ENCONTRO NACIONAL SOBRE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE
Advertisements

TRABALHOS DO COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO DE URUAÇU – GO
IV Congresso CONSAD TRANSIÇÃO DE GOVERNO – Experiência AMENSP
Empreendedorismo: Portugal vs Europa
Órgãos de soberania.
Principais diplomas legais
SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TUTOR E CURSISTA
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
MAPA DE PORTUGAL ESTUDO DO MEIO – À descoberta de si mesmo
Cidadania e Empregabilidade
Bene; Francisca; Miguel; Nazaré Região de Lisboa Diferenças Municipais.
Praias e Maravilhas de Portugal
Funções.
MARCAÇÃO CONSULTAS – CENTRO SAÚDE
Modernização Administrativa e Potenciação da Participação Cívica
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
A divulgação dos resultados/ deliberações
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
Portefólio de Magic Flame Produções Apresenta Oliver Magic.
Centenário da República
Como encontramos a área de um quadrado com dimensões 4cm x 4cm ????
2 Operação estatística obrigatória em todos os Estados- membros da União Europeia É um inquérito que se realiza de 10 em 10 anos através de entrevista.
Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio.
Programa Avançado em Inovação Social PAIS - 28 Outubro 2013 Democracia, Participação e Desenvolvimento Comunitário Auditório CIUL Lisboa Picoas Plaza Associação.
O N OVO M APA J UDICIÁRIO M ARÇO DE 2014 D ISTRITO J UDICIAL DE F ARO R EORGANIZAÇÃO J UDICIÁRIA N ACIONAL CONSELHO GERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS.
LISBOA UM PASSEIO PELA CIDADE.
ANTERIORES PATRONOS DOS JOGOS FLORAIS DA ALMA ALENTEJANA 2001 BENTO DE JESUS CARAÇA (Vila Viçosa, 1901 – 1948) Foi um matemático português, resistente.
Actividade arqueológica Apresentação dos resultados Inquérito nas autarquias.
Projecto EURIDICE Prevenção e Intervenção nas Dependências em Meio Laboral.
INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS EM GESTÃO FLORESTAL JF Kibler - Projeto Floresta Viva - junho de 2008 Organização institucional da ATEF Desafios e sugestões.
Órgãos soberania.
Trabalho Elaborado por: Fátima Marta Mariana
DO CONCELHO DE ODIVELAS
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos
Pegadas... Mostram onde estivemos Indicam direção
O Orçamento Participativo 2007 (OP2007) constitui a Visão do Executivo da Câmara Municipal de Alcochete em garantir os meios e os instrumentos para a.
O Palácio do Visconde de Estoi
MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
A tour of southern Portugal October 11 – 21, 2003.
JORNADAS DE REABILITAÇÃO URBANA – JRU | 2015 PROGRAMAS OPERACIONAIS DE FINANCIAMENTO E INCENTIVOS BARREIRO, 28 DE MAIO DE 2015 INCENTIVOS À REABILITAÇÃO.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Órgãos de Soberania em Portugal
História da Fundação do Colégio Real dos Nobres de Lisboa (1959), O Sentido Científico em Bocage (1965) Relações entre Portugal e a Rússia no Século XVIII.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ O PAPEL DA PROCURADORIA MUNICIPAL NO AUXÍLIO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Theo Botelho Marés de Souza.
Seminário Municípios e o Mar
BEJA Baixo Alentejo Parte III Som »»» Clicar para progressão.
Bene; Francisca; Miguel; Nazaré Região de Lisboa Diferenças Municipais.
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
RECURSOS DISPONÍVEIS DIVISÃO DE INTERVENÇÃO NOS COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS (DICAD) DICAD NA SEDE DA ARSLVT Telefone: ESPAÇOS DE.
Cáritas Portuguesa / 2007 Animação pastoral. Cáritas Portuguesa / 2007 Visitas a Dioceses Foram visitadas as Cáritas Diocesanas Sessão solene de homenagem.
Consulta Pública junto da Sociedade Civil sobre a implementação dos ODS Tânia Gaspar, Animar (em representação da Comissão Organizadora)
Organização conjunta do Departamento de Desporto e do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Resulta de uma parceria estabelecida entre.
Comunicação – IX Encontro Nacional de Arquivos Municipais de Évora “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Évora, 2008.
1. Pela Carta de Lei de 21 de Maio de 1896 verifica-se que o número de concelhos no Continente e Ilhas era de 246 e pelo Decreto de 26 de Julho do mesmo.
A PERSPETIVA DOS CIDADÃOS E A PERSPETIVA DOS AUTARCAS PRIMEIROS RESULTADOS PROJETO CESOP-LOCAL Participação dos cidadãos Lisboa, 31 de março de 2016.
Andamento automático TORRE DE BELÉM - LISBOA PORMENOR DA TORRE DE BELÉM.
Saneamento rural - Estratégias e gestão Fortaleza, Ceará ECOPSIS, Maio 2016 VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL III ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE.
As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são aglomerações urbanas de grande dinamismo e polarizadoras do desenvolvimento regional e nacional.
EM PORTUGAL CONTINENTE, AÇORES E MADEIRA MAPAS DE: DISTRITOS C/ CONCELHOS E REGIÕES DISTRIBUIÇÃO DOS RADIOAMADORES TRABALHO REALIZADO POR CT2HIV – COM.
Clique para avançar Castelos de Portugal Castelo de Guimarães.
CÂMARA MUNICIPAL DE MACAPÁ O PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ.
Rede Regional Aldeias Alentejo Apresentação de Trabalho
Ponto de situação da revisão dos PDM na LVT a 30 de abril de 2016
Região Alentejo Série de Mapas Geo-Territoriais Moduláveis
Escola Secundária Ferreira Dias Geografia: projeto “Nós propomos”
Constituição da Freguesia de Agualva -Cacém
Ingresso no IST 2016/17 Conselho Pedagógico Novembro 2016.
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO NACIONAL SOBRE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO São Brás de Alportel 16 de Março, Cine-Teatro Municipal www.saobrassolidario.com

Experiências de OP em Portugal 9 Municípios e 3 Juntas de Freguesia JF Carnide (Lisboa) JF Agualva (Sintra) CM Tomar CM Alcochete CM Avis CM Palmela CM Alvito CM Sesimbra CM Aljustrel JF Castelo (Sesimbra) CM S. Brás Alportel CM Santiago do Cacém CM Faro CM Aljezur

Orçamentos Participativos, em Portugal, segundo o ano de início 9 1 3 2002 2004 2006 2007

Algumas características das experiências portuguesas Processos essencialmente consultivos Maioria privilegia participação individual das pessoas Reuniões públicas descentralizadas, questionários e seminários Maioria não possui um quadro regulador do processo Maioria encontra-se na dependência directa do Presidente Algumas com recurso a assessoria externa