História da Mamografia no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É IMPRESCINDÍVEL SABER?
Advertisements

EZIO NOVAIS DIAS Por que o câncer de mama tornou-se um problema tão sério de saúde pública?
P2PSA Câncer de próstata. 27 milhões DE NOVOS CASOS AUMENTOU 20% Dados OMS para todo o mundo SOBRE O CÂNCER NO MUNDO P2PSA ESTIMATIVA PARA 2016 EXPECTATIVA.
Campanha de prevenção do câncer bucal: estratégia para cobertura em idosos em Marília - SP Autores: Bulgarelli, Jaqueline Vilela; Diniz, Olívia Cristina.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
DR VERLINGETON CRUZ BELEZA FORMACAO MEDICINA - PELA FAC DO AMAZONAS; MATEMATICA – PELA FAC FED DO AMAZONAS; ONCOLOGIA - PELA FAC DE CURITIBA; PHTLS –
Outubro Rosa.
Orientadora: Fabiana Vargas Ferreira
DINÂMICA DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do SUS – UNA SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família - EaD Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de.
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
05/12/2017.
PANCITOPÉNIA COMO MANIFESTAÇÃO INICIAL DE NEOPLASIA DA MAMA Nadine Monteiro, Daniel Romeira, Eduarda Comenda, Ana Sofia Santos, Filipa Moleiro, Helena.
Ana Beatriz; Dulcenéa; Felipe R.; Nathália M.; Rodrigo C.; Sabrina
História Natural da Doença
Juliana Bento da Cunha Orientadora: Angela Wilma Rocha
MELHORIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BOM PROGRESSO, NO MUNICÍPIO DE BOM PROGRESSO-RS Liége Caroline Immich.
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
FRANCISCO ROBSON DA COSTA ORIENTADORA: ELISIANE BISOGNIN
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
A incidência de neoplasias de novo em 1816 transplantados renais e o potencial papel do sirolimus na redução da mortalidade F. Branco, V. Cavadas, M.
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
3° Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
Distrito 4730 ROTARY Para Prevenir Para ajudar Para salvar!
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
FATORES PROGNÓSTICOS E PREDITIVOS DO CÂNCER DE MAMA:
CÂNCER DE MAMA Luciano costa.
CÂNCER DE MAMA ALUNA: JOANA FALCÃO PROFESSORA: ROBERTA WALESKA.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
- Belo Horizonte, abril de 2012
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Mulheres Contra o Câncer do Colo Uterino.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - I PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
VACINAÇÃO CONTRA HPV População elegível para receber gratuitamente a vacinação contra HPV1,2 * Até 2020, a faixa etária masculina será ampliada gradativamente.
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Aplicada à Biomedicina
Neoplasia.
História Natural da Doença
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Disciplina de Bioestatística
CÂNCER DE MAMA.
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Vanessa Carla de Moraes Gonçalves Cirino
Câncer de mama – estratégias de prevenção e diagnóstico.
Epidemiologia do Câncer e Noções de Oncogenética Professora Renata Mendes de Freitas, Ms., PhD. Bolsista PNPD/ CAPES.
Programas de Controle do Câncer do Colo do Útero e Mama Histórico.
Transcrição da apresentação:

História da Mamografia no Brasil

No Brasil, o câncer de mama continua sendo a primeira causa de mortalidade por câncer entre as mulheres. O instituto nacional do câncer (Inca) estimou que em 2006 a incidência do câncer de mama foi de 48.930 casos novos e o numero total de óbitos por câncer de mama foi de 9.335 casos. A prevenção de câncer de mama pode ser primaria ou secundaria. A primaria pode modifica ou eliminar fatores de risco e a secundaria em quadra o diagnostico e tratamento dos cânceres precoce.

A detecção mais precoce permitiu uma maior difusão do uso da terapia conservadora com a exceção de lesão primaria e radiação, para reduzir a probabilidade de recorrência na mama. A medida que as técnicas são refinadas, tornou-se possível eliminar o tumor dentro da mama com pouco dano físico aos tecidos normais. A história natural do câncer de mama pode ser interrompido se o processo for detectado precocemente, que, para muitas mulheres, pode significa a cura ou uma maior sobrevida.

A estratégia para detecção do câncer de mama esta apoiada num tripé, que inclui: auto exames das mamas, exame clinico em mamografia. Foi demonstrada a eficiência do rastreamento em mulheres assintomáticas, particularmente com a utilização da mamografia. A principal finalidade da radiologia mamaria é a procura de neoplasias malignas incipientes desse órgão , principalmente os sinais pré-clinicos do câncer.

A mamografia no Brasil A historia da mamografia no Brasil esta intimamente associada ao instituto brasileiro de controle do câncer (IBCC), Hospital antológico localizado na zona leste de são Paulo (SP), e ao seus fundadores, Prof. Dr. João Sampaio Góes Jr. E o Prof. Dr. João Carlos Sampaio Góes. Foram eles que, em 1971 trouxeram o primeiro mamógrafo para o Brasil, equipamento que protagonizou uma das maiores conquistas da mastologia do pais. A primeira vitoria esta ganha. O pais poderia começa a fala em diagnostico precoce do câncer de mama. Mas como operar o novo equipamento? Quem estava apto para isso? No Brasil, ninguem.

Então o estudante de medicina João Carlos Sampaio Góes arrumou as malas e foi para frança .estudou durante três meses com o próprio chalés Groes e retornou com uma profissão: ele foi o primeiro técnico em mamografia do Brasil. Ao chegar, transmitiu os seus conhecimentos a técnica em raio x Norma Pandolfi. Juntos, eles dissemiram a mamografia no brasil.