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Comunicação Organizacional

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Apresentação em tema: "Comunicação Organizacional"— Transcrição da apresentação:

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2 Comunicação Organizacional
Prof. Sinara – TGA II

3 Capital intelectual Trata-se do capital intelectual o que “constitui a matéria intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência – que pode ser utilizada para gerar riqueza” (Stewart, 1998:XIII).

4 Stewart (1998, p.XIII) ainda afirma que o capital intelectual é a soma do conhecimento de todos os indivíduos de dentro de uma empresa, o que acaba por proporcionar a esta vantagem competitiva sustentável.

5 O conhecimento

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8 gestão do conhecimento
Carbone et al. (2009) afirmam que a Gestão do Conhecimento pode ser marcado como o processo pelo qual a organização sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acúmulo de conhecimento para tanger seus objetivos. No entanto, a Gestão do Conhecimento pode ser percebida como o processo de criação contínua do conhecimento, compartilhamento e disseminação dele no ambiente organizacional, com a finalidade de registra-lo e utiliza-lo como principal meio de vantagem ou diferencial competitivo.

9 comunicação Cheney et al. (2004) consideram as organizações uma rede de energias e interações, não somente associadas a memorandos, pautas e reuniões, mas como um “tecido” que compreende todas as relações interpessoais da organização. Muito mais do que canais formais e informais é importante que os gestores estejam atentos aos tipos dos fluxos da informação utilizados na comunicação interna das organizações.

10 Segundo Brault (1992) a comunicação desempenha sete funções na organização: função informativa, de integração, de retroação, de sinal, comportamental, de mudança e de imagem.

11 A função informativa - é a função de comunicação que tem a finalidade de veicular o conhecimento da empresa. O domínio desta função é essencial para não gerar efeitos perversos, motivados por uma informação deficiente.

12 A função de integração - tem a finalidade de desenvolver nos colaboradores o sentimento de inclusão num grupo que ultrapassa a função economica. Consiste em veicular os valores fundamentais da empresa fazendo com que a partilha destes valores atue favoravelmente ao nível interno, sobre a coesão e a continuidade da empresa, exercendo influência também ao nível externo.

13 A função retroação - assenta no retorno das mensagens enviadas num determinado eixo, vertical ou horizontal, com a finalidade de verificar e controlar a sua compreensão. A retroação permite o diálogo, fazendo da comunicação uma relação de retorno. É através dela que o público interno exprime o seu descontentamento ou satisfação.

14 A função sinal - consiste na emissão e multiplicação de sinais e de micro mensagens que permitem ao público identificar a personalidade e a continuidade da empresa num mesmo sentido. Tem a finalidade de fazer entender a empresa como um todo coerente através de cores, logotipos, discursos, palavras-chave, comportamentos, atitudes e valores. É muito importante na comunicação interna, porque induz a cultura da empresa.

15 A função comportamental ou argumentista - é uma função interna muito importante que existe para indicar ordens claras e indispensáveis e pedir explicitamente que se caminhe numa direção específica. Tem por base a função imagem, a função informação e a função retroação e permite a concretização coletiva de decisões. Na comunicação externa, tem uma continuação lógica junto dos vários públicos, numa tentativa de sedução relativamente à empresa ou ao produto.

16 A função mudança - é a função da comunicação que permite a mudança de imagem e passa pela mudança real das mentalidades, das atitudes e das relações. Internamente motiva as pessoas, cria retroação e modifica as relações. O diálogo permanente entre interior e o exterior é um fator favorável à mudança, porque atua no comportamento das pessoas, modificando-o.

17 A função imagem - tem a finalidade de transmitir ao público interno e externo uma imagem favorável da empresa.  

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19 Pesquisas demostram que 80% dos problemas corporativos são provenientes de falhas na comunicação (MACHADO, 2008).

20  De acordo com Mendonça (2009) os fatores que podem causar ruídos nas organizações podem ser:
 - ambiente adverso – muito barulho, excesso de pessoas circulando que desviam a atenção do receptor, que pode vir compreender apenas parte da mensagem emitida pelo emissor; - linguagem inadequada – uso de termos técnicos ou palavras em idioma desconhecido pelo receptor; - exposição descuidada – falar de temas que não são do interesse dos receptores, desviando assim a atenção, não centrando nos assuntos que são de fato importantes. Falta de foco do emissor.

21 Disseminação interna do conhecimento organizacional
Segundo Tomasi e Medeiros (2007, p. 12) “o destinatário pode ter comportamento passivo, ativo ou proativo". Ainda para os autores "se o destinador é passivo, ele recebe a mensagem, mas não a utiliza, se é ativo, o destinador recebe a mensagem e reage a ela. Por isso se diz que seu comportamento é reativo". No entanto, reagir não significa necessariamente que o mesmo tenha compreendido a mensagem na essência.

22 Exercício Desenvolva atividades que possam auxiliar na comunicação, reduzindo os ruídos, da organização que você é parte.

23 Segundo o SEBRAE (2008), a técnica 5W2H (Quadro 1) é uma ferramenta prática que permite, a qualquer momento, identificar dados e rotinas mais importantes de um projeto ou de uma unidade de produção. Também possibilita identificar quem é quem dentro da organização, o que faz e porque realiza tais atividades. O método é constituído de sete perguntas, utilizadas para implementar soluções:

24 O quê. Qual a atividade. Qual é o assunto. O que deve ser medido
O quê? Qual a atividade? Qual é o assunto? O que deve ser medido? Quais os resultados dessa atividade? Quais atividades são dependentes dela? Quais atividades são necessárias para o início da tarefa? Quais os insumos necessários? Quem? Quem conduz a operação? Qual a equipe responsável? Quem executará determinada atividade? Quem depende da execução da atividade? A atividade depende de quem para ser iniciada? Onde? Onde a operação será conduzida? Em que lugar? Onde a atividade será executada? Onde serão feitas as reuniões presenciais da equipe? Por quê? Por que a operação é necessária? Ela pode ser omitida? Por que a atividade é necessária? Por que a atividade não pode fundir-se com outra atividade? Por que A, B e C foram escolhidos para executar esta atividade?

25 e) Quando. Quando será feito. Quando será o início da atividade
e) Quando? Quando será feito? Quando será o início da atividade? Quando será o término? Quando serão as reuniões presenciais? f) Como? Como conduzir a operação? De que maneira? Como a atividade será executada? Como acompanhar o desenvolvimento dessa atividade? Como A, B e C vão interagir para executar esta atividade? g) Quanto custa realizar a mudança? Quanto custa a operação atual? Qual é a relação custo / benefício? Quanto tempo está previsto para a atividade?

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27 Diagnóstico: na investigação de um problema ou processo, para aumentar o nível de informações e buscar rapidamente as falhas; Plano de ação: auxiliar na montagem de um plano de ação sobre o que deve ser feito para eliminar um problema; Padronização: auxilia na padronização de procedimentos que devem ser seguidos como modelo, para prevenir o reaparecimento de modelos

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