Atividades 1: Alimentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Montagem, Manutenção e configuração de Micro ENERGIA ELÉTRICA.
Advertisements

Eletricidade Geral Aula 8 Marcelo Machado da Costa.
Biorreatores agitados mecanicamente
Condutores Apresentam portadores de cargas elétricas “livres”. Sólidos – Metais (cobre, prata) – elétrons Liquido – Soluções eletrolíticas (solução aquosa.
Nome: Ana Beatriz Ferreira Série: 3º Ano Maututino Professor: Vanderley.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TRANSFORMADOR.
POTÊNCIA E ENERGIA ELÉTRICA EM CORRENTE ALTERNADA POTÊNCIA E ENERGIA ELÉTRICA EM CORRENTE ALTERNADA.
TIPOS DE ENERGIA Nomes: Leticia Tavares, Ana Luíza Cavalcanti e Andreia Veiga Turma:501 Professora: Andrea Loureiro.
Bancada Modular Didática Para Estudos de Controladores Lógicos Programáveis DLB CLP642 Apresentação dos Módulos Preparado por: Eng. Arsonval Fleury.
Energia Luminosa A luz ou energia luminosa na forma como a conhecemos é uma gama de comprimento de onda que o olho humano pode ver, trata- se de uma radiação.
Tipos de Energia Nomes: Christhian Sacramento Luiza Amâncio Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
Simulador de Processos Industriais
Nomes : Ana Clara Ferreira e Ana Clara Duarte Turma: 502 Professora: Roberta Monis.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MICROFONE.
Instrumentação Industrial Prof. Evaldo Renó Faria Cintra.
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
Tipos de Energia Nomes: Caike André e Pedro Carvalho Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Eletricidade Básica.
Prática de Acionamentos Eletrônicos Prof. Edison.
REDES TRIFÁSICAS. T1 – Transformador de alimentação Q1 – Disjuntor de entrada T2 – Transformador de medição para corrente T3 – Transformador de medição.
Objetivo Geral: Apresentar os conceitos básicos à Correção da fator de potência; Específicos: Apresentar os conceitos de potência alternada e contínua;
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Tipos De Energia Nomes: Manuela de Sena e Carolina Junqueira
ELETRODINÂMICA E ELEMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Relés Automotivos Definição Características
Atividade 4 - entrada e saída pelo Arduino
Medidores de Temperatura
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Capacitores Elétricos
Engenharia Civil Física 4 Potência elétrica.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS Prof. Alexandre Ataide Carniato
Conceitos introdutórios
ELETRODINÂMICA BÁSICA
INTRODUÇÃO AOS CIRCUITOS PARA DISPARO DO TIRISTOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Noções Básicas de Eletricidade
Física 3 CORRENTE E RESISTÊNCIA Fundamentos de Eletricidade
Condutores e cabos eléctricos
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Vinícius Guilherme Hoffmann
FONTES DE ALIMENTAÇÃO.
AS ENERGIAS DO MUNDO Nomes: Alanna C. Sousa e Rebeca Bruce Mattos
CORRENTE ELÉTRICA.
Nome: joão Pedro BARBOSA TURMA: 502 PROFESSORA: ROBERTA MONIS
Sistemas de entrada e saída. Aplicações
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Eletroeletrônica Multímetro.
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Potência elétrica.
Geradores e Receptores elétricos
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
CIRCUITOS ELÉTRICOS. Circuito elétrico é uma composição de dispositivos elétricos conectados entre si por materiais condutores e ligados a uma fonte de.
Apresentado por: Carlos Sardinha. UPS, Uninterruptible Power Supply (Fonte de Alimentação Ininterrupta)
Resistência elétrica Prof° Fábio Tozo. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica; e... o que é.
FÍSICA TIO ROSY.
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
O que você deve saber sobre
Suporte Técnico Fonte Prof. Wesley.
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor.
Prof. Elmer Pablo Tito Cari
. ..
CORRENTE ALTERNADA A CORRENTE ELÉTRICA QUE ESTUDAMOS ATÉ AGORA FOI A CORRENTE CONTÍNUA (I)(I) (t)(t) CC NÃO MUDA DE SENTIDO NO DECORRER DO TEMPO.
Transcrição da apresentação:

Atividades 1: Alimentação Rede Elétrica. Estabilizador. No break. Potencia, Tensão e Corrente elétrica. Unidades: Watt, Volt, Ampère. Medir: Comparar com um padrão. Medidas das tensões: Voltímetro. Lei da potência: P = U. I Corrente alternada e corrente contínua. Resposta às questões em anexo.

Rede elétrica (Eletropaulo) Fornece tensão alternada: Tensão nominal* de 127 volts; Frequência: 60 Hertz **; Rede elétrica 127 Volts (nominais; alternada) Fonte do Gabinete 5Volts/12Volts (contínua Estabilizador 115 Volts (nominais; alternada) *Prometida pelo fornecedor **Ciclos por segundo

Conceitos e valores de referência Corrente Alternada (AC): __________________ Valor nominal de uma grandeza: ___________ _____________________________________ Valor real de uma grandeza: _______________ _________________________________________________________________ Hert: ________________________________ Dispositivos utilizam 5V: _____________ Idem 12 volts: _________________________ Tensão nominal do estabilizador: __________ VCC: _________________________________ VDC: _________________________________

Estabilizador Recebe tensão (nominal=127V) da rede Eletropaulo e devolve 115 volts (nominais) para alimentar a fonte do gabinete. Fonte do gabinete: Fornece tensões contínuas para alimentar Ci’s (5Volts) e motores dos drives (12 volts).

