Aluno: Sérgio Luiz Manenti

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conformabilidade das Chapas
Advertisements

Conformabilidade das Chapas
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Análise Quase Estática
Aula 10 – Cisalhamento Puro
Falha de Painéis Reforçados
C ORRELAÇÃO DO MODELAMENTO NUMÉRICO COM IMAGEM DIGITAL NA MEDIÇÃO DAS DEFORMAÇÕES EM CHAPAS METÁLICAS REVESTIDAS E SUBMETIDAS À GRANDES DEFORMAÇÕES POR.
Uma abordagem experimental para determinação da força de prensa-chapas para o DP600 com diferentes taxas de deformação no flange durante a estampagem Este.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Avaliação da Curva Limite de Conformação Usando o Teste de Marciniak Comparado com Teste de Nakazima para Avaliação de.
Comportamento mecânico dos materiais Professor: Waldek Bose Filho AULA EXERCICIOS PROPAGAÇÃO TRINCA POR FADIGA E AMPLITUDE VARIAVEL.
Comportamento mecânico dos materiais
Ensaios de estampabilidade
Curvas Limite de Conformação CLC
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
LOM3081 – Introdução à Mecânica dos Sólidos Prof. Dr. João Paulo Pascon DEMAR / EEL / USP.
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Escoamentos Internos CLASSIFICAÇÃO DOS ESCOAMENTOS.
UNIDADE III PILARES.
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
Sistemas CAx e Programação CNC Lista de Exercicios – 1º Bimestre Março/2015.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
LOM Mecânica dos Materiais
Por Coni, Gipiela, D’Oliveira e Marcondes
NOME COMPLETO DO ALUNO ENVOLVIDO E ORIENTADOR ( do aluno).
Torneamento CONCEITO O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Apresentado por: Patricia Diniz
Apresentado por: Patricia Diniz
INFLUÊNCIA DO DESIGN DO PUNÇÃO NA ESTAMPABILIDADE
Sistemas de Almas Curvas
E S T Á G I O Fase A1 Fase A2 Fase A3 Fase A4 Fase A5 E1 Fase A6 E2
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
Avaliação experimental e numérica de deformação verdadeira em chapas para diferentes desenhos de ferramentas. Ravilson Antonio Chemin Filho & Heber Castro.
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
Tenacidade a Fratura (Kic)
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
The coining force influence on springback in TRIP800 steel V and L‑bending processes Autores: Paulo Victor Prestes Marcondes · Ricardo Adriano dos Santos.
Prof. Mauricio V. Donadon
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Conformação Mecânica.
Elementos de máquinas II
Ciências da Natureza e suas
PARAFUSOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá
por CASTRO SILVA, LAJARIN e MARCONDES
Exercícios Cap. 7.
Lenine M. Aguiar, Paulo P. Batista, Barclay R. Clemesha
A perfuração de chapas grossas.
DILATAÇÃO TÉRMICA AULA Nº 2 – 1º/2017
Experimental and numerical true strain assessment on sheet
Teste aula 01 Questão 01) Qual o efeito da temperatura nas operações de conformação mecânica? Questão 02) A que se deve o surgimento de tensões residuais.
Sérgio Luiz Manenti Uma metodologia proposta para os critérios de falha baseados em deformação Professor: Paulo Victor Prestes Marcondes.
Aluno: Sérgio Luiz Manenti
Sérgio Luiz Manenti Influência de parâmetros computacionais e comportamento de descarga não-linear em simulação de retorno elástico “SPRINGBACK” Professor:
Avaliação numérica e experimental de tensão verdadeira na conformação de chapas usando malha livre versus malha mapeada Adriano Martins de Oliveira.
Sérgio Luiz Manenti AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL E NUMÉRICA NO COMPORTAMENTO A FRATURA DE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA Professor: Paulo Victor Prestes Marcondes.
Transferência de Calor
Propriedades Mecânicas
 USE OS QUADRADOS AMARELOS COMO GUIAS PARA O ESPAÇAMENTO DAS MARGENS E DOS TEXTOS ENTRE COLUNAS. DEPOIS APAGUE-OS ANTES DE ENTREGAR O ARQUIVO VALIDAÇÃO.
Capítulo 1: Tensão.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Prof. Paulo Marcondes, PhD. DEMEC / UFPR
Primeira lista de exercícios Mecânica dos Fluidos TM-240 (turma B) Prof. Marcos C. Campos.
Conformação Mecânica.
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
 USE OS QUADRADOS AMARELOS COMO GUIAS PARA O ESPAÇAMENTO DAS MARGENS E DOS TEXTOS ENTRE COLUNAS. DEPOIS APAGUE-OS ANTES DE ENTREGAR O ARQUIVO VALIDAÇÃO.
1. TEXTURA E ANISOTROPIA Prof. Me. Lucas Zavistanovicz. Passo Fundo, CONFORMAÇÃO PLÁSTICA 2.
COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS Unilavras /1 Engenharias de Materiais I.
Transcrição da apresentação:

