Tecnologia e Poder O que significa a posse de tecnologia ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

As origens do mundo atual
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
A GEOGRAFIA DO PODER.
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
UNIICAMP (2..A FA S E ) — JANEIIRO/2012
Tecnologia Bélica Os países que mais produzem armas tem a intenção do negócio e da intimidação para manter ou criar um poder sobre os demais. A.
GUERRA FRIA.
AL QAEDA E TALEBAN.
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
América Anglo-saxônica: Relações Internacionais
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
GUERRA-FRIA ANTONIO NETO.
Guerra Fria Declínio europeu ... e o nascimento de duas superpotências ... ‘Conflito diferente dos conflitos tradicionais’. Expressões ... Primeiro mundo;
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
Geopolíticas Asiáticas
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
CAPITULO 1- PODER E TECNOLOGIA
Guerra Fria.
Energia Elétrica. Energia Elétrica Importância: COMMODITIE Itaipu: Paraguai exporta eletricidade Bolívia: exporta gás natural Países da OPEP.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Organizações Internacionais e Regionais
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
2ª Guerra Mundial.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Tecnologia Bélica na Atualidade
POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Mapas de Israel Fonte: BBC
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Iraque Em 1979, triunfou no Irã a Ver. Islâmica dos aiatolás fundamentalistas xiitas, depondo a monarquia pró-ocidental que lá existia. O novo regime islâmico.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Características e Conlfitos
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
GUERRAS DO GOLFO 1991 / 2003 PROF. LÉO && LeMA MATERIAIS DIDÁTICOS.
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
ORIENTE MÉDIO.
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
PODER E TECNOLOGIA A POSSE DE TECNOLOGIA SEMPRE SIGNIFICOU PARA OS DIFERENTES POVOS A EXPANSÃO DE SEUS INTERESSES ECONÔMICOS, MILITARES E ATÉ TECNOLÓGICOS.
OPEP Organização dos Países Exportadores de Petróleo
Capitalismo versus Comunismo
GEOPOLÍTICA MUNDIAL.
História já ! O tempo presente
A GUERRA FRIA
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Complementação do capítulo 8
Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentação vestuário e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Causas.
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
GUERRA FRIA.
Coreia do Norte e Bomba H No dia 6 janeiro de 2016, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou terremoto de 5,1 graus na escala Richter,
Atentados terroristas de 11 de setembro de 2001
Rússia e Europa Oriental
Acordo nuclear muda o jogo no Oriente Médio Jornal Mundo – 3ª edição Reportagem de capa Páginas 6 a 9.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Tecnologia e Poder O que significa a posse de tecnologia ? http://images.google.com.br

A posse de tecnologia sempre significou a expansão de interesses econômicos, militares e ideológicos sobre outros territórios. Egito antigo pelos Romanos.Grandes Navegações: Portugal e Espanha expandindo para América como nova forma de dominação e controle o mercantilismo. Revolução Industrial: desenvolvimento das redes de comunicação. Acentuando as diferenças entre áreas ricas e pobres, rivalidades entre as potencias pelos recursos naturais e mercado consumidor. Durante a Segunda Guerra e Guerra Fria Expansão e desenvolvimento de novas tecnologias como o micro- ondas, velcro e tecido sintético. A tecnologia veio para ficar e se aperfeiçoar?

Tecnologias desenvolvidas:– 1939/1945 X http://images.google.com.br A quem serve a nova Tecnologia ?

Melhoria na qualidade de vida Erradicação da pólio conquista para a humanidade e um incentivo para novas pesquisas. O Brasil em 1996 adotou uma política publica de cuidados com pessoas portadoras da AIDS. Contribuindo gratuitamente com coquetel antiaids 16 medicamentos. Metade produzido no Brasil e oito são importados de laboratórios estrangeiros. Embates comerciais envolvendo Brasil e EUA firmado em lei a patente de um medicamento pode ser quebrada em dois casos. 1- Quando o medicamento não é fornecido pelo laboratório. 2- Quando o preço cobrado é alto demais para a distribuição gratuita. Patente: direito conferido pelo Estado que dá exclusividade da exploração de uma tecnologia.

