GUIA BÁSICA PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA O Espírito e a Interpretação Bíblica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os dons desapareceram ou ainda continuam
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
As Epístolas aos Coríntios
A PALAVRA DE DEUS NA BÍBLIA e a Animação Bíblica da Pastoral - -
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2 Tm 3:16).  
A partir de agora, vamos conhecer um pouco mais do amor de Deus estudando as profecias dos livros de Daniel e Apocalipse. Embora escritos em épocas.
3ª Aula INTERESSADOS Interessados - Quem São Eles - Como Conseguir.
Estabelecendo sua filosofia de ensino
3) ATOS DOS APÓSTOLOS.
SERMÃO EXPOSITIVO.
2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
A Revelação e sua transmisão
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
07: Introdução ao Credo Apostólico
09: O Credo Apostólico e a criação
MOVIMENTO PENTECOSTAL
Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
SENIB DOUTRINAS 1.
CREMOS EM DEUS?.
A NATUREZA DA BÍBLIA.
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
Professor Uelinton Jorge Dias
A HERMENÊUTICA E O SERMÃO
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
OS DONS ESPIRITUAIS.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Leis no tempo de Cristo. Leis no tempo de Cristo.
Êxodo 20:8-11.
Existe erro na Bíblia ?.
Convencer Ensinar Guiar Interceder. Convencer Ensinar Guiar Interceder.
Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?
Dons Espirituais: Chaves Para o Ministerio
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
Restaurados por Cristo - Nicodemos
SENIB DOUTRINAS 1.
Um Breve Estudo No Livro de Atos dos Apóstolos
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
Este é um texto teste para este slide.
Como interpretar a Bíblia?
Em busca da mente de Cristo
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
PREGUES A PALAVRA - 1 Que é Homilética?
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Interpretando as Escrituras Sagradas
O livro mais importante do mundo
O poder da Evangelização
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
AS ESCRITURAS.
LIÇÃO 3 - DONS DE REVELAÇÃO
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
2 DE ABRIL DE 2016 O evangelho do Filho do Homem... pareceu-me também a mim conveniente descrevê- los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

GUIA BÁSICA PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA O Espírito e a Interpretação Bíblica

O PAPEL DO ESPÍRITO zA Bíblia é o produto da inspiração (2Ti. 3.16) e revela assuntos sobre a fé e prática. zDuas palavras-chave: yA “infalibilidade” yA “inerrância” zSão julgamentos de “proposições”, i.é, ferramentas para avaliar declarações de significado

zA “infalibilidade” yA confiabilidade doutrinal da Bíblia yTudo quanto os autores desejavam transmitir com respeito a assuntos de fé é verdade. zA “inerrância” yA confiabilidade efetiva yTudo que os autores queriam transmitir com respeito aos fatos é verdade

O FATOR DETERMINATAIVO: z“Porem, o fator determinativo a qualquer tempo envolve aquilo que o autor, conduzido pelo Espírito, desejou transmitir pelo seu texto.” (p. 68) zPorque as declarações dos autores são verdadeiras, a igreja nunca será conduzida ao erro.

EXEMPLOS: zIs : yDeus “recolherá os dispersos de Judá desde os quatro cantos da terra.” zAtos 2.5: yE em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

A INSPIRAÇÃO: zCompreende o Espírito guiando os autores na escrita e na comunicação zInclui as palavras (Mt. 5.18) zNem sempre há uma resposta precisa sobre a questão do processo. z As diferenças de estilo e as ênfases teológicas indicam que o Espírito usou as capacidades individuais dos autores.

O PAPEL DO ESPÍRITO NA FORMAÇÃO DA BÍBLIA cânon zA questão do cânon: os livros que são aceitos como “padrão” para a igreja zOs fatores: yAutoria apostólica yA antigüidade yUnidade doutrinária yA direção pelo Espírito Santo

A “SUPERVISÃO” DIVINA: Eventos revelatórios e mensagem A compreensão dos eventos e da mensagem pelo autor A coleção dos escritos inspirados (cânon) O registro dos eventos e da mensagem pelo autor

O PAPEL DO ESPÍRITO NA INTERPRETAÇÃO zComo é que o Espírito “guia” o leitor? zIluminação: yO Espírito ajuda o leitor a entender o padrão de significado zConvicção: yO Espírito convence o leitor sobre a verdade desse ensino.

APOIO BÍBLICO z2Coríntios 2.14: yOra, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e nao pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

O MÉTODO: zO significado da palavra “loucura”  1Co. 3.19: “ Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus” y1Co. 1.20: “Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?” zO mundo não-cristão pode compreender as Escrituras mas, considera-as “loucura.” zHá entendimento mas rejeita o seu valor.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: zExiste a habilidade universal de compreender o significado da Bíblia. zCristãos podem estudar trabalhos de não- cristãos com proveito. zA capacidade racional do intérprete permanece apesar do pecado. zO pecado pode atrapalhar a aceitação da mensagem mas não impede o entendimento. zA regeneração não aperfeiçoa a nossa habilidade intelectual.