CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vamos Descobrir o Nosso Corpo!
Advertisements

SISTEMA CARDIOVASCULAR
Histologia animal Tecido epitelial
Professor Thiago Faria Gonçalves
HISTOLOGIA TECIDOS EPITELIAIS.
DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
I. Introdução: . Defesa dos organismo.
Corpo Humano Turma 108 A Turma 108 B 2013
Os tecidos animais.
Histologia O estudo dos tecidos.
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
Conjunto de células semelhantes, que desempenham uma mesma função
HISTOLOGIA- TECIDO EPITELIAL
TECIDO = CONJUNTO DE CÉLULAS DE MESMA FUNÇÃO
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Professora: Roberta Fontoura
Tecido Epitelial M.Sc. Prof.ª Viviane Marques
Colégio Ari de Sá Tecidos.
Níveis de Organização do Corpo Humano.
Tecido Epitelial Professor Márcio Alexander
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS
Manutenção dos sistemas multicelulares
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
N.T.D de Ciências Alunas: Amanda Giovanelli,Isabelle Gomes e Isabella Monteiro Série : 8ª 05 – Manhã Disciplina: Ciências Professor: Samuel Bitu.
Tecidos do Corpo Humano.
Estudo dos tecidos.
Tecidos do Corpo Humano.
Colégio Maria Imaculada
Tecidos Animais.
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
Tecido conjuntivo.
Histologia Professora Ana Maria.
Centro Universitário Candido Rondon
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
Prof. Priscila Anderson
Ciências 8º ano Profe. Cris Rangel
SISTEMA TEGUMENTAR REGINALDA MACIEL.
Tecido conjuntivo Prof. Rodrigo Corrêa.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
COMPOSIÇÃO CORPORAL.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre – 8º ano
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
O corpo humano sistema musculoesquelético
Manutenção dos sistemas multicelulares
O corpo humano Níveis de organização
Histologia Professora Ana Carolina.
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
ANATOMIA dos SISTEMAS CURSO DE RADIOLOGIA
É o estudo das células, incluindo suas estruturas e funções.
Histologia Humana: tecidos epiteliais
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia II Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Tecidos Conjunto de células semelhantes, que possuem a mesma forma e desempenham a mesma função. Tipos de tecidos: Tecido epitelial ou de revestimento.
Tipos de Tecidos.
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
unidade básica de formação do ser vivo membrana, citoplasma e núcleo
Tecido conjuntivo.
Eliminação de produtos da atividade celular
Ensino Fundamental , 8º Ano
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Tecido Epitelial. Organismo humano é constituído por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial: revestimento da superfície ou de cavidades, secreção.
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Conteúdo pág. 46 à 50 Histologia Histologia é a parte da biologia que estuda os tipos de tecidos e suas funções. Tecidos Tecidos são agrupamento de células.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Estudo dos tecidos.
Transcrição da apresentação:

CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele o gás carbônico e outras substâncias.

TECIDOS Grupos de células especializadas e semelhantes entre si, que desempenham funções específicas no organismo. Algumas células, por exemplo, tornam-se alongadas e são capazes de se contrair; outras acumulam gordura no seu interior. Cada movimento do nosso corpo é produzido por um conjunto de células musculares que trabalham juntas.

As diferenças entre os tecidos devem-se: Ao tipo de células; Ao material intercelular; À função.

Os tecidos são classificados em quatro grupos principais. Tecido epitelial Tecido conjuntivo Tecido muscular Tecido nervoso

Tecido epitelial De revestimento Glandular TECIDOS Tecido epitelial De revestimento Glandular

PELE A pele é um dos órgãos do nosso corpo. (união de tecidos que desempenham funções diferentes). A parte externa da pele, denominada epiderme, é formada por várias camadas de tecido epitelial. A parte interna, denominada derme, é formada de tecido conjuntivo.

A pele As células mais superficiais da epiderme são impregnadas por uma proteína impermeabilizante chamada queratina. As células superficiais ficam impedidas de receber nutrientes e morrem. Queratina representa uma importante barreira contra a desidratação e invasão de micróbios do ambiente.

MELANINA Proteína responsável pela variação da cor da pele (produzidas por algumas células da epiderme) e sua função é proteger os tecidos internos contra os raios ultravioleta emitidos pelo sol. Quanto maior a presença de melanina, mais escura é a pele da pessoa e maior proteção contra radiações solares.

TECIDO EPITELIAL Especializado em revestir e proteger todas as superfícies do organismo; São formados por células justapostas, achatadas, e com pouco material intercelular.

Tecido epitelial de revestimento: proteção e revestimento da superfície externa e interna do nosso corpo e dos órgãos. Revestimento externo: papel proteção (serosa). Coração:pericárdio Pulmão:pleura Intestino:peritônio

Revestimento interno:  mucosa Mucosa da boca,da bexiga,do estômago Tecido epitelial glândular: produzir secreções, forma as glândulas como: sudoríparas,salivares,mamárias,lacrimais e sebáceas etc...

Tecido conjuntivo Tecido conjuntivo: unir outros tecidos, preecher espaços e dar-lhes sustentação. Grande quantidade de substância intercelular, por entre as células.

Tecido conjuntivo propriamente dito; Tecido adiposo; Tecido cartilaginoso; Tecido ósseo; Tecido sanguíneo

Tecido conjuntivo Pode ser comparado a uma palha, frágil. Grande quantidade de substância intercelular e notável distância entre as células.

Tecido conjuntivo propriamente dito Substância intercelular gelatinosa e fios microscópicos de proteínas que dão resistência e elasticidade à pele – as fibras.

Tecido conjuntivo adiposo Células enormes, com grande quantidade de reserva de gordura. (proteção contra o frio e pancadas ou choques mecânicos) Reserva de alimento.

Tecido conjuntivo cartilaginoso Forma as cartilagens (partes firmes e flexíveis). Na espécie humana ele é presente no estágio embrionário, depois é substituído por ossos. Vertebrados retêm partes de cartilagens: nariz, orelhas, traquéia e nos brônquios e revestindo extremidades de alguns ossos. Entre as vértebras amortecem o impacto dos movimentos sobre a coluna vertebral.

Tecido conjuntivo ósseo Forma os ossos, substância intercelular é rica em sais minerais de cálcio e em fibras de colágeno ( uma espécie de proteína), que torna o osso rígido e resistente. Além de sustentar o corpo, os ossos protegem órgãos: cérebro e a medula espinhal, e apoiam os músculos, permitindo os movimentos do corpo.

Tecido conjuntivo sanguíneo Forma o sangue, glóbulos vermelhos e brancos, e plaquetas, todos mergulhados no plasma. Material intercelular líquido, que contém água, proteínas, sais e nutrientes.

Tecido muscular Esse tecido tem a capacidade de se contrair, produzindo movimentos. Suas células são alongadas, podendo encurtar-se e depois se relaxar, retomando o tamanho inicial.

Tecido muscular Forma os músculos Tecido muscular liso- reveste a parede de órgãos internos (vísceras). T.muscular estriado esquelético- constitui a massa muscular do corpo. T.muscular estriado cardíaco- constitui a parede do coração.

Tecido nervoso Captar estímulos ambientais ou do próprio corpo, conduzir impulsos nervosos e interpretá-los. Suas células são estreladas, geralmente longas, e recebem o nome de neurônio.