense quando finalmente todos os jovens faltando apenas um do grupo já tiver pegado um papeleta deve se seguir com a musica para que o ultimo jovem abra a caixa e encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).

Vivência da coragem e da confiança II Considerações Pessoais Esta dinâmica trouxe muitas experiências para o grupo em que primeiramente serviu como distração ou um aqueci- mento e ao mesmo tempo trouxe aprendizados mostrando que muitas vezes queremos ver outras pessoas e ou colegas passando uma vergonha mas nunca o eu, assim aprendemos que nem sempre quem fica por ultimo é o pior que no final pode-se sim ter uma surpresa doce.

Conhecimento Mútuo DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇOES PESSOAIS

Conhecimento Mútuo Descrição Numero de participantes: 25 pessoas. Objetivos: Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal.

Conhecimento Mútuo Descrição Material: Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes. Duração: 75 min

Conhecimento Mútuo Metodologia 1° Momento(Aquecimento): Os participantes deverão permanecer em silencio por três minutos enquanto os facilitadores conduzirão uma reflexão.

Conhecimento Mútuo Metodologia 2º Momento (Técnica) : Os facilitadores propõem aos participantes que se imagine em um local onde se sintam tranqüilos, cada um devera fazer uma analise de algumas qualidades e defeitos, e de algumas características de si próprio.

Conhecimento Mútuo Metodologia 3° Momento (Ação): Em continuação os facilitadores pedem que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida (características individuais), fazendo isso anonimamente e com letra de fôrma, levando para isso seis a sete minutos. A seguir, os facilitadores recolhem as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma.

Conhecimento Mútuo Metodologia 4° Momento (Socialização): Caberá ao grupo descobrir de quem é, ou a quem se refere o conteúdo que acaba de ser lido, justificando a indicação da pessoa.

Conhecimento Mútuo Considerações Pessoais Esta dinâmica me levou a refletir sobre as características negativas e positivas de meus colegas de sala se realmente os conheço se sei o que eles gostam ou não gostam de algo, passou um sentimento de curiosidade pra saber que, possuía as qualidades apresentadas e ajudou ao grupo a se conhecer mais.

Vivência da confiança e amizade DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇOES PESSOAIS

Vivência da confiança e amizade Descrição Numero de participantes: 25 pessoas. Objetivos: Não desejar ao próximo o que não deseja a si próprio. Material: Tarjetas de papel. Duração: 20 minutos.

Vivência da confiança e amizade Metodologia 1° Momento(Aquecimento): Foi realizada uma dinâmica da bexiga em que tínhamos que proteger a nossa bexiga para que ninguém estoura-se despertando em nós o espírito de competição e eu fui uma das que consegui proteger o meu balão até o final utilizando de recursos como a minha altura correndo dando as costas, assim conseguimos vencer o proposto.

Vivência da confiança e amizade Metodologia 2° Momento (Técnica): Cada um escreverá em uma tarjeta de papel o que o seu vizinho da direita deverá fazer perante o grupo.

Vivência da confiança e amizade Metodologia 3° Momento (Ação): Depois que todos tiverem escrito, cada um vai fazer aquilo que propôs para o seu companheiro.

Vivência da confiança e amizade Metodologia 4° Momento (Socialização): O facilitador analisará, com o grupo, como a vida pode trazer surpresas e nossas atitudes diante disso; o que é idéia preconcebida e como ela influencia em nossas ações.

Considerações Pessoais Vivência da confiança e amizade Considerações Pessoais Esta dinâmica me levou a ver como é uma competição, como o ser humano normalmente visa somente o beneficio próprio aprendi o quanto é importante visar o bem dos outros para que as pessoas também possa querer o meu bem.

Vivência da Vela DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇOES PESSOAIS

Vivência da Vela Descrição Numero de participantes: Até 30 pessoas. Objetivos: Refletir sobre coisa que não conseguiu realizar e projetar a confiança noutra pessoa para a realização futura daquilo que gostaria, mas não tem mais tempo..

Vivência da Vela Descrição Material: Duas velas ( uma queimada quase no fim, uma inteira), Som – CD (relaxamento), Almofadas/cochonetes Duração: 1h 10 min

Vivência da Vela Metodologia 1° Momento(Aquecimento): Chegada – Relaxamento - Técnica de reflexão introdução percepção.

Vivência da Vela Metodologia 2º Momento (Técnica) : O facilitador devera ter ã mão, visível, um toco de vela, bem pequeno, já quase no fim. A vela grande deverá estar guardada, sem que o grupo veja. Refletir as oportunidades passadas e não concretizadas. Acender o toco de vela e colocar para os grupos as instruções.

Vivência da Vela Metodologia 3° Momento (Ação): “Esta vela que está se acabando é você. Ela representa o final das nossas atividades aqui.Muitas coisas poderiam ter sido realizadas, mas não foram, nem foram ditas. Você está no seu instante final e esta é uma oportunidade única – é a sua despedida. O que você gostaria de dizer ou a quem gostaria de se dirigir?”Iniciar por um voluntário, que passará o toco da vela para o vizinho da direita, que se coloca e passa para a próxima pessoa e, assim, sucessivamente, até ter-se completado a roda:

Vivência da Vela Metodologia 3° Momento (Ação): Acender a vela nova e grande. Recomeçar com o mesmo voluntário do início e dizer o seguinte; “Esta vela é você em um novo começo, representando o que você não fez até hoje, mas gostaria de fazer. Que pessoa você escolheria para depositar toda a sua confiança e dar continuidade ao que você não pôde realizar? Dirija-se até ela e passe a vela” -Deixar os participantes livres para se dirigirem a quem quiserem.

Vivência da Vela Metodologia 4° Momento (Socialização): Trocar emoções sentimentos despertado no processo Vivenciado * Quais os sentimentos que sentiram durante as vivências? * Que sentimentos diante da vela queimada, foi resgatado. * Se foi fácil ou difícil depositar a confiança no colega? * Diante da vela inteira qual a esperança para o novo?

Vivência da Vela Metodologia 4° Momento (Socialização): * Qual o olhar que interferiu na vivência? (entrega ou defesa) * Como você se percebeu no grupo? * Como percebeu seus colegas no grupo? * O que descobriu de novo a respeito do grupo?

Vivência da Vela Considerações Pessoais Esta dinâmica foi muito interessante porque despertou a vontade de poder fazer as coisas quando necessários como se fosse o ultimo momento da minha vida, aproveitar a s belezas da vida e sempre fazer o que o coração mandar com muita responsabilidade sempre aproveitando bem o meu tempo.

"O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." (Paulo Coelho) Considerações Finais A construção do diário de bordo veio para acrescentar muito pra mim pois aprendi a respeitar os sentimentos dos colegas, influenciando na minha vida profissional. Também aprendi a importância de uma vivência quando ela deve ser aplicada ou não e passo a passo para construí-la. Realmente foi um trabalho que adquiri muitas experiências. "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." (Paulo Coelho)