Aprender escrever um bocadinho do chinês

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÍNDICE Química: Matéria, Energia e Átomo Cap 2 – O átomo * Teorias sobre o átomo * Modelos atômicos * Organização dos elétrons no átomo * Íons (cátions.
Advertisements

Projeções Ortogonais.
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
QUANTAS BOLINHAS? JOGAR UMA DUAS ME AJUDE! TRÊS QUATRO CINCO SEIS SETE
Que horas são?.
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
MARCOS
1 Reis 18,20-39 Naqueles dias, Acab convocou todos os filhos de Israel e reuniu os profetas de Baal no monte Carmelo. Então Elias, aproximando-se de todo.
Quimica – cad 1 – topi 1- 3 Prova
Oficina de Frações.
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes
O símbolo significa a:b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero.
Dominós mágicos Você já teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre os quadrados mágicos, agora que tal por em prática o que aprendeu em uma atividade.
Hipóteses e cientistas
A esfera celeste e a orientação pelas estrelas
Era uma vez cinco homens da caverna: Unga, Bunga, Ugui, Bugui e Rodoaldo.
Como património mundial
Um pensador russo chamado Guerdjef já falava no início do século passado em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida.
ALFABETIZANDO UM DOWN.
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
Números Quânticos.
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Operações com frações (semana 9).
Centro Educacional Canguru
“Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava.
Tabuada de Multiplicação
Monte da Transfiguração…
A eucaristia Começar.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Ba-guá A bússola do Feng Shui.
F R A Ç Õ E s.
PRP 7 ano geografia José Victor.
Correção – Atividade 01.

Tangram.
Números de Chocolate Vamos contar as peças de chocolate!!
Igreja: Família de Deus
TEORIA MUSICAL Iniciante
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
1 UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO. 1 UMA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO.
Historia da bandeira Portuguesa
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
“Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto “Super Himalayas” Alunos: Ana Pereira, Ana Silva, Andreia Leal, Aníbal silva, Bruno Amorim,
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
BRASIL: RELEVO, CLIMA E VEGETAÇÃO
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 3ª Semana
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
CARTOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
O PONTO DENTRO DO CÍRCULO
1.4. A esfera celeste e a orientação pelas estrelas.
Equilíbrio A estrutura invisível. Ver um objecto é dar-lhe um lugar no todo: situa-lo no espaço, ter noção de escala, brilho, distância. A experiência.
Matemática Nome Data Completa as sequências
1 – Estudo dos Movimentos Parte I Site:
Conheça a Si Mesmo Shanta Gabriel.
Ensino Fundamental, 8º Ano
Carta do apóstolo João às Sete Igrejas da Ásia (e a nós)
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
A PERFEIÇOAMENTO T EÓRICO 2 Intervalos justos, maiores e menores-Intervalos Aumentados e diminutos-Intervalos compostos- Inversão de Intervalos- Enarmonia-
Transcrição da apresentação:

Aprender escrever um bocadinho do chinês

Cada caracter ocupa um espaço quadrado imaginário Cada caracter ocupa um espaço quadrado imaginário. Na cultura chinesa, a forma quadrada simboliza o mundo – assim, fazemos as marcações no papel de arroz como se fosse a Rosa-dos-Ventos, para ajudar definir o equilíbrio de cada caracter. É preciso seguir a ordem dos traços e o sentido de cada um deles, para executar a escrita. Antes de começar a copiar um caracter, observa bem o modelo, para programar a sequência dos gestos, conforme a numeração dos traços, e o seu sentido, conforme as setas. Eis 15 caracteres para aprender: o nome da China 中国zhōngguó, o nome do Portugal 葡萄牙pútáoyá, e os números 1 à 10: 一yī, 二èr, 三sān, 四sì, 五wŭ, 六 lìu, 七 qī, 八 bā, 九 jĭu, 十shí.

China 中国 zhōngguó Os dois caracteres significam literalmente Meio/Império – O Império do meio. O “meio” é um espaço rectangular atravessado ao centro por um traço vertical. O caracter 国 tem um 囗 por fora, para mostrar que um império ou um país é um território com fronteiras, e tem por dentro 玉 jade, que simboliza a virtude da governação, sendo esta pedra considerada a cristalização da essência da Natureza.

Caligrafia de CHINA

Portugal 葡萄牙 pútáoyá Os primeiros dois caracteres, pútáo, significa “uva”. O terceiro, yá, quer dizer “dente”. Mas Pútáoyá não quer dizer “dente de uvas”, pois aqui trata-se de uma tradução fonética do nome do Portugal … talvez fizesse um pouco mais sentido comparar os sons de Putaoya com PortoGaia, não achas?

Caligrafia para PORTUGAL

Um e dois um 一 yī Um traço horizontal. O caracter para UM toma a forma da base da nossa existência – o chão, o ser primordial. dois 二 èr Acrescentando uma linha paralela a UM, o DOIS simboliza a coexistência das coisas em oposição, mas também em harmonia, como o céu e a terra, ou como todas as coisas que convivem sob o Princípio de Yin e Yang. Para um efeito estético e da estabilidade visual, o traço de baixo é mais comprido que o de cima.

Três e quatro três 三 sān quatro 四 sì Filosoficamente, o segundo traço deste caracter significa o Homen, aquilo que vive entre o Céu e a Terra. quatro 四 sì A ideia do QUATRO é aqui bem visível: um quadrado. Dentro dele, os traços 3 e 4 constituem uma contra-força à tendência de implosão – como numa casa, as quatro paredes não caiem por dentro porque há um equilíbrio que suporta o peso do material.

Cinco e seis cinco 五 wŭ seis 六 lìu Os cinco elementos – metal, madeira, água, fogo e terra - são as matérias naturais que se manifestam sob o princípio do Yang (simbolizado pelo traço 1) e Yin (simbolizado pelo trço 4). seis 六 lìu Os traços 1 e 2 juntos significam a altura, os dois pezinhos significam a base. O caracter SEIS acrescenta a norte, sul, oeste, leste, mais duas direcções: cima e baixo.

Sete e oito sete 七 qī oito 八 bā SETE é o número organizador da vida YIN, ou seja, se o traço horizontal simboliza a Terra, então o segundo traço que vai da cima para o baixo é a comunicação entre os dois mundos. Ora, tanto para os chineses e para os portugueses, os Sétimos são dias em que os vivos prestam homenagem aos mortos. oito 八 bā Os gestos para escrever este caracter simbolizam a divisão – as oito direcções. E o número organizador da vida Yang.

Nove e dez nove 九 jĭu dez 十 shí Na China antiga, o nove era o número máximo, é o número celeste. O Templo do Céu em Pequim foi construído com nove grupos de escadas de nove níveis, e o altar redondo no meio foi montado com peças de mármore branco, em 9 ciclos, cada ciclo tendo um número múltiplo de 9: 18, 27, etc., até 81. São assim 406 peças em totalidade, com uma pequena peça redonda ao centro. dez 十 shí Se o nove é o número máximo, então acrescentar 1 a 9 significa voltar ao princípio, UM, marcando neste um traço vertical. Assim é o vinte é 廿 e o trinta é 卅.