A quebra do direito temporário aos laboratórios nacionais de fabricar o medicamento apresentou como razões: Manutenção da vida dos pacientes com AIDS, deve ser considerado antes dos interesses comerciais dos laboratórios. EUA defendem os direitos dos seus laboratórios alegando gastos elevados no desenvolvimento do produto.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          As figuras 1 e 2 permite perceber a nítida expansão da doença do litoral sudeste para as regiões Nordeste, Centro-oeste e Norte. Atualmente, 59% dos 5.507 municípios brasileiros já registraram pelo menos 1 caso de AIDS. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Brasília, 2000. A análise das figuras 1 e 2 permite perceber a nítida expansão da doença do litoral sudeste para as regiões Nordeste, Centro-oeste e Norte. Atualmente, 59% dos 5.507 municípios brasileiros já registraram pelo menos 1 caso de aids.

Globalização Distâncias reduzidas pelos avanços tecnológicos tudo ocorre com rapidez e com baixos custos http://images.google.com.br Para o alcance dessas tecnologias os equipamentos devem ser disponíveis para todos?

Será possível num futuro não muito distante, diminuir as distâncias tecnológicas entre pobres e ricos? http://images.google.com.br Os países pobres recebem o chamado e _ lixo, geralmente de países ricos.

Recursos X Tecnologia Os países considerados como potência econômica são os que possuem produção industrial e ou detêm grande parte de recursos naturais do planeta? http://images.google.com.br

Não,as potências controlam boa parte da tecnologia utilizada no planeta ou ainda, quando mantém diversos países sob sua dependência financeira. O fato de ter um grande parque industrial não a torna uma potência, pois a maior parte de suas indústrias são originárias de países ricos. O recurso natural é um privilégio e pode não beneficiar a população do país de onde se situa. O Oriente Médio apresenta as maiores reservas de petróleo do planeta 64% do total mundial. Arábia Saudita maior reserva e o maior exportador.

Os dólares advindos das exportações de petróleo os chamados “petrodólares” não foram aplicados em tecnologia ou desenvolvimento social, foram investidos em bancos internacionais. Dessa maneira o dinheiro circula e volta para os países desenvolvidos, cabendo a este a responsabilidade dos investimentos. Os benefícios do petróleo não foram usufruídos pela população o que a condenou a marginalidade social.

As sete empresas estatais que controlam cerca de um terço do mercado mundial de petróleo e gás natural são: 1- Aramco Arábia Saudita 2-Gaz prom Rússia 3-CNPC China 4-Nioc Irã 5-PDVSA Venezuela 6-Petrobrás Brasil 7- Petronas Malásia Geografia 3ª série E. Médio/Pitágoras2010 Membros da OPEP: Angola, Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Irã, Indonésia, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar e Venezuela.

O Japão carente em recursos naturais é considerado potência econômica devido aos investimentos em tecnologia de bens de consumo. A maior parte das comodities provém de países subdesenvolvidos. http://images.google.com.br

Tecnologia Bélica Os países que mais produzem armas tem a intenção do negócio e da intimidação para manter ou criar um poder sobre os demais. A Guerra Fria foi marcada sobretudo pela disputa militar entre as superpotência da época e alianças de ajuda mútua em caso de ataque com a OTAN criada em 1959 e o Pacto de Varsóvia criado em 1955. A corrida espacial contribuiu para melhorar as comunicações do planeta e suas pesquisas transformaram em produtos de consumo de massa. O uso de pequena parte desse arsenal resultou na morte de milhares de civis e militares nos conflitos indiretos da Guerra Fria como: Coréia, Vietnã, Afeganistão.... http://images.google.com.br

Tecnologia Bélica na Atualidade Com o fim da Guerra Fria o mundo passou a operar dentro do pensamento único ditado pela globalização e pelo interesse comercial. Um conflito gera negócio, seja pela aquisição de novas armas, seja na reconstrução da região atacada e destruída. Temos também o negócio gerado pelo medo da guerra ou ataque adquirindo equipamentos de proteção. Tabela pag 17

Operação Militar no Afeganistão O governo dos EUA acreditava que Osama Bin Laden e os membros da Al Qaeda estivessem no Afeganistão, sob a proteção do governo Taleban. A URSS invadiu militarmente o Afeganistão em 1979, as milícias contrárias ao socialismo, o Taleban recebeu ajuda dos EUA. Osama Bin Laden foi treinado nos EUA para repassar para as milícias antisoviéticos. A URSS deixou o Afeganistão em 1989,cedendo espaço para as milícias se confrontarem na disputa pelo poder. Assumindo o poder o Taleban. Em 2001 os Eua amparados na força da Otan invadiu o Afeganistão retirando-os do poder.Nem mesmo a alta tecnologia da Otan foi capaz de encontrar Osama Bin Laden. Al Qaeda: organização fundamentalista islâmica internacional que visa reduzir a influencia não islâmica sobre assuntos islâmicos. Taleban: movimento islamita extremista nacionalista de etnia afegã que governou o Afeganistão entre 1996/2000.

