ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
Catequese e Iniciação Cristã
Escola Vivencial do GED Niteroi
IGREJA E ESPIRITUALIDADE
“PASSO A PASSO” O caminho dos jovens Josefino-Marelliano no terceiro milênio II Congresso de Pastoral Juvenil Josefino-Marelliana Asti, 8-15 de Agosto.
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
“Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.” (Lucas 7:47).
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
Do Encontro com CRISTO ao
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
TEMPO DECISIVO CARISMA REALIZA RAZÃO DO MCC
Desafios e perspectivas
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
Formação de Mensageiro(a)
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Rainha dos Apóstolos.
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Igreja: comunidade de comunidades
Fraternidade Missionária Verbum Dei
PJ – Ns. Sra. Do ROsário de Fátima
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Escola Vivencial do GED
ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2013 Introdução Tema e Lema
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Diocese de São João da Boa Vista
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
"A ALEGRIA DO EVANGELHO ENCHE O CORAÇÃO E A VIDA INTEIRA DAQUELES QUE SE ENCONTRAM COM JESUS. “ EG Nr 1 1.
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Terceira Parte.
"...Ide, anunciai e fazei discípulos” Conversão Missionária
COM JESUS CRISTO, A ALEGRIA RENASCE SEM CESSAR : POR ONDE PASSARAM OS DISCÍPULOS, ”houve grande alegria”(8,8)
III Capacitação Arquidiocesana para Catequistas Iniciação à vida cristã: catequistas a serviço da Cultura do Encontro “A iniciação cristã é um desafio.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
Um carisma que chega ao Jubileu, merece que o vivamos como um novo Pentecostes! MCC DO BRASIL – AR 2013.
Assembleia Diocesana do GED Niterói
Um novo olhar para uma nova prática
ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE NITERÓI  Assembleias são exigência estatutária  Oportunidade de troca de ideias  Revisão da caminhada  Instância.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Ide e Evangelizai.
PJ – Ns. Sra. Do ROsário de Fátima
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
ASSEMBLEIA REGIONAL 2012 MCC DO BRASIL
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
Espiritualidade Missionária
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015
FAZENDO MEMÓRIA Luzes do Jubileu de Ouro:  Tema: “Do Jubileu para um novo Pentecostes” ssembleias Regionais e Diocesanas: A ssembleias Regionais e Diocesanas:
COMPROMISSOS ASSUMIDOS NA AR 2015 NOSSO AGIR COMPROMISSOS ASSUMIDOS NA AR 2015 NOSSO AGIR 33º ASSEMBLEIA DO MCC REGIONAL NORDESTE 2 Campina Grande - Paraíba.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Transcrição da apresentação:

ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ Pe. Francisco Luiz Bianchin 41ª Assembleia Nacional do MCC

Não podemos esquecer a CAMINHADA JUBILAR São 50 anos de estrada... Jubileu tem um significado bíblico: encontro, reavaliação, descanso para a terra, libertação dos escravos... O MCC não teria feito “escravos” durante essas cinco décadas?

Jubileu não é ponto de chegada É PONTO DE PARTIDA! Supõe ao mesmo tempo: a alegria de ter chegado àquele momento... uma volta às origens... um retorno aos ambientes...

E AGORA? Voltar às origens é ... ouvir de novo o mesmo brado lançado aos jovens peregrinos da ilha de Maiorca que retornavam de Santiago de Compostela: Ultreya! Avante! Peregrinar com fé é abrir caminhos! E AGORA?

Como vamos fazer o PRÉ-CURSILHO... E AGORA... Como vamos fazer o PRÉ-CURSILHO... que nem sempre merece o devido cuidado, nem sempre tem em vista os ambientes a evangelizar, os líderes daqueles ambientes?

E AGORA... como vamos fazer o CUR que depende, claro , da Graça, mas está nas mãos dos responsáveis que devem anunciar Jesus Cristo de forma querigmática e vivencial?

E agora... Como vamos fazer o PÓS que é de fundamental importância para que o carisma do MCC seja respeitado e envolve a criação de pequenos grupos (NCA, PCF) e a organização da Escola Vivencial?

É preciso DAR UM PASSO À FRENTE! As dimensões fundamentais da vida cristã são essenciais para o DESEMPENHO DA NOSSA MISSÃO. Dimensões em quatro grandes linhas: - formação - espiritualidade - missionaridade - organização

Dalai Lama: “A melhor religião é a que nos faz melhores.” Dimensão da Formação A dimensão da formação supõe o ser humano todo. Formação: integral: humana, teológica, espiritual. Abraçar o cristianismo, como faz o Papa, não nos deixa desumanos, mas nos deixa com os pés no chão e os olhos no céu. O cristianismo é um processo de humanização (os santos nos dão a prova). Dalai Lama: “A melhor religião é a que nos faz melhores.”

Dimensão da Formação O que nos faz melhor? Ser melhor é ser mais afável, mais carinhoso, mais humano, mais gentil. O MCC deve ser um processo: Devemos sair do CUR mais humanos, saber usar melhor a nossa inteligência, saber discernir, ter fé. Fé não é ignorância. É LUCIDEZ.

DAR CRITÉRIOS CRISTÃOS. O CUR não é para domesticar... Cursilho é para DAR CRITÉRIOS CRISTÃOS. Mais homem, mais mulher é aquele que USA O CORAÇÃO!

Na pastoral de conversão distinguem-se quatro etapas: Tempo da amizade – Jesus fez isso, rodeou-se de amigos (é o nosso trabalho de Pré) Tempo de anúncio – Jesus anunciou a Boa Nova (é o nosso CUR) Tempo de preparação – Jesus preparou seus discípulos para a missão (é o mosso Pós) Tempo da mistagogia (mistério, celebração) – Jesus deixou-nos sua Igreja (é a ação dos que saem do CUR nas suas comunidades, nos seus ambientes)

Dimensão Espiritual A dimensão espiritual é INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA. O ser humano é um ser individual que vive em comunidade. Cada um de nós recebe a GRAÇA, se converte, crê, reza – mas é como comunidade que trabalhamos e agimos.

Dimensão Missionária A Dimensão Missionária é inerente à Igreja. Paulo VI: “a Igreja é evangelizadora à medida que se evangeliza”. MCC é um movimento missionário pela própria natureza, porque nasceu num contexto em que a busca dos batizados afastados era a grande motivação. Somos missionários em nossas FAMÍLIAS e em todos os demais AMBIENTES em que vivemos.

Dimensão Organização A Dimensão Organização nos ajuda a realizar nossa missão. No MCC temos uma estrutura organizacional perfeita. Se seus integrantes lhe permitem funcionar como pode e deve, é a organização ideal para que o MCC atinja sua finalidade.

AGIR – Dinâmica de Grupo Após a análise da realidade que vimos no VER e a apresentação das Dimensões da Vida Cristã, que compromissos assumiremos com relação ao Pré, CUR e Pós?