A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho

2 comunicação Verbal Linguagem Mista Não Verbal
Ocorre quando o homem utiliza-se da palavra (seja oral ou escrita) Utilizam-se como código de linguagem os movimentos faciais e corporais, além do uso de símbolos. Não Verbal Envolvem a audição, visão e o movimento. É o caso do teatro, televisão e cinema.

3 Elementos necessários
Língua Convenção (Código linguístico). Elementos necessários Fala Ato individual que visa a interação com o semelhante.

4 Diversidade linguística
é aquela que, baseada na gramática, utiliza-se das regras do padrão da língua (norma padrão, também chamada de norma culta). Formal Linguagem é aquela usada em situações cotidianas, que requerem rigor, como as conversas com amigos ou com a família. Informal Época: o português de antigamente é diferente do atual; Região: o carioca, o baiano, o paulista, o paraense, o paranaense ou o gaúcho falam de maneiras diferentes; Condição socioeconômica e cultural: pessoas de grupos sociais diferentes usam vocabulários distintos e estruturam seu discurso de modo diferentes; Idade do falante: um senhor de 90 anos provavelmente expressa-se diferentemente de seu bisneto de 10 anos.

5 Linguagem oral e escrita
Língua Falada (Presencial) Língua escrita Presença do interlocutor Ausência do interlocutor Mais espontânea e imediata. Mais elaborada. Duradoras (registros). Mais objetiva e concisa. Menor influência do contexto. Mais formal. Recursos gráficos (sinais de pontuação, uso de letras maiúsculas, minúsculas, etc.. Não conta com mensagens auxiliares, a não ser em mensagens mistas. Efêmera. Mais repetitiva e redundante. Maior influência do contexto. Mais informal. Recursos sonoros auxiliares (entonação e ritmo da fala etc.). Conta com a linguagem auxiliares (gestual, expressão facial etc.).

6 Elementos do ato de comunicação
Cada vez que nos comunicamos, estão presentes os seguintes elementos : Emissor: o que emite a mensagem. Receptor: o que recebe a mensagem. Mensagem: conjunto de informações transmitidas. Código: combinação de símbolos utilizados na transmissão de uma mensagem (a língua). Canal: meio físico por onde a mensagem é transmitida: visual ou auditiva, por exemplo. Contexto ou referente: situação/ assunto a que a mensagem se refere.

7 Observe o esquema a seguir
Contexto Mensagem Destinatário Emissor Canal Código Obs.: Uma situação de comunicação pode estar sujeita a perturbações, chamadas de ruídos, que podem estar localizados em alguns dos elementos do ato, como canal obstruído ou inadequado, código desconhecido pelo receptor, entre outros.

8 Funções da linguagem Função emotiva ou expressiva: centrada no emissor. A mensagem apresenta marcas pessoas e subjetivas; utiliza pronomes e verbos em 1ª pessoa, normalmente. Terá como referente o próprio emissor (por exemplo, diários, autobiografias, cartas pessoais, poesias líricas etc.) ou sua opinião sobre qualquer assunto (por exemplo, resenhas críticas, comentários, editoriais etc.). Função conativa ou apelativa: centrado no receptor; é persuasiva, ou seja, tenta seduzir ou convencer o receptor a fazer o que o emissor deseja; apresenta verbos no modo imperativo, usa vocativos, pontos de exclamação (por exemplo, anúncios publicitários, mandamentos, slogans etc.). Exemplo: “Cara cidadão, vote em mim!” Função poética: centrada na elaboração da mensagem; traz uma grande preocupação estética usando recursos da língua como linguagem figurada, rimas, metrificação etc.. É predominante em textos literários ou qualquer mensagem que valorize a forma de dizer. Função metalinguística: centrada no código; é a linguagem falando da própria linguagem, explicando a própria linguagem ( por exemplo, verbetes de dicionário).

9 Função Fática: centrada no canal; testa o caminho entre o emissor e o receptor; também serve para chamar a atenção do receptor, iniciar, finalizar ou manter a conversação. Dificilmente ocorre sozinho em um discurso. Exemplo: “Alô! Quem é? Está me ouvindo?” Função referencial: centrada no contexto ou referente, também chamada de denotativa ou informativa; valoriza o assunto da mensagem; é objetiva e informativa; apresenta verbos 3ª pessoa (são exemplos: a notícia, a reportagem, etc.).

10 Teste seu saber (FEI) Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece: a) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim... Sem fim... b) “Não discuto com o destino, o que pintar eu assino.” c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros. d) Conheça você também a obra desse grande mestre. e) Semântica é o estudo da significação das palavras.

11 Bibliografias MANUAL COMPACTO DE REDAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO , Ensino fundamental, 1ª edição, Editora RIDEEL. IMAGENS DA INTERNET


Carregar ppt "REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google