prof. Msc. Diovani Milhorim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologia token ring Diovani dos Santos Milhorim
Advertisements

 Data: meados de  Desenvolvedor: IBM.  Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit.  Token: Bloco de dados composto por 3 bytes.  Topologia Física:
Redes de Computadores Cabamento e Topologia Profa. Ana Cristina Benso da Silva FACIN/PUCRS.
Dispositivos de conexão Secção Objectivos Descrever as funções básicas de um modem Identificar os tipos e normas dos modems Descrever a função dos.
1 IER Protocolo PPP. 2 Camada de Enlace: PPP Protocolo de enlace ponto-a-ponto da Internet Características Auto-configuração automática: inicia e termina.
Professor: Kleber Trevisani Alunos: Paulo Roberto Guelfi, Gisele de Oliveira e Marcela. História da Ciência e Tecnologia.
David de moraes junior Márcia batista souza. ARQUITETURAS PROPRIETÁRIAS Apenas um fabricante lança produtos compatíveis com a sua própria arquitetura.
Camada de Enlace de Dados Subcamada de Acesso ao Meio.
Redes de Computadores 5º Semestre Aula 13 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Camada de Transporte UDP – User Datagram Protocol.
Camada Física Meios de Transmissão. Sumário Meio Magnético Par Trançado Cabo Coaxial Fibra Óptica.
Administração e serviços de redes
“Modelo de Camadas OSI e TCP/IP ” Nataniel Vieira
CNAP - Cisco Network Academy Program CCNA - Módulo I
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ETHERNET Quadro Desempenho do canal
Interconexão
Tipos de serviços e direção da comunicação
Camada de Enlace de Dados
Aula 05 Pilha TCP/IP.
Técnicas de detecção e correcção de erros em transmissões digitais
Redes de computadores I
Redes: Camada de Enlace, protocolos pt. II Prof. Rafael Vieira
Exercícios de Roteamento IP
Camada de Enlace de dados Controle de Fluxo
Endereçamento IP.
DISCIPLINA: Administração e Gerência de Redes de Computadores
Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
REDES DE COMPUTADORES Flávio Euripedes de Oliveira
Questão 1 Quais são as características do protocolo TCP?
Arquitetura de Redes.
Representação dos dados
Redes de comunicação Aula 07 - organização e arquitetura de redes
ARQUITETURA DE REDES DE COMPUTADORES
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Padrão ethernet (802.3) aula 12
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 4: Acesso à Rede.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 5: Ethernet. © 2013 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas.
Curso de tecnologia da informação
TCP/IP Ethernet / ARP / RARP / IP
O HUB é o centro da topologia em estrela
SEMANA 5 – A SUB CAMADA CAMADA DE CONTROLE DE ACESSO AO MEIO
AULA 2 – PARTE 3 - CAMADA FÍSICA ( )
Organização básica de arquivos
Curso Técnico em Informática
Protocolos e comunicações de rede
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
aula 05 Métodos de controle de acesso
Prof. Msc. Diovani Milhorim
PRÁTICA Múltiplas rotas até o mesmo destino com custos definidos em função da velocidade.
Redes - Cabeamento Marcelo Laffranchi.
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
COMUNICAÇÃO Parte 1.
Redes de computadores I
Modbus Bernardo da cunha borges Guilherme Garcia gimenez
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
REdes de comunicação Aula 02 - Topologias de Rede
Protocolos de comunicação - CanOpen
Tecnólogo em Redes de Computadores Laboratório de Redes Locais
Trabalho de Redes Industriais
Lógica e Princípio de Sistemas Digitais
Redes de Computadores REDES DE COMPUTADORES Aula 6 - Visão Geral das Tecnologias da Camada de Enlace Aula 6 - Redes de Computadores.
Aluísio Pires Leonan Cordeiro Pedro Morais Vitor Chaia
Redes de Computadores Camada de Enlace
Questionário Cada questão valerá 0,1 décimo a mais na nota de umas das provas anteriores; Ordem de respostas: lista de chamada. Caso o aluno chamado não.
Redes de Computadores Camada Física
Protocolos de Comunicação
Transcrição da apresentação:

prof. Msc. Diovani Milhorim Redes token-ring 802.5 Aula 13 prof. Msc. Diovani Milhorim

Redes token-ring Desenvolvida pela IBM em meados dos anos 1980, o Token Ring é um protocolo de redes que utiliza uma topologia lógica de anel e funciona na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicação.

Redes token-ring Padrão IEEE 802.5 (1985) Determinística. Método de acesso conhecido como token passing Velocidade inicial 4Mbps posteriormente aumentada para 16Mbps (1989).

Redes token-ring Tecnologia de camada física e enlace

Redes token-ring Cabeamento Os cabos utilizados nas redes Token Ring são de par trançado com blindagem de 150 ohms. Esse tipo de cabo é denominado pela IBM de tipo 1, atingindo taxas de transferências de até 100 Mbps. O cabo Tipo 1A consegue operar com taxas próximas de 300 Mbps. Conectores proprietários "IBM data connector" "IBM data connector"

Redes token-ring Cabeamento Posteriormente a IBM adicionou a possibilidade de utilizar cabos de par trançado sem blindagem com conectores RJ-45 para ligar as estações ao MAU, mas ao utilizá-los o comprimento máximo dos cabos e o número máximo de estações eram reduzidos.

Redes token-ring Cabeamento Topologia lógica anel Topologia física em estrela com uso de MSAU(multstation acess unit) que simula o anel. MAUs tinham tipicamente 10 portas, sendo 8 para as estações e duas para a ligação com outros MAUs:

Redes token-ring Cabeamento os cabos utilizavam o conector IBM do lado do MAU (hub) e utilizavam um conector DB9 (o mesmo utilizado nas portas seriais) do lado da estação. Apenas os cabos destinados a interligarem os MAUs utilizavam o conector IBM dos dois lados do cabo:

Redes token-ring Topologia lógica : ANEL Os MSAU simulam internamente um anel evitando colisões pelo uso do token e enviando o sinal de estação a estação.

Redes token-ring Características: Codificação Manchester diferencial Banda base Dois tipos de trama ( token e trama propriamente dita) Método de acesso a Mídia (MAC) utiliza token passing:

Redes token-ring Características: Codificação Manchester diferencial 0: transição no início do bit 1: Sem transição no início do bit

Redes token-ring Características: token passing: O token é um conjunto de bits únicos Somente a estação com o token envia mensagens. Existe um tempo de posse do token O token percorre o anel em sentido único. A estação receptora lê a mensagem e retransmite ao anel. A estação transmissora recebe a retransmissão e passa o token. A adição ou exclusão de uma estação não interrompe o anel.

Redes token-ring Características: Quadro:

Redes token-ring PA-Campo de Prefácio - I SD-Campo de controle de acesso ao meio FC-Campo de Controle do Frame DA-Campo do Endereço de Destino SA-Campo do Endereço de Origem INFO-Campo de Informação FCS-Campo de Checagem da Seqüência do Frame ED-Campo Delimitador de Fim–TT FS-Campo de Status do Frame

Redes token-ring FS pode possuir os seguintes códigos: A - Address Acknowledge - Endereço Reconhecido - indica que o quadro chegou C - Copy - Cópia - indica que o quadro foi copiado pela estação de destino. E - Error - Erro - indica que quadro é defeituoso.

Redes token-ring O byte “Access Control” (SD) tem o formato PPPTMRRR, com os seguintes significados: PPP Bits de prioridade (afeta o tempo máximo que cada nó pode reter o token) T Tipo de Trama (1: Trama de token 0:Trama normal de dados) M Usado para operações de manutenção RRR Usado para pedir que o próximo token seja definido com a prioridade RRR

Redes token-ring Existe uma estação monitora da rede Cuida da temporização Limpeza do anel. Recuperação do token

DESAFIO !!!!! Na rede token-ring, sua arquitetura encontra-se suportada por uma topologia lógica e uma topologia física, sendo esta última (física) do tipo: a) anel. b) barramento. c) token. d) estrela. e) ethernet.

DESAFIO !!!!! Considere as afirmativas abaixo; Redes 802.5 (token-ring) são confiáveis pois possuem confirmação de recebimento de quadros pelos destinatário Redes Token-ring utilizam o método token-passing para gerenciar o acesso ao meio físico e são portanto probabilísticas. Podemos afirmar que: A afirmação I é correta e a afirmação II é incorreta. A afirmação I é incorreta e a afirmação II é correta. Ambas são corretas Ambas são incorretas

DESAFIO !!!!! Redes do tipo token-ring com velocidade de throuput de 16 Mbps possuem capacidade de transmissão maior do que redes ethernet do tipo 10base2 e são mais eficientes pois não permitem transmissões simultâneas de dois nós. Redes do tipo Token-ring transmitem com velocidade de 16 Mpbs e possuem maior capacidade que redes ethernet do tipo 100baseTx. Podemos afirmar que: A afirmação I é correta e a afirmação II é incorreta. A afirmação I é incorreta e a afirmação II é correta. Ambas são corretas Ambas são incorretas