Aluno: Sérgio Luiz Manenti Professor: Paulo Victor Prestes Marcondes

Introdução Durante a conformação o furo do blank se expande e falha nas arestas de corte. Esta quantidade é calculada como a expansão porcentual do furo inicial. A expansão porcentual do furo é uma propriedade mecânica útil na conformação de chapas para indústria automotiva. De acordo com a literatura “furos” em aços avançados de alta resistência laminados a quente (AHSS) centralizam altas tensões circunferenciais. Entretanto a capacidade de expansão do furo não depende apenas da ductilidade do material. A superfície da borda do furo pode criar condições favoráveis ​​para a nucleação e crescimento de rachaduras radiais se a qualidade do corte “furo” não for adequada. As maiores tensões desenvolvidas durante o processo de expansão estão concentrados na periferia do furo, tensionado aumenta o diâmetro do furo e reduz a espessura.

Material Espessura de 1,7 mm “Tensão-deformação, determinados nos testes de tração, propriedades do material pelo coeficiente de encruamento (Power Law) Abaqus / Explicit

Método Experimental Prensa hidráulica de 100 ton Ferramenta Nakazima (reduzida) A grade circular de 5 mm de diâmetro foi gravada eletroquimicamente. Óleo mineral para lubrificação. 200 kN de prensa chapas. O teste foi conduzido até o “necking” fratura. Analise das elipses foi digital.

Método Numérico A amostra para expansão do furo é mostrada na Figura (a). Todas as condições e parâmetros do processo presentes nos testes experimentais foram aplicados no modelo numérico. sem atrito. (óleo mineral) Para a geometria 1/4, aplicou-se uma força de prensa-chaps de 50 kN. O limite a tensão foi prevista pelo critério de gradiente de espessura (TGC).

Critério de gradiente de espessura (TGC) Para prever as tensões do limite de conformação da simulação, este trabalho considerou o critério de gradiente de espessura (TGC). Um “necking” localizado é reconhecido pela presença de um gradiente de espessura local crítico na chapa durante a conformação. No início de um “necking” local visível, ocorre a existência do gradiente de espessura local crítico “R critical”. Durante a deformação, um gradiente de espessura, "gradiente R thickness" desenvolvido na chapa é expressa na Eq. 1. O “R critical” é estimado experimentalmente como 0.92. Se o gradiente “R thickness” for inferior a 0,92, o componente é considerado como necked. 11. S. Kumar, P. P. Date, K. Narasimhan, Journal of Materials Processing Technology 45, 583-588 (1994). 12. V. Nandedkar, “Formability studies on a deep drawing quality steel”, PhD. Thesis, IIT-Bombay, 2000.

RESULTADOS A curva de limite conformação experimental para CPW800. Os caminhos de deformação previstos de 11 elementos da circunferência (CLC). (321) em direção ao exterior (311) ao longo da trinca. (321) Na circunferência interna tem deformação quase uniaxial e com movimento ao longo da fissura em direção à circunferência externa, o caminho de deformação muda para a tensão próximo do plano.

RESULTADOS A tensão limite também mostra que o estreitamento ocorre entre a tensão uniforme e plana. Falha no modo de deformação uniaxial devido à tensão circunferencial predominante.

RESULTADOS Observa-se que a espessura na ponta da trinca é maior do que os próximos elementos vizinhos adjacentes e ainda fica mais espessa em direção à circunferência externa como também encontrada em experimentos. Esta pode ser a razão pela qual o critério utilizado para prever a tensão limite não está acionada. Na expansão do furo observou-se que a espessura é maior na direção uniaxial do que na deformação plana. Supõe-se que a espessura mínima esteja próxima da tensão plana.

CONCLUSÃO A deformação e conformação do aço CPW800 da chapa multifásica foi estudada através de um processo de expansão do furo. A simulação numérica para a expansão do orifício foi realizada. A tensão limite foi prevista aplicando um critério de gradiente de espessura. Esta tensão limite foi comparada com o limite de conformação convencional considerando o diagrama do material. Observou-se que as “fendas” limite previstas pela (TGC) sobre (FLD) fica perto da tensão plana, este critério depende da espessura do material. A espessura não foi encontrada na localização da trinca, portanto, a discrepância pode ter ocorrido. Observou-se também que o elemento na circunferência interna tem tensão uniaxial enquanto a deformação plana são encontrado no exterior da circunferência ao longo da “fenda”.trinca. Supõe-se que o ponto de espessura mínima esteja próximo da deformação plana.