Processo Produtivo: Papel e Celulose

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAPEL E CELULOSE QUÍMICA INDUSTRIAL II
Advertisements

TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Processos de Fundição do Alumínio
Indústria química de Papel e Celulose
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
CUSTOS NA LAVANDERIA HOSPITALAR Profª Drª Teresinha Covas Lisboa
Quer um planeta legal! 1 - Introdução 2 - 1ª Meta
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
Jogo do Ambiente.
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
Rotas de reciclagem e uso de recursos hídricos
Refino de Óleos & Gorduras
FORMAS DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA MADEIRA
Processamento de Materiais Cerâmicos
O que acontece às coisas que deitamos fora?
FTC Química/Laboratório Paulo Sérgio M. Mascarenhas
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
SIDNEY VALEIJE Diretor de Descartáveis ABRALIMP
O que é o papel? O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
Economize Água * Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água!! * Se tiver piscina, mantenha-a.
Reciclagem do Vidro.
O Processo Flexográfico
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
PETRÓLEO PROF. FERENC.
Razões para utilizar a logística reversa
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
O LIXO UM TESOURO?.
Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.
A Pasta de papel.
Oficina de Reaproveitamento de papel usado.
Reciclagem de Embalagens.
Professor: José Maria Inácio
Protege a Natureza! Recicla.
Educação para a Sustentabilidade
Os 4’Rs.
Lixo Um tesouro.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Segurança geral e pessoal
A preservação do ambiente começa dentro de nossas próprias casas.
Processo de Reciclagem do Vidro
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
INDÚSTRIA DO PAPEL PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS II.
Ácido Súlfurico Ácido sulfúrico –
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
JabUNESP Recicla Projeto Folha.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
10 Diretivas do Município Verde Azul
FABRICAÇÃO DO PAPEL  PROF. DR. UMBERTO KLOCK. FABRICAÇÃO DO PAPEL  DEFINIÇÃO:  O termo papel é dado a uma folha formada, seca e acabada, de uma suspensão.
Grupo de Trabalho em Educação Ambiental
Reciclagem - UTFPR.
A decomposição do lixo:
Meio Ambiente.

Coleta Seletiva e Reciclagem
Reciclagem Separação dos resíduos
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
OBTENÇÃO DA PASTA CELULÓSICA E PAPEL
15 anos.
Separação e Reciclagem Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8º A.
Separação e Reciclagem
Geração e distribuição de energia elétrica
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
Tratamento de Efluentes de Indústrias de Celulose e papel
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
Transcrição da apresentação:

Processo Produtivo: Papel e Celulose

Processo Produção da madeira Picagem Cozimento Branqueamento Formação da folha Secagem Acabamento

Picagem

Polpação

Polpação

47%

1000 kg madeira Rendimento 51% 510 kg polpa Polpação

CELULOSE HEMICELULOSE Forma arranjo fibroso Não forma arranjo fibroso Lentamente atacada por ácido mineral diluído Rapidamente atacada por ácido mineral diluído quente Insolúvel em alcali Solúvel em alcali Fragmentos da lignina reagem mais rapidamente c/ íons HS- do que c/ íons OH- Compostos de lignina são facilmente hidrolisáveis

Número K Polpação KMnO4 Número Kappa Teor de Lignina (%) 188 26,5 92,6 13,4 20,8 3,0 17,1 1,8 15,8 1,3 KMnO4 Polpação

Branqueamento

O QUE É BRANQUEAMENTO? Processo físico-químico que tem por objetivo melhorar as características da polpa: - Alvura - Opacidade Remoção do restante de lignina (5%) Reações que modificam quimicamente os cromóforos, descorando-os.

Como é feito o branqueamento? Utilização de gás cloro Cl2 - Lavagem a cada etapa “Branquear a celulose é levar a fibra ao seu estado natural de alvura, que é o branco.”

Formação da Folha e Secagem SISTEMA DE APROXIMAÇÃO DE MASSAS PRENSAGEM SECAGEM FINAL CALANDRAGEM PRÉ-SECAGEM ROLO JUMBO CAIXA DE ENTRADA ROLOS DE SUCÇÃO SEÇÃO DE FORMAÇÃO SECAGEM ACABAMENTO ENROLADEIRA PARTE ÚMIDA SECA FORMAÇÃO DA FOLHA DESAGUADORES CALIBRADOR DE ESPESSURA MESA PLANA

Acabamento

Reciclagem Hoje são reciclados no Brasil, 38% do papel e 60% do papelão produzidos. A reciclagem de papel subiu de 38,8% em 93 para 43,9% em 2002.

Embalagens longa-vida * Reciclável Não-reciclável Caixa de papelão Papel sanitário Jornal Copos descartáveis Revista Papel carbono Impressos em geral Fotografias Fotocópias Fitas adesivas Rascunhos Etiquetas adesivas Envelopes   Papel timbrado Embalagens longa-vida * Cartões Papel de fax

Reciclagem Industrial Etapa 1: Entrega das aparas (fardo) na fábrica, passa pelo controle de qualidade e é classificado, vai para o estoque de aparas, o lote do estoque mais antigo vai para as esteiras transportadoras, o hidrapulper desagrega o papel, juntamente com água industrial, depois de desagregado, a bomba puxa a massa de papel para outras etapas Etapa 2 - turbo tiraplástico (retirada de plástico) Etapa 3 - processo de centrifugação para retirada de impurezas (areia, prego, etc) Etapa 4 - processo de refino da massa: Aditivos são adicionados à massa: sulfato de alumínio, amido de mandioca, etc Etapa 5 - Caixa de entrada da máquina de papel Etapa 6 - Mesa formadora (vácuo retira umidade excedente) Etapa 7 - Prensa acerta gramatura do papel Etapa 8 - O papel passa pelos rolos secadores Etapa 9 - Chega até a enroladeira Etapa 10 - Forma-se o rolo de papel Etapa 11 - O rolo é transportado por ponte rolante até a rebobinadeira Etapa 12 - O papel é rebobinado conforme formato da bobina Etapa 13 - A bobina de papel acabada vai para o controle de qualidade Etapa 14 - Vai para o estoque, podendo ser vendida ou vai para a cartonagem, transformando-se em chapa de papelão, a fim de ser industrializada como caixas de papelão

Artesalmente Etapa 1: Corte os papéis que deseja reciclar. Ponha em uma bacia com água. Deixe descansar por 24 hrs. Etapa 2: Mexa essa mistura ou bata no liquidificador. Etapa 3: Seque pondo em redes. Prense se quiser. Etapa 4: Ponha essas redes para secar no sol. Dica: para obter papéis coloridos usa-se corante na cor desejada durante a "Etapa 1".

Consequências Diminui os problemas ambientais. Reduz o desperdício na utilização dos materiais. Jogar os restos no lixo já não é mais solução, pois o preço para se desfazer do lixo é alto. Poupa algumas árvores e muita poluição, algumas empresas conseguem produzir hoje papel reciclado em grande escala. Diminui a poluição causada pela indústria. Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado.