OS PRONOMES DO COMPLEMENTO DIRETO
“O João comprou uma bicicleta.” “O que é que o João comprou?” Uma bicicleta. (este é o complemento direto) O QUE É UM COMPLEMENTO DIRETO? UM COMPLEMENTO DIRETO RESPONDE SEMPRE À PERGUNTA: O QUÊ?
VEJAMOS OUTRO EXEMPLO: PODEMOS USAR TAMBÉM COM PESSOAS: “O Paulo viu o pai dele.” “O que é que ele viu” “O pai dele.” Nota: neste caso, a pesar de o “pai” ser uma pessoa, ele funciona como complemento direto.
Podemos concluir que um complemento direto pode ser um objeto ou uma pessoa. Como vimos nos exemplos passados: “uma bicicleta” ou “o pai dele”. ENTÃO :
E PARA QUE SERVEM OS PRONOMES DO COMPLEMENTO DIRETO??? O pronome serve para substituir algo que já foi dito e não queremos repetir. Na língua castelhana também existem pronomes do complemento direto. Veja o exemplo: Yo vi a Pedro. Yo lo vi. Ella compró el libro. Ella lo compró
E NO PORTUGUÊS? Os Pronomes do Complemento Direto em português são os seguintes: Eu me Tu te Ele o Ela a Você......o/a (dependendo se é homem ou mulher) Nós......nos Vocês.....vos Eles os Elas as
O PRIMEIRO CASO: QUANDO AS FORMAS VERBAIS TERMINAM EM VOGAL. O Paulo comprou o jornal. O Paulo comprou-o. A Maria trouxe a pasta. A Maria trouxe-a. O Carlos leu os livros. O Carlos leu-os.
O SEGUNDO CASO: QUANDO AS FORMAS VERBAIS TERMINAM EM: R; S; Z. Quando as formas verbais terminam em : r; s; z, as coisas mudam um pouco. Estas consoantes devem cair e os pronomes da terceira pessoa do singular (ele, ela, você) ficam: lo; la. E os da terceira pessoa do plural (eles, elas) ficam: los e las. Ele lo Ela la Você lo ou la (dependendo se é homem ou mulher) Eles los Elas las
O SEGUNDO CASO: QUANDO AS FORMAS VERBAIS TERMINAM EM: R; S; Z. Exemplos: Hoje eu vou ver o Paulo Hoje eu vou vê-lo. Nós pusemos a bolsa na gaveta Nós pusemo-la na gaveta. Ele faz a tarefa com o irmão..... Ele fá-la com o irmão
MAS HÁ EXCEÇÕES: As únicas exceções a esta regra são as seguintes: Ela quer os chocolates Ela quere-os. Nota: Neste caso a “r” não cai, e colocamos uma “e”. Tu tens a caneta Tu tem-la. Neste caso particular o “tens”, passa a “tem”, e os pronomes da terceira pessoa do singular e plural são: lo, la,los,las. Nota: Neste caso particular o “tens”, passa a “tem”, e os pronomes da terceira pessoa do singular e plural são: lo, la,los,las.
TERCEIRO CASO: QUANDO AS FORMAS VERBAIS TERMINAM EM: -AM; -ÕE; ÃO Quando as formas verbais terminam dessa forma: Os pronomes do complemento direto na terceira pessoa do singular (ele, ela, você) e na terceira pessoa do plural, são os seguintes: Ele no Ela na Você no, na (dependendo se é homem ou mulher) Eles nos Elas nas
Exemplos: As mulheres lavam a roupa no rio As mulheres lavam-na no rio. O Paulo põe a mesa O Paulo põe-na. TERCEIRO CASO: QUANDO AS FORMAS VERBAIS TERMINAM EM: -AM; -ÕE; ÃO
Há sempre um “mas”: Os pronomes pessoais do complemento direto colocam-se antes do verbo, em algumas das seguintes situações:
A) EM FRASES QUE CONTÊM PALAVRAS COM VALOR NEGATIVO A minha mãe não fez o jantar. → A minha mãe não o fez.. Ninguém viu a falta sobre o Ederson. → Ninguém a viu.. Nunca liguem os telemóveis durante as aulas de Português. → Nunca os liguem durante as aulas de Português.. Jamais faria isso. → Jamais o faria.
B) EM FRASES INTERROGATIVAS, INICIADAS POR PRONOMES, DETERMINANTES OU ADVÉRBIOS INTERROGATIVOS. Quem fez esta cábula? → Quem a fez?. Que professores acompanham a turma a Mafra? → Que professores a acompanham a Mafra?. Como capturaste essa cobra? → Como a capturaste?
C) EM FRASES EM QUE O VERBO É ANTECEDIDO DE ADVÉRBIOS COMO: “AINDA”, “APENAS”, “AQUI”, “ATÉ”, “BEM”, “JÁ”, “LOGO”, “MAL”, “TAMBÉM”, “TALVEZ”, “SEMPRE”, “SÓ”, ETC.. Ainda não comprei as prendas de Natal. → Ainda não as comprei.. Os alunos apenas tratavam o cão por compaixão. → Os alunos apenas o tratavam por compaixão.. Já vi a Jennifer Lawrence nua. → Já a vi nua.. Talvez o Benfica vença o Nápoles. → Talvez o Benfica o vença.