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Paulo Martins "Como os valores pessoais contemporâneos podem interferir no comportamento.

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1 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com "Como os valores pessoais contemporâneos podem interferir no comportamento humano nas organizações?" "Há necessidade de regatar valores em benefício da eficiência organizacional?" Mínimo: 1 lauda em dupla Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com

2 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Comunicação Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É a maneira de se relacionar, porque compartilha sentimentos e conceitos. Abrange a transferência e a compreensão do significado. As fontes de conflitos interpessoais são, provavelmente, as falhas de comunicação. Link

3 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com O Processo De Comunicação Canal É a mídia através da qual a mensagem viaja. Tipos de canal Canais formais Canais informais São espontâneos e surgem como resposta às escolhas individuais.

4 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Formal: vem da alta administração, é uma comunicação dirigida e estrategicamente elaborada que transmite informações, medidas e ordens por diferentes veículos, como por exemplo, impressos, visuais e eletrônicos. O Processo De Comunicação

5 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Informal: é todo tipo de relação social entre as pessoas da organização. É uma forma dos funcionários terem mais informações, para saciar a curiosidade, que muitas vezes não são disponibilizados nos canais formais, assim faz com que haja uma procura de fontes alternativas. Uma das formas mais conhecidas como rede informal são os boatos e rumores. O Processo De Comunicação photoxpress.com

6 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com A comunicação informal, não é estratégica, afinal não é solicitada pela alta administração, mas não é por isso que é menos importante. A rede informal deve ser levada a sério, e a organização precisa tirar proveito positivo desse tipo de comunicação, afinal assim é possível saber com mais rapidez a opinião, as insatisfações e boatos sobre a organização. O Processo De Comunicação

7 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Funções da Comunicação Funções da comunicação: 1.Controlar o comportamento. 2.Melhorar a motivação dos funcionários. 3.Fornecer o meio para a expressão emocional. 4.Oferecer as informações necessárias para a tomada de decisões. Funções da comunicação: 1.Controlar o comportamento. 2.Melhorar a motivação dos funcionários. 3.Fornecer o meio para a expressão emocional. 4.Oferecer as informações necessárias para a tomada de decisões. Comunicação A transferência e a compreensão do significado.

8 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Motivação A comunicação facilita a motivação por esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, como está seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo.

9 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Informações A comunicação proporciona as informações necessárias que os grupos necessitam para a tomada de decisão. photoxpress.com

10 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Mensagem a ser envidada Codificação da mensagem Mensagem recebida Mensagem decodificada Canal Feedback Ruido O Processo De Comunicação

11 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Barreiras para a Comunicação Eficaz Filtragem Manipulação da informação pelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor. Percepção seletiva O receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais. Sobrecarga de informação Condição em que a quantidade de informação excede a capacidade de processamento do indivíduo.

12 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Emoções A maneira como o receptor se sente no momento em que recebe a mensagem vai influenciar sua maneira de interpretá-la. Linguagem As palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes. Medo da comunicação Tensão ou ansiedade, sem motivo aparente, em relação à comunicação oral ou escrita. Barreiras para a Comunicação Eficaz

13 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Direção da Comunicação A comunicação pode fluir de modo vertical ou horizontal. A dimensão vertical se subdivide em ascendente e descendente.

14 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Comunicação Vertical Descendente Flui dentro de um grupo, dos níveis mais altos para os mais baixo. Usado pelas chefias para atribuir tarefas e fornecer instruções de trabalho e dar feedback de desempenho. Ex. e-mails do diretor para os demais membros lembrando do prazo final de um trabalho. Link

15 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Comunicação Vertical Ascendente Destina-se aos escalões mais altos do grupo e é utilizada para dar feedback aos executivos, informá-los sobre o progresso em relação as metas. Exemplos: relatórios de desempenho, pesquisa de clima organizacional, caixa de sugestões.

16 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Comunicação Horizontal Comunicação que ocorre entre os membros de um mesmo grupo, grupos do mesmo nível. A comunicação horizontal se faz necessária para economizar tempo e facilitar a coordenação.

17 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Comunicação Interpessoal Como os membros do grupo trocam mensagens entre si? Comunicação oral, escrita e não verbal.

18 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Comunicação Oral É o principal meio de transmitir mensagens. Vantagens: rapidez e feedback. Uma mensagem verbal pode ser emitida e receber resposta em um curto prazo. Se o receptor tiver dúvidas sobre a mensagem, o feedback será dado rapidamente, permitindo que o emissor corrija seus termos.

19 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Desvantagens: surge nas organizações, quando uma mensagem tiver que ser transmitida para várias pessoas. Quanto maior o número de receptores, maior o potencial de distorções. Cada pessoa interpreta a mensagem de sua própria maneira e a mensagem quando chega ao destinatário, está muito modificada em relação ao original. Comunicação Oral Link

20 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Comunicação Escrita Inclui memorandos, cartas, fax, e-mails, jornais internos, quadro de notícias, intranet, site, entre outros. Vantagens: tangível e verificável. Existe registro para consultas na dúvida sobre a informação. A comunicação escrita é mais bem pensada, mais lógica e mais clara. photoxpress.com

21 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Desvantagens: Consomem mais tempo, porque necessitam de mais cuidado na redação do texto. Redução de feedback, como por exemplo, o envio de um email não garante que ele seja recebido no tempo necessário e demora para resposta. Comunicação Escrita

22 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Comunicação Não Verbal Todas as vezes que transmitidos uma mensagem verbal, enviamos também uma mensagem não verbal. Inclui os movimentos do corpo, entonações ou ênfase dadas às palavras, distanciamento físico. Qualquer movimento do corpo tem um significado. link

23 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com É importante que o receptor esteja alerta para esses aspectos da comunicação. Deve-se buscar indícios não verbais, tanto quanto o entendimento do significado literal da mensagem. “As ações falam mais (e com mais precisão) do que as palavras”. Exemplos

24 Paulo Martins E-mail: paulo.rmartins@anhanguera.compaulo.rmartins@anhanguera.com Quando se entende seu receptor, o sucesso da comunicação se aproxima de forma intensa, de forma que os ruídos passam a ser quase imperceptíveis, e o resultado da comunicação passa a ser altamente eficaz. Para Complementar


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