Eixo do Mal e a Doutrina Bush A expressão "Eixo do Mal" foi utilizada pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em seu discurso anual no Congresso norte-americano em 2002, para se referir a três países (“Estados vilões”) que constituíam uma grave ameaça ao mundo e à segurança dos Estados Unidos: Coréia do Norte, Irã e Iraque. Estes países, segundo Bush, desenvolviam armas de destruição em massa ou patrocinavam o terrorismo regional e mundial, ou faziam as duas coisas ao mesmo tempo. Mais tarde os Estados Unidos incluíram também Cuba, Líbia e Síria a este seleto grupo de países. A expressão eixo do mal é uma dupla referência histórica: eixo lembra o eixo Berlim-Roma na Segunda Guerra Mundial (nazifascismo) e mal retoma o termo império do mal, forma como o governo Reagan se referia à União Soviética durante a Guerra Fria. Um eixo do mal mantém latente a ameaça exterior e justifica a necessidade de manutenção de um expressivo orçamento, do governo Bush, na defesa.

Um ataque militar contra o Irã pode fazer com que o país acelere seu programa de armas nucleares, segundo um relatório da Oxford Resarch Group, entidade de análises independente, baseada na Grã-Bretanha. Irã insiste que seu programa nuclear é pacífico Eixo do Mal e a Doutrina Bush O Irã produz armas e exporta terror. O Iraque produz e exporta terror, antraz gás de nervos e bomba nuclear. Os argumentos da Doutrina Bush não foram aceitos pelo conselho de segurança da ONU. Apenas o Reino Unido apoiou a invasão no Iraque. Bagdá foi tomada com argumentos que o Iraque mantinha armas de destruição em massa, nada foi encontrado e o efetivo militar estrangeiro se manteve no país. Sadan Hussein foi preso condenado à morte e executado em 30/12/06

O que representa a invasão ao Iraque? http://images.google.com.br

A invasão americano no Iraque apresentou algumas vantagens Econômicas: Petróleo, Estimulo as industrias bélicas, Reconstrução tão lucrativa como a construção e as Empresas privadas de segurança BLACKWATER fundada em 1996 e que passou a atuar no Afeganistão em 2001, invadem as moradias procurando por qualquer indicio de resistência, atirando em qualquer pessoa tida como suspeita inclusive mulheres e crianças. BLACKWATER no Iraque BLACKWATER no Afeganistão http://images.google.com.br

Coréia do Norte O governo de Pyongyang retirou em 2003 o tratado de não proliferação nuclear em represália e deu mostras de que continuará com o seu projeto nuclear. Gerando um boicote econômico ao país. A Coréia do Norte aceitou desmantelar suas instalações nucleares em troca de reabertura comercial em 2008 o acordo perseguiu com um representante estadunidense em Pyonyang. O acordo só não é definitivo porque os EUA na gestão de Bush, se recusou a retirar a Coréia do Norte da lista de “países perigosos” ou Eixo do Mal.

Coreia do Norte http://images.google.com.br

Irã Em 1979 passou por uma revolução que tirou o governo do Xá Reza Pahlev que era pró-ocidental, para o governo teocrático ultraconservador do Aitolá Khomeiné. “ O ocidente representava a podridão do mundo, enquanto, os EUA simbolizavam o mal do planeta.” A Revolução Islâmica, o Irã foi atacado pelo Iraque( 1980 a 1988). A guerra era vista com muita atenção pelo ocidente, qualquer vencedor significa um problema: um ditador controlando o petróleo ou um governo teocrático fundamentalista. As relações diplomáticas entre Irã e EUA foram cortadas em 1979 e assim permanecem. Ao colocar o Irã no “Eixo do mal” os EUA queriam mostrar que o país representa um perigo pelas pesquisas que desenvolvem na área nuclear, por ameaçar Israel com mísseis balísticos e também por apoiar grupos terroristas a exemplo do Hezbolah.

Irã http://images.google.com.br

Israel País militarizado seus habitantes são conscritos em um serviço militar de longa duração. Explicando a crescente importância das forças armadas no país e o desenvolvimento tecnológico da industria bélica globalmente famosa pela produção de munição, armas, tanques e sofisticados sistemas eletrônicos, radares, veículos... O país não assinou o tratado Internacional de não proliferação de armas atômicas. http://images.google.com.br

O que significa a posse de tecnologia ? http://images.google.com.br