HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE VERÃO CASTELO DE VIDE UNIVERSIDADE DE VERÃO 2005 O PLANETA EM PERIGO, A HUMANIDADE EM RISCO?
Advertisements

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Responsabilidade Social
EINP – Setor de Tecnologias de Produção mais Limpa
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Meio ambiente e desenvolvimento
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
Reciclagem e reutilização
Sistemas de Gestão Integrada
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Estudo dos impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região.
Ciências do Ambiente Professora: Márcia Ribeiro Aluno: Fernando A
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Ecologística: a logística da ecologia
Resíduos.
Projecto de Aquacultura de Micro-algas
QUÍMICA VERDE.
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
Impactos Ambientais – Edificações - USA
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Importância da Certificação
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
Grupo: Isabella Dantas Júlio César Marcelo Dantas Murilo Melo Nathália David Valmir Souza.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIDAS-RJ UNIDAS-RJ 2008 – – 2012.
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
Planejamento e Responsabilidade Social
Ações Sustentabilidade ASSINTECAL. Apoio: Finep, Sebrae e Apex Objetivo : desenvolvimento de um calçado ecologicamente correto. Premissa : oferecer ao.
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Apresentação da Proposta da Agenda Ambiental da ENSP
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Sistema de Gestão Ambiental
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Proposta de Construção do Sistema de Gestão da Sustentabilidade
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Economia Verde ECONOMIA VERDE 1.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
ISO 26000: Diretrizes sobre de Responsabilidade Social Governança Organizacional, Práticas Leais de Operação e Meio Ambiente.
FAZENDO O BEM NO MUNDO. Fazendo o Bem no Mundo | 2 NOSSA MISSÃO Compreensão mundial Boa vontade Paz.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Resíduos e a produção responsável de biocombustíveis Roundtable on Sustainable Biomaterials Áurea Nardelli 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos Julho/2013.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Transcrição da apresentação:

HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS Karina Pavão Patrício – Profa. Assistente Dra. Depto Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB/UNESP pavao@fmb.unesp.br

CONTEXTO Hospitais são fonte significativa de poluição em todo o mundo = não intencional, agravar tendências que ameaçam a saúde pública. Inglaterra = Serviço Nacional de Saúde calculou sua pegada de carbono = mais de 18 milhões de toneladas de CO2/ano, equivale a 25% do total das emissões do setor público. Hospitais brasileiros utilizam enormes quantidades de energia = mais de 10% do total do consumo energético comercial do país. EUA = setor saúde principal usuário de substâncias químicas, muitas das quais com efeito cancerígeno. construção de hospitais verdes podem custar até 10% mais caro, mas custo operacional, em média, 15% menor.

DEFINIÇÃO Um hospital verde e saudável é aquele que promove a saúde pública reduzindo continuamente seus impactos ambientais e eliminando, em última instância, sua contribuição para a carga de doenças. Um hospital verde e saudável reconhece a relação entre a saúde humana e o meio ambiente e demonstra esse entendimento por meio de sua governança, estratégia e operações. Ele conecta necessidades locais com suas ações ambientais e pratica prevenção primária envolvendo-se ativamente nos esforços da comunidade para promover a saúde ambiental, a equidade em saúde e uma economia verde.

HISTÓRIA A Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis se propõe a oferecer apoio a iniciativas em todo o mundo, visando promover maior sustentabilidade e saúde ambiental no setor saúde e assim fortalecer os sistemas de saúde em nível global. A Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis é um projeto de Saúde Sem Dano (SSD), e foi criada em outubro de 2011

OBJETIVO Promover a saúde pública e ambiental, reduzir pegada ecológica da assistência à saúde. Trata-se de uma iniciativa baseada no comprometimento dos estabelecimentos de saúde com, pelo menos dois, de um conjunto de 10 objetivos inter-relacionados e integrados, abordando as principais áreas de atuação para melhoria do desempenho ambiental e maior sustentabilidade no setor saúde

PACTUAÇÕES 1 – LIDERANÇA Priorizar a Saúde Ambiental 2 - SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS Substituir Substâncias Perigosas por Alternativas mais Seguras 3- RESÍDUOS Reduzir, Tratar e Dispor de Forma Segura os Resíduos de Serviços de Saúde 4- ENERGIA Implementar Eficiência Energética e Geração de Energia Limpa Renovável 5- ÁGUA Reduzir o Consumo de Água e Fornecer Água Potável

PACTUAÇÕES 6- TRANSPORTE Melhorar as Estratégias de Transporte para Pacientes e Funcionários 7-ALIMENTOS Comprar e Oferecer Alimentos Saudáveis e Cultivados de Forma Sustentável 8- PRODUTOS FARMACÊUTICOS Prescrição Apropriada, Administração Segura e Destinação Correta 9 - EDIFÍCIOS Apoiar Projetos e Construções de Hospitais Verdes e Saudáveis 10-COMPRAS Comprar Produtos e Materiais mais Seguros e Sustentáveis

Hospitais e trabalhadores do setor saúde podem liderar a promoção da saúde ambiental ao tornarem-se modelos de práticas sus­tentáveis, em termos ambientais e econômicos, para toda a sociedade e a comunidade global.

OBRIGADA pavao@fmb.unesp.br