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Comportamento Organizacional

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Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional
Comunicação Comportamento Organizacional Geraldina Siqueira

2 Geraldina Siqueira Mestranda em Administração pela UFPE. MBA em Marketing pela FCAP–UPE. Especialização em Gestão da Comunicação Empresarial pela FAFIRE. Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela UFPE. Professora da Faculdade Boa Viagem (FBV). Assessora de Comunicação Corporativa (Grupo RM, Cimento Nassau, Tintas Coral, GTM, Hospital Memorial São José, Dislub, Total, SAT, Setta, Shopping Guararapes, PwC, CBH, Cerpe, Adeppe).

3 Funções da Comunicação
Controle formal (hierarquias, orientações). informal (ostracismos, reclamações). Motivação (Estímulo) esclarecimentos: o que deve ser feito, qualidade e incremento de desempenho. Expressão emocional frustrações ou satisfação. Informação repasse de dados para tomada de decisões.

4 O processo de Comunicação
Receptor fonte: Stoner (1995) – adaptado. Canais formais estabelecidos pela organização, relaciona-se com o trabalho dos seus membros. Canais informais espontâneos, surgem das escolhas individuais.

5 Direções da Comunicação
Descendente. Ascendente. Lateral (ou Horizontal).

6 Comunicação Interpessoal
Comunicação Escrita: s, murais, cartas... Tangível. Verificável. Armazenável. Consome mais tempo. Ausência de feedback.

7 Comunicação Interpessoal
Comunicação Não-verbal: movimentos do corpo, entonação, expressões faciais, espacialidade. Geralmente inconsciente. Soma-se à comunicação verbal. Apreço e interesse interpessoal. Status relativo entre emissor e receptor. Paralinguagem. Espaço Interpessoal (distâncias pública, social, pessoal e íntima).

8 Comunicação Interpessoal
Comunicação Oral. Rapidez e feedback. Distorções potenciais relacionadas ao número de receptores. Competência sociolinguística.

9 Comunicação Organizacional
Redes Formais Cadeia Roda Todos os canais (TC) Redes Critério Cadeia Roda TC Velocidade Alta Rápida Exatidão Moderada Emerg. Líder Nenhuma Satisfação Baixa

10 Comunicação Organizacional
Rede de Rumores Sistema informal. Sem controle da direção. Atende interesses pessoais. Chega primeiro a 75% dos funcionários. Sustentada por 10% dos funcionários. Informações exatas em 75%. Estabelecida em situações importantes. Ambiguidade e ansiedade. Planejamento e clareza para minimização.

11 Comunicação Organizacional
Comunicação Eletrônica: mudanças, vantagens, desvantagens e vida pessoal. . Mensagens instantâneas (MSN, Skype, softwares utilizados internamente). Redes Intranet e internet. Videoconferência.

12 Canal de Comunicação Canais diferem na sua capacidade de transmitir informações. Canais podem ser valiosos por: Manejar diferentes sinais ao mesmo tempo. Rapidez no feedback. Pessoalidade. Escolha de canais. Pouco ricos. Muito ricos. Mensagem rotineira ou não-rotineira.

13 Barreiras na Comunicação
Filtragem. Determinada pelo número de níveis organizacionais. Percepção seletiva. Sobrecarga de Informações. Emoções. Estados emocionais extremos.

14 Barreiras na Comunicação
Linguagem. Especialização. Dispersão geográfica. Idade, escolaridade, cultura. Medo da Comunicação. Oralidade ou escrita. Evitação de situações nas quais a comunicação oral é necessária. Distorção das demandas de comunicação no exercício do trabalho.

15 Obrigada!


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