ARQUITETURA DE REDES DE COMPUTADORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Configuração de um servidor DHCP
Advertisements

Prof. Edivaldo Serafim IFSP – Capivari 04/03/2013
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
Projeto de Redes de Computadores
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
DHCP Dynamic Host Configutation Protocol Charles Felipe Oliveira Viegas Douglas Xavier T. de Oliveira.
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997).
Sistemas Operacionais de Redes Servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) IGOR ALVES.
Curso Superior em Redes de Computadores DHCP Prof. Sales Filho.
Renato Abreu ADMINISTRAÇÃO DE REDES EM SOFTWARE LIVRE Administração de Redes em Software Livre – GNU/Linux Servidor DHCP Professor: Renato Abreu.
Funcionalidades do IPv6 #1 Módulo 4 ● Definido na RFC ● Mesmas funções do ICMPv4 (mas não são compatíveis): ● Informar características da.
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997).
Curso de extensão em Administração de redes com GNU/Linux Italo Valcy - Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência.
Redes de Computadores 5º Semestre Aula 13 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento IP UNICAST Prof. Sales Filho.
Serviço de Protocolação Digital de Documentos Eletrônicos Acadêmico: Recígio Poffo Orientador: Paulo Fernando da Silva.
Camada de Transporte UDP – User Datagram Protocol.
Douglas Mendes Mariano Analista e Desenvolvedor de Sistemas Pós-Graduando em Redes de Computadores Docente em Informática.
Administração e serviços de redes
IPv6 vs IPv4 Quais as diferenças?
“Modelo de Camadas OSI e TCP/IP ” Nataniel Vieira
Aula Prática Redes de Computadores.
Venda com entrega futura/ Faturamento Antecipado - ERP
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Protocolos de Segurança IP IPSec
Browser Um browser (web browser), ou navegador, é um programa de computador que permite aceder a documentos virtuais da Internet, também conhecidos como.
Aula 05 Pilha TCP/IP.
Sistemas Operacionais
Redes: Camada de Enlace, protocolos pt. I Prof. Rafael Vieira
Hoje em dia quando viajamos é comum usar o GPS
Exercícios de Roteamento IP
Instalador 5.0 Patch e Patch 5.2
Camada de Enlace de dados Controle de Fluxo
Introdução ao Roteamento e ao Encaminhamento de Pacotes
Professora: Samanta Castro
Endereçamento IP.
Laboratório de Redes de Computadores (LRC)
Protocolo de Roteamento X Protocolo Roteável
Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
Arquitetura de Redes AULA 02 Prof. Eduardo Popovici.
ARQUITETURA DE REDES DE COMPUTADORES
ARQUITETURA DE REDES DE COMPUTADORES
Prof. Msc. Diovani Milhorim
SSH – Secure Shell Profº Fábio Eder.
Conceitos básicos de Linux (continuação)
Redes TCP/IP Prof. Edgard Jamhour.
TCP/IP Ethernet / ARP / RARP / IP
PRÁTICA Endereçamento Privado NAT
Curso Técnico em Informática
PRÁTICA Múltiplas rotas até o mesmo destino (Custo por Saltos)
SEMANA 8 – O PROTOCOLO TCP/IP e CONFIGURAÇÕES (PARTE 1)
BEM-VINDO AO TUTORIAL RENOVAÇÃO AUTO ITAÚ.
TCP vs UDP CRD Filipe Pacheco.
Cenário (Custo por Velocidade)
Curso Técnico em Informática
IPv6 Exercício com IPv6 Edgard Jamhour.
Modbus Bernardo da cunha borges Guilherme Garcia gimenez
PRÁTICA ARP – Address Resolution Protocol
PRÁTICA Roteamento IP – Parte II
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Exercícios IPsec e LDAP
Protocolo de Roteamento RIPv6
PRÁTICA Endereçamento Privado SNAT e DNAT
Pratica de Arquitetura DMZ
Protocolo de Roteamento RIPv6
PRÁTICA Roteamento IP – CIDR
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Redes de Comunicação : Módulo 2
Transcrição da apresentação:

ARQUITETURA DE REDES DE COMPUTADORES http://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/ios-xml/ios/ipaddr_dhcp/configuration/12-4t/dhcp-12-4t-book/config-dhcp-server.html Prof. Esp. Eduardo R. S. Popovici edupopov@htbrazpopov.onmicrosoft.com www.htbraz.com.br

DHCP O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997). O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315

DHCP Servidor DHCP: É um servidor onde foi instalado e configurado o serviço DHCP. Neste caso faremos uso de um roteador para atuar como um servidor DHCP em nossa rede. Cliente DHCP: É qualquer dispositivo de rede capaz de obter as configurações do TCP/IP a partir de um servidor DHCP. Por exemplo, uma estação de trabalho com o Windows 95/98/Me, Windows NT Workstation 4.0, Windows 2000 Professional, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8/8.1, uma estação com qualquer distribuição LINUX, uma impressora com placa de rede habilitada ao DHCP e assim por diante.

DHCP Escopo: Um escopo é o intervalo consecutivo completo dos endereços IP possíveis para uma rede (por exemplo, a faixa de 10.10.10.100 a 10.10.10.150, na rede 10.10.10.0/255.255.255.0). Em geral, os escopos definem uma única sub-rede física, na rede na qual serão oferecidos serviços DHCP. Os escopos também fornecem o método principal para que o servidor gerencie a distribuição e atribuição de endereços IP e outros parâmetros de configuração para clientes na rede, tais como o Default Gateway, Servidor DNS e assim por diante.

DHCP Intervalo de exclusão: Um intervalo de exclusão é uma sequência limitada de endereços IP dentro de um escopo, excluído dos endereços que são fornecidos pelo DHCP. Os intervalos de exclusão asseguram que quaisquer endereços nesses intervalos não são oferecidos pelo servidor para clientes DHCP na sua rede. Por exemplo, dentro da faixa 10.10.10.100 a 10.10.10.150, na rede 10.10.10.0/255.255.255.0 de um determinado escopo, você pode criar uma faixa de exclusão de 10.10.10.120 a 10.10.10.130. Os endereços da faixa de exclusão não serão utilizados pelo servidor DHCP para configurar os clientes DHCP.

DHCP Pool de endereços: Após definir um escopo DHCP e aplicar intervalos de exclusão, os endereços remanescentes formam o pool de endereços disponíveis dentro do escopo. Endereços em pool são qualificados para atribuição dinâmica pelo servidor para clientes DHCP na sua rede. No nosso exemplo, onde temos o escopo com a faixa 10.10.10.100 a 10.10.10.150, com uma faixa de exclusão de 10.10.10.120 a 10.10.10.130, o nosso pool de endereços é formado pelos endereços de 10.10.10.100 a 10.10.10.119, mais os endereços de 10.10.10.131 a 10.10.10.150.

DHCP Concessão: Uma concessão é um período de tempo especificado por um servidor DHCP durante o qual um computador cliente pode usar um endereço IP que ele recebeu do servidor DHCP (diz-se atribuído pelo servidor DHCP). Uma concessão está ativa quando ela está sendo utilizada pelo cliente. Geralmente, o cliente precisa renovar sua atribuição de concessão de endereço com o servidor antes que ela expire. Uma concessão torna-se inativa quando ela expira ou é excluída no servidor. A duração de uma concessão determina quando ela irá expirar e com que frequência o cliente precisa renová-la no servidor.

DHCP Descoberta O cliente transmite mensagens na sub-rede física para descobrir os servidores DHCP disponíveis. Os administradores de rede podem configurar um roteador local para encaminhar pacotes DHCP a um servidor DHCP de uma sub-rede diferente. Este cliente cria um User Datagram Protocol pacote (UDP), com o destino de difusão de 255.255.255.255 ou o endereço de broadcast de sub-rede específica. Um cliente DHCP também pode solicitar o seu último endereço IP conhecido (no exemplo abaixo, 192.168.1.100). Se o cliente permanece conectado a uma rede IP para o qual este é válido, o servidor pode satisfazer o pedido. Caso contrário, ele depende se o servidor está configurado no modo autoritário ou não. Um servidor no modo autoritário irá negar o pedido, fazendo o cliente pedir um novo endereço IP imediatamente. Um servidor no modo não autoritário simplesmente ignora o pedido, levando a um limite de tempo, dependente da implementação, para o cliente desistir do pedido e pedir um novo endereço IP..

DHCP Oferta Quando um servidor DHCP recebe um pedido de concessão de IP de um cliente, ele reserva um endereço IP para o cliente (Essa reserva é opcional, segundo a RFC 2131 - 3.1.2) e estende uma oferta de concessão IP através do envio de uma mensagem DHCPOFFER para o cliente. Esta mensagem contém o endereço do cliente MAC, o endereço IP que o servidor está oferecendo, a máscara de sub-rede, a duração da concessão, bem como o endereço IP do servidor de DHCP que faz a oferta. O servidor determina a configuração com base no endereço de hardware do cliente como especificado no campo chaddr (endereço de hardware do cliente). Aqui o servidor, 192.168.1.1, especifica o endereço IP no campo yiaddr (seu endereço IP).

DHCP Pedido Em resposta aos pedidos de oferta de cliente do servidor. O cliente responde DHCPREQUEST, ainda em broadcast para o servidor (para ser visível por todos os DHCP Servers), solicitando o endereço oferecido. Um cliente pode receber ofertas de vários servidores DHCP, mas vai aceitar apenas uma oferta DHCP. Com base no campo ID da transação no pedido, os servidores são informados da oferta que o cliente aceitou. Quando outros servidores DHCP receber esta mensagem, eles retiram quaisquer ofertas que eles poderiam ter feito para o cliente e retornar o endereço oferecido ao pool de endereços disponíveis. Em alguns casos, DHCPMESSAGE é transmitido em broadcast, em vez de ser unicast para um servidor DHCP particular, porque o cliente DHCP ainda não recebeu um endereço IP. Além disso, esta mensagem de uma forma pode deixar todos os outros servidores DHCP saberem que um outro servidor fornecerá o endereço IP sem perder qualquer um dos servidores com uma série de mensagens unicast. A mensagem DHCPREQUEST também é utilizada pelo cliente DHCP para renovar o período de concessão do endereço de rede de tempo em tempo (dependente do período de concessão configurado no servidor DHCP e de implementação do cliente).

DHCP Confirmação Quando o servidor DHCP recebe a mensagem DHCPREQUEST do cliente, o processo de configuração entra em sua fase final. A fase de reconhecimento envolve o envio de um pacote DHCPACK para o cliente. Este pacote inclui a duração da concessão e quaisquer outras informações de configuração que o cliente pode ter solicitado. Neste ponto, o processo de configuração de IP é concluída. O protocolo prevê que o cliente DHCP configurará sua interface de rede com os parâmetros negociados.

DHCP Confirmação Um cliente DHCP pode solicitar mais informações do que o servidor enviou com o DHCPOFFER original. O cliente também pode solicitar dados repetidos para uma determinada aplicação. Por exemplo, os navegadores usam DHCPINFORMATION para obter as configurações de proxy web via WPAD. Estas consultas com o servidor DHCP não servem para atualizar o tempo de concessão do IP em seu banco de dados (para isso é enviada a mensagem DHCPREQUEST).

DHCP

DHCP

DHCP

DHCP

DHCP dhcp-server(config)#exit dhcp-server#show running-config Router>ENABLE Router#conf t Router(config)#ho dhcp-server dhcp-server(config)#ip dhcp pool deploy dhcp-server(dhcp-config)#network 192.168.1.0 255.255.255.0 dhcp-server(dhcp-config)#default-router dhcp-server(dhcp-config)#default-router 192.168.1.1 dhcp-server(dhcp-config)#do wr dhcp-server(dhcp-config)#exit dhcp-server(config)#ip dhcp excluded-address 192.168.1.1 192.168.1.9 dhcp-server(config)#do show ip interface brief dhcp-server(config)#interface gigabitEthernet 0/1 dhcp-server(config-if)#ip address 192.168.1.1 255.255.255.0 dhcp-server(config-if)#do wr dhcp-server(config-if)#exit dhcp-server(config)#exit dhcp-server#show running-config

Exercício