Watt. Unidade de potência elétrica Energia por unidade de tempo. Produzida ou consumida por um sistema (mecânico, elétrico,...) . É uma característica do dispositivo. Exemplo: Uma lâmpada elétrica com a indicação 127V/ 60 W indica que deve ser alimentada na rede de 127 volts e tem potencia de 60 watts. Exercício: Estime a potencia mecânica que você desenvolve ao subir dois andares.

Qual a potencia de um chuveiro? Watt. Conceitos A potência (P)de um dispositivo independe do tempo em operação, porém a energia (E) desenvolvida depende do tempo (t)de operação: E=P*t Maior a potencia implica em maior capacidade de produzir/consumir energia. Um chuveiro elétrico (P=6000/4000W) consome mais energia que uma lâmpada (P=100W) quando ligadas ao mesmo tempo. Qual a potencia de um chuveiro? Inverno: Verão:

Volt(voltagem) Unidade de Tensão Elétrica. Também é chamada de diferença de potencial (ddp). É uma característica de operação de um equipamento ou dispositivo. Pode operar contínua ou alternadamente. A rede pública opera com tensão alternada. Dispositivos eletrônicos em geral, operam com tensão contínua.

Tensão e corrente contínua Dois polos:. Positivo (+) e negativo(-). Exemplos: Pilhas AA (1,5V);Baterias de carro (12V); Alimentação USB (5V)

Tensão e corrente alternada Não há polaridade fixa. Exemplo:Rede pública. Frequência: 60 Hertz. Voltagem nominal: 127 volts. Voltagem real: medida pelo usuário.

Ampère Unidade de Corrente Elétrica. Movimento de cargas elétricas em um condutor elétrico. Dispositivos em operação são percorridos por correntes elétricas. Medida em Ampères.

Características de medição Qualquer medição interfere no sistema ao retirar energia do mesmo. Exemplo. A medida de temperatura retira calor (energia térmica) do corpo. O processo de medida deve buscar minimizar a interferência no sistema que está sendo medido. Deve retirar o mínimo de energia do mesmo.

Aparelhos de medidas elétricas Potencia: wattímetro; Corrente: amperímetro; Tensão: Voltímetro; Multímetro: Aparelho para medidas de tensão, corrente, temperatura e outras grandezas de acordo com seleção de escalas e funções.

Lei da potência elétrica P = V * I P = potencia em watts; V = voltagem em volts; I = corrente em ampéres. Exercício. Estime a corrente em um chuveiro elétrico (6000W/220V) operando no inverno : _________ Estime o consumo de energia em KW_h para um mês (30d), ligado 25 minutos por dia._____________

Questões. Funções do estabilizador: _____________________; _______________________ Potencia nominal do estabilizador (no corpo do estabilizador): __________________________________ Estime a corrente nominal do estabilizador do laboratório (use a lei da potencia e o valor no copo do aparelho): Potencia nominal: _____________; Corrente nominal: _____________; Nota: Dispositivos elétricos necessitam de energia para operação. Suponha que 20% da potencia nominal do estabilizador seja usada em consumo próprio. Calcule a máxima potencia que pode ser fornecida pelo estabilizador de 500W: __________________ Qual deve se a potencia de um estabilizador para ligar um servidor (400W) e uma impressora laser (600W). _______________

Anote (para consulta) Valor da tensão real (medida) da rede Eletropaulo: ________________ Valor real da tensão fornecida pelo estabilizador: ______________ Estime a corrente nominal máxima do estabilizador: ________________________

Transdutor (características) Dispositivo que converte um tipo de energia em outro. Exemplos. Microfone: Energia sonora em elétrica; Termopar. Dois metais diferentes em contato físico produzem uma ddp (tensão) em suas extremidades. A ddp é correlacionada a temperatura pelo valor da tensão medida.

Resumo. Medida de temperatura Multímetro em escala adequada realiza a medida da voltagem que é “convertida” em valor de temperatura. Termômetro. Uma substância ao aquecer aumenta de volume. Uma escala relaciona o volume do líquido com a temperatura. Dispositivos semicondutores. Fornecem tensões proporcionais à temperatura.

O que entende por:: Corrente elétrica: Tensão elétrica: Potencia elétrica: Valor nominal de uma grandeza: Valor real de uma grandeza Rede Eletropaulo. Tensão nominal:___________; Tensão real: _____________

(a) por equipamentos diferentes; Questões adicionais: Explique porque as medidas de tensão da rede elétrica diferem quando medidas: (a) por equipamentos diferentes; (b) em locais diferentes; (c ) em horários diferentes.

Tensão (voltagem): contínua e alternada Voltagem alternada. Sem polaridade fixa. Polaridade inverte no tempo. Rede Eletropaulo: Frequência: 60 Hertz. Voltagem nominal: 127 volts. Voltagem real: medida pelo usuário. Estabilizador: Recebe 127 volts nominais da rede Eletropaulo e devolve (aproximadamente) 115volts (nominais). Potência. Energia potencial desenvolvida no tempo. Exemplo: lâmpada incandescente: 100W (potencia)/ 127V (tensão). TERMOPAR (pesquise na internet o funcionamento). Dispositivo usado para medida de temperatura. TRANSDUTOR. Converte formas de energias diferentes.

Padrão de cores (polaridade) Tensão continua: polaridades fixas. Código de cores na fonte do gabinete Preto  Comum (GND; Ground) Vermelho  5 Volts (alimentação do CI) Amarelo12 Volts(motor)