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COMUNICAÇÃO Parte 1
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COMUNICAÇÃO: OBJETIVOS DA AULA
Discutir sobre o papel da comunicação nas empresas Repensar sobre a importância e influência da comunicação sobre o desempenho organizacional; Compreender o processo, os tipos e formas; Identificar os fatores que influenciam na comunicação; Refletir sobre a importância de uma comunicação eficaz
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COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS
A comunicação é fundamental na organização Nenhum indivíduo pode gerar sozinho todas as informações necessárias para a tomada de uma decisão. O objetivo básico da comunicação é influenciar: o ouvinte/receptor, o “outro”, o ambiente, até a si próprio Só há comunicação se houver a compreensão da mensagem
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“Se não sabe escutar, não sabe falar” (Heráclito)
COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS “Se não sabe escutar, não sabe falar” (Heráclito) Todo administrador é um comunicador e tudo o que ele faz, comunica algo. Portanto, grande parte da qualidade do trabalho do administrador depende da sua habilidade de comunicação
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OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Emissor (fonte Codificação Mensagem Canal Decodificação Receptor Feedback
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O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
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OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Emissor (fonte): emite a mensagem Codificação: formular o conteúdo através de símbolos Mensagem: É a idéia ou informação Canal: É o meio de transmissão Decodificação: tradução do código utilizado Receptor: recebe a mensagem Feedback: retorno ou confirmação
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TIPO DA COMUNICAÇÃO Verbal oral (fala)
escrita Não-verbal gestos sinais cores sons expressões faciais linguagem corporal etc. A escolha de uma forma ou outra dependerá do tempo, custo e importância da mensagem; e das preferências pessoais, habilidades individuais e recursos do emissor.
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FEEDBACK OUTRAS CARACTERÍSTICAS: DIREÇÃO É unilateral É bilateral
quando a comunicação acontece de cima para baixo sem regresso do destinatário ao emissor É bilateral quando a informação passa em ambos os sentidos do superior ao subordinado É bilateral quando a informação passa em ambos os sentidos do superior ao subordinado FEEDBACK
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Outras características
Interna (dentro da empresa) Externa (entre funcionários e outras). Explícita é a que se percebe através das palavras, dos símbolos. Implícita são as implicações “captadas” pela maneira de transmitir a mensagem.
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CANAIS DE COMUNICAÇÃO Canais formais: são os caminhos oficiais para o envio de informações dentro e fora da organização Exemplos: boletins e jornais, reuniões, memorandos escritos, correio eletrônico, quadros de avisos tradicionais e informativos mais elevados As mensagens nas organizações viajam em quatro direções: para cima, para baixo, horizontal e diagonalmente
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CANAIS DE COMUNICAÇÃO Canais informais: são a rede de comunicação não- oficial que complementa os canais formais Exemplos: a chamada “rádio corredor”, encontros não-programados entre os superiores e seus subordinados, comunicação espontânea pode ocorrer no bar, perto de uma praça, nos corredores e no elevador
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