O MUNDO DIVIDIDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Guerra fria.
Infográfico - Muro de Berlim
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS SOCIALISMO REAL.
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA Professor: Jeferson 2016.
GUERRA FRIA. FINAL DA SEGUNDA GUERRA:  enfraquecimento das grandes potências européias  emergência de duas grandes potências (Bipolaridade): EUA/CapitalistaXURSS/Comunista.
Ordem da Guerra Fria Aula 5 Geografia Geral 1. II Guerra Mundial: EIXO ALIADOS -Alemanha - Reino Unido -Itália - França -Japão - EUA (ajuda à URSS) *
GUERRA FRIA “Guerra improvável, paz impossível.".
ANOS 40/50: GUERRA FRIA “CLÁSSICA” BLOQUEIO DE BERLIM(1948/1949)
Ordem da Guerra Fria Aula 6 Geografia Geral 1. Guerra Fria Socialização da Europa: Bulgária e Romênia Polônia e Hungria Tchecoslováquia.
GUERRA FRIA. Definição – Ordem bipolar – EUA X URSS. – Capitalismo X Socialismo. – “Paz improvável, guerra impossível”.
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
9.O ANO – LICEU ALBERT SABIN A Guerra Fria e o mundo bipolar.
Da Rússia a CEI.  Foi o país de maior extensão territorial ( mais de 22 milhões de quilômetros quadrados);  Primeiro país a colocar um equipamento.
A GUERRA FRIA 1.Conceito Conflito político, econômico, ideológico, cultural, militar entre os EUA e a URSS sem que tenha havido confronto direto entre.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair GUERRA FRIA (1945 – 1989) Definição: Conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências.
GUERRA FRIA Prof° Davi Ruschel. FINAL DA SEGUNDA GUERRA: - enfraquecimento das grandes potências européias - emergência de duas grandes potências (Bipolaridade):
GUERRAS NA GUERRA FRIA Jonatas Carvalho. GUERRA DA COREIA – 1950 – Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo)
Causas da hegemonia atual dos EUA
O que é uma ordem internacional (mundial)?
CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO
Guerra Fria.
"Esta guerra, de fato, é uma confirmação da anterior”.
GUERRA FRIA, NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Crise do Socialismo na União Soviética
Guerra Fria.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
GUERRA FRIA.
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
O Antagonismo dos Blocos
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA
Conflito político-ideologico entre as duas potências hegêmonicas.
A Segunda Guerra Mundial
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
FIM DA GUERRA FRIA AULAS
Prof: Rafael Dall’Agnol
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
GUERRA FRIA INTEGRANTES DO GRUPO: CARLOS, CLÉBER, DENER, EVA, GLÓRIA, NÁTALI E TAINARA. TURMA: 303.
Guia Abril do Estudante
MUNDO DO PÓS GUERRA AULA 7.
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
Guerra Fria.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
A Segunda Guerra Mundial Antecedentes: Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO
QUIZ GUERRA FRIA.
O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
B) COEXISTÊNCIA PACÍFICA ou DEGELO (1956 – 1968):
Mundo Bipolar Mundo Bipolarizado- Disputa de poder entre os EUA e a URSS Disputa geopolítica e ideológica; Corrida Armamentista - Paridade Bélica; Premissa.
CAPITALISMO E SOCIALISMO Capítulo 1 Página F1. capitalismo  DOUTRINA Propriedade privada dos:. meios de produção. bens de produção. bens de consumo.
GUERRA FRIA X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
CRISE DO SOCIALISMO.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Da Guerra Fria à Coexistência Pacífica
Reconstrução e política de blocos
Geografia Homem & Espaço Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. A Guerra Fria e o fim da URSS ( ) 9º ano Unidade I.
Transcrição da apresentação:

O MUNDO DIVIDIDO

X GUERRA FRIA (1945 – 1989) EUA - CAPITALISMO URSS - COMUNISMO Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial. X URSS - COMUNISMO

A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência.

"A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível." Com essa frase, o pensador Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética.

“O equilíbrio do terror”. A guerra era improvável porque o poder de destruição das superpotências era tão grande que um confronto generalizado seria, com certeza, o último. A paz era impossível porque os interesses de capitalistas e de comunistas eram inconciliáveis por natureza.

Ícones da felicidade: Nos EUA: valorização da riqueza material, individualismo, consumismo, democracia. Na URSS: bem estar social, igualdade, simplicidade, glorificação do stalinismo, censura a arte ocidental (burguesa), coletivismo

Socialismo e capitalismo: dois ideais de felicidade A Guerra Fria se manifestou em todos os setores da vida e da cultura, representando a oposição entre dois ideais de felicidade: o ideal socialista e o ideal capitalista.

Os socialistas idealizavam uma sociedade igualitária Os socialistas idealizavam uma sociedade igualitária. O Estado era o dono dos bancos, das fábricas, do sistema de crédito e das terras, e era ele, o Estado, que deveria distribuir riquezas e garantir uma vida decente a todos os cidadãos.

Para os capitalistas, o raciocínio era inverso Para os capitalistas, o raciocínio era inverso. A felicidade individual era o principal. O Estado justo era aquele que garantia a cada indivíduo as condições de procurar livremente o seu lucro e construir uma vida feliz. A solução dos problemas sociais vinha depois, estava em segundo plano.

É por isso que a implantação de um dos dois sistemas, em termos mundiais, só seria viável mediante o desaparecimento do outro. Nenhum país poderia ser, ao mesmo tempo, capitalista e comunista. Esta constatação deu origem ao maior instrumento ideológico da Guerra Fria: a propaganda!

A força da propaganda A partir do final dos anos 40 e nas décadas de 50 e 60, o mundo foi bombardeado com imagens que tentavam mostrar a superioridade do modo de vida de cada sistema. Para ridicularizar o inimigo, os dois lados utilizavam muito a força das caricaturas. A propaganda serviu para consolidar a imagem do mundo dividido em blocos.

Segundo a propaganda ocidental, a vida no lado socialista, retratada em diversos filmes de Hollywood, era triste e sem brilho, controlada pela polícia política e pelo Partido Comunista.

No mundo socialista, as imagens mostravam exatamente o contrário No mundo socialista, as imagens mostravam exatamente o contrário. A vida no socialismo era alegre e tranqüila. Os trabalhadores não precisavam se preocupar com emprego, educação e moradia. Tudo era garantido pelo Estado. A cada dia, as novas conquistas tecnológicas, especialmente na área militar e espacial, mostravam a superioridade do socialismo.

A propaganda socialista mostrava, ainda, o mundo ocidental como decadente e individualista, onde o capitalismo garantia, para alguns, uma vida confortável. E para a maioria, uma situação de miséria, privações e desemprego.

Características gerais da Guerra Fria Disputa tecnológica. Corrida armamentista. Corrida espacial. Espionagem (CIA X KGB). Busca de aliados. Conflitos regionalizados. Difamações. ROQUE X DRAGO

Quando começou a Guerra Fria? Não existe um acordo sobre a data exata do início da Guerra Fria. São esses os principais fatos que, segundo os estudiosos, podem ser considerados seu marco inicial: : A explosão nuclear sobre Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. Doutrina Truman, em fevereiro de 1947, quando foi lançada a que previa uma luta sem tréguas contra a expansão comunista no mundo. A divisão da Alemanha em dois Estados, em outubro de 1949.

Quando terminou a Guerra Fria? Não há consenso também sobre quando terminou a Guerra Fria. Alguns historiadores acreditam que foi : Em novembro de 1989, com a queda do Muro de Berlim, A dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991, num processo que deu origem à Comunidade dos Estados Independentes.

Cortina de Ferro Cortina de Ferro foi uma expressão usada no Ocidente para designar a fronteira que dividiu a Europa em duas áreas de distintas influências política e econômica, do final da Segunda Guerra Mundial até ao final da Guerra Fria.

Conferência de Yalta A conferência de Yalta foi composta de um conjunto de reuniões ocorridas entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 na estação balneária de Yalta, nas margens do mar Negro, na Criméia. O objetivo era a divisão do mundo em áreas de influência.

Fases da Guerra Fria A GUERRA FRIA CLÁSSICA (anos 40 e 50): Grande tensão entre as potências. Risco permanente de conflito nuclear. 1947: Doutrina Truman – EUA apoiariam as nações “livres” que desejassem resistir à dominação comunista. Combate ao comunismo em qualquer lugar do planeta. KOMINFORM (Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários) – União de PC’s europeus para evitar a influência dos EUA.

1947: Plano Marshall: plano econômico de auxílio aos países europeus (ocidentais). Reduziria possível influência soviética. 1949: COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) – versão soviética do Plano Marshall. 1948: Bloqueio de Berlim.

1949: Divisão da Alemanha RDA (República democrática Alemã - Alemanha Oriental – comunista ) e RFA (República Federal da Alemanha - Alemanha Ocidental - capitalista).

Macartismo (1948 – 1952 aproximadamente): Senador Joseph Eugene McCarthy. Perseguições nos EUA a artistas, intelectuais e funcionários de setores governamentais suspeitos de ligações com comunistas. Histeria anticomunista. “Caça às bruxas”.

Caso Rosenberg Em plena Guerra Fria, americanos e soviéticos espionavam um ao outro em sigilo absoluto. A execução do casal Rosenberg em 1953 é um tema que expõe os lados envolvidos no conflito e o ônus histórico da disputa pelo poder.

1955: PACTO DE VARSÓVIA – aliança militar de países do leste europeu. 1949: OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) – aliança militar de países capitalistas. 1955: PACTO DE VARSÓVIA – aliança militar de países do leste europeu.

Coréia do Norte -comunista Risco de guerra atômica. Guerra da Coréia (1950 – 1953) Coréia do Norte -comunista X Coréia do Sul - capitalista CHINA + URSS – pró norte. EUA + ONU – pró sul. Risco de guerra atômica. Paz de Panmunjom. Sem vencedores. Gal. McArthur

A GUERRA DA CORÉIA

Crianças refugiadas da Guerra da Coréia. “A Guerra da Coréia” – Pablo Picasso

COEXISTÊNCIA PACÍFICA ou DEGELO (1956 – 1968): Nikkita Krushev (1955 – 1964): XX Congresso do PCUS – condenação pública do stalinismo; ataque ao culto a personalidade e autoritarismo (expurgos e prisões do regime anterior). Disputas restritas ao campo econômico. Ênfase em bens de consumo. Maior liberdade política (relativa).

Início oficial da corrida espacial. Invasão soviética a Hungria (1956): Ministro húngaro Imre Nagy é deposto após defender a exclusão de seu país das tropas do Pacto de Varsóvia. Início oficial da corrida espacial. Rompimento de relações entre URSS e CHINA (1960). Yuri Gagarin: 1º homem no espaço (1961).

Tropas do Pacto de Varsóvia invadindo a Hungria. Satélite Sputnik I (1957)

Construção do Muro de Berlim (1961): maior símbolo da Guerra Fria.

DÉTENTE ou DISTENSÃO (1968 - 1979) Continuação de políticas internacionais que reduzissem enfrentamentos diretos entre as potências.

A NOVA GUERRA FRIA (1980 - 1989): Retomada de hostilidades e militarismo acentuado. Ronald Reagan (EUA 1981 – 1989): Corrida armamentista. Apoio aos “Contras” na Nicarágua. Invasão da Ilha de Granada (1983). Projeto “Guerra nas Estrelas”

Mikhail Gorbatchev (URSS 1985 – 1991) Perestroika (reestruturação) – mudanças econômicas. Abertura para empresas estrangeiras. Propriedade privada (limitada). Redução de custos com armamