OS PRONOMES DO COMPLEMENTO DIRETO. “O João comprou uma bicicleta.” “O que é que o João comprou?” Uma bicicleta. (este é o complemento direto) O QUE É.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classes Gramaticais.
Advertisements

Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Colocação dos pronomes pessoais átonos
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
Análise Sintática Parte 2.
É a palavra que substitui o nome.
Pronomes Pessoais Oblíquos (Átonos)
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
O Futuro do Conjuntivo Parte I
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
PRONOME Professora: Zenilda Gonçalves Martins.
OBJETOS DIRETOS Segunda parte: após infinitivos.
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
Pronome pessoal em adjacência verbal
Classes de palavras: o verbo
Diálogos – Português, 2.º ciclo
PRONOMES Cap.11: Pronomes. Adjetivo s Artigo s Pronomes Numerai s Substantivos.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 10. O Artigo AULA DIGITAL.
Complementos verbais. Objeto Direto Termo da oração que completa a significação de um verbo transitivo. Em geral, o objeto direto não vem introduzido.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 13. Pronomes AULA DIGITAL.
As palavras ou expressões que estabelecem relação de modificação do sentido de outras dentro de uma frase são chamadas de modificadores.
Sujeito oculto e Sujeito indeterminado. Sujeito oculto e sujeito indeterminado É muito comum as pessoas confundirem sujeito oculto com sujeito indeterminado,
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Classes de palavras: o verbo
GRAMÁTICA 1ª série – 2º trimestre (ênfase para o PAS/UEM)
CLASSES DE PALAVRAS E SEUS EMPREGOS
Operadores lógicos Em ocasiões que consideramos mais de uma expressão, podemos usar os operadores lógicos para unir essas expressões. Determinados casos,
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE: Análise Sintática (volume 2)
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Determinantes e pronomes possessivos
Baixe arquivos: LÍNGUA PORTUGUESA: Pronomes (volume 1) e Colocação pronominal (volume 3) Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos:
Funções sintáticas Porto Editora.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL FIQUE ATENTO À ATRAÇÃO!.
Professora: Raysa Ferreira
Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Observe a estrutura destas orações:    É possível constatar.
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
Teste para saber se você é gay:
O que é advérbio Os "Advérbios" são palavras que indicam as circunstâncias em que os fatos acontecem. Podem indicar tempo (hoje, quando), modo (rapidamente,
PRONOME PESSOAL DO CASO RETO
É a palavra que substitui o nome.
Indefinidos.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Classes de palavras: o verbo
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Prof.: Benedito Salazar Sousa
O pronome pessoal subclasse fechada de palavras
Tag questions ou Question tags
Pronome pessoal em adjacência verbal
Conhecimento Explícito da Língua
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
CLASSES DE PALAVRAS Ano Lectivo Língua Portuguesa, 3ºCiclo
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
Funções sintáticas.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Estrutura da frase em português.
colocação dos pronomes oblíquos
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Concordância Nominal Prof: Juliano Zamperete.
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Funções sintáticas Porto Editora.
Classes de palavras: o verbo
HERRAR É UMANO? DICAS PRÁTICAS PARA ERRAR MENOS Prof a Me. Gisele Esteves Prado.
Professor: Tarso Zagato
Unidade 4 VERBOS.
Colocação Pronominal Estudo da posição adequada dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, os, as,lhes, nos e vos)
Letra “A” Classificação Morfológica Profª Rosana Mayer.
Transcrição da apresentação:

OS PRONOMES DO COMPLEMENTO DIRETO

“O João comprou uma bicicleta.” “O que é que o João comprou?” Uma bicicleta. (este é o complemento direto) O QUE É UM COMPLEMENTO DIRETO? UM COMPLEMENTO DIRETO RESPONDE SEMPRE À PERGUNTA: O QUÊ?

VEJAMOS OUTRO EXEMPLO: PODEMOS USAR TAMBÉM COM PESSOAS: “O Paulo viu o pai dele.” “O que é que ele viu” “O pai dele.” Nota: neste caso, a pesar de o “pai” ser uma pessoa, ele funciona como complemento direto.

Podemos concluir que um complemento direto pode ser um objeto ou uma pessoa. Como vimos nos exemplos passados: “uma bicicleta” ou “o pai dele”. ENTÃO :

E PARA QUE SERVEM OS PRONOMES DO COMPLEMENTO DIRETO??? O pronome serve para substituir algo que já foi dito e não queremos repetir. Na língua castelhana também existem pronomes do complemento direto. Veja o exemplo: Yo vi a Pedro. Yo lo vi. Ella compró el libro. Ella lo compró

E NO PORTUGUÊS? Os Pronomes do Complemento Direto em português são os seguintes: Eu me Tu te Ele o Ela a Você......o/a (dependendo se é homem ou mulher) Nós......nos Vocês.....vos Eles os Elas as

O PRIMEIRO CASO: QUANDO AS FORMAS VERBAIS TERMINAM EM VOGAL. O Paulo comprou o jornal. O Paulo comprou-o. A Maria trouxe a pasta. A Maria trouxe-a. O Carlos leu os livros. O Carlos leu-os.

O SEGUNDO CASO: QUANDO AS FORMAS VERBAIS TERMINAM EM: R; S; Z. Quando as formas verbais terminam em : r; s; z, as coisas mudam um pouco. Estas consoantes devem cair e os pronomes da terceira pessoa do singular (ele, ela, você) ficam: lo; la. E os da terceira pessoa do plural (eles, elas) ficam: los e las. Ele lo Ela la Você lo ou la (dependendo se é homem ou mulher) Eles los Elas las

O SEGUNDO CASO: QUANDO AS FORMAS VERBAIS TERMINAM EM: R; S; Z. Exemplos: Hoje eu vou ver o Paulo Hoje eu vou vê-lo. Nós pusemos a bolsa na gaveta Nós pusemo-la na gaveta. Ele faz a tarefa com o irmão..... Ele fá-la com o irmão

MAS HÁ EXCEÇÕES: As únicas exceções a esta regra são as seguintes: Ela quer os chocolates Ela quere-os. Nota: Neste caso a “r” não cai, e colocamos uma “e”. Tu tens a caneta Tu tem-la. Neste caso particular o “tens”, passa a “tem”, e os pronomes da terceira pessoa do singular e plural são: lo, la,los,las. Nota: Neste caso particular o “tens”, passa a “tem”, e os pronomes da terceira pessoa do singular e plural são: lo, la,los,las.

TERCEIRO CASO: QUANDO AS FORMAS VERBAIS TERMINAM EM: -AM; -ÕE; ÃO Quando as formas verbais terminam dessa forma: Os pronomes do complemento direto na terceira pessoa do singular (ele, ela, você) e na terceira pessoa do plural, são os seguintes: Ele no Ela na Você no, na (dependendo se é homem ou mulher) Eles nos Elas nas

Exemplos: As mulheres lavam a roupa no rio As mulheres lavam-na no rio. O Paulo põe a mesa O Paulo põe-na. TERCEIRO CASO: QUANDO AS FORMAS VERBAIS TERMINAM EM: -AM; -ÕE; ÃO

Há sempre um “mas”: Os pronomes pessoais do complemento direto colocam-se antes do verbo, em algumas das seguintes situações:

A) EM FRASES QUE CONTÊM PALAVRAS COM VALOR NEGATIVO A minha mãe não fez o jantar. → A minha mãe não o fez.. Ninguém viu a falta sobre o Ederson. → Ninguém a viu.. Nunca liguem os telemóveis durante as aulas de Português. → Nunca os liguem durante as aulas de Português.. Jamais faria isso. → Jamais o faria.

B) EM FRASES INTERROGATIVAS, INICIADAS POR PRONOMES, DETERMINANTES OU ADVÉRBIOS INTERROGATIVOS. Quem fez esta cábula? → Quem a fez?. Que professores acompanham a turma a Mafra? → Que professores a acompanham a Mafra?. Como capturaste essa cobra? → Como a capturaste?

C) EM FRASES EM QUE O VERBO É ANTECEDIDO DE ADVÉRBIOS COMO: “AINDA”, “APENAS”, “AQUI”, “ATÉ”, “BEM”, “JÁ”, “LOGO”, “MAL”, “TAMBÉM”, “TALVEZ”, “SEMPRE”, “SÓ”, ETC.. Ainda não comprei as prendas de Natal. → Ainda não as comprei.. Os alunos apenas tratavam o cão por compaixão. → Os alunos apenas o tratavam por compaixão.. Já vi a Jennifer Lawrence nua. → Já a vi nua.. Talvez o Benfica vença o Nápoles. → Talvez o Benfica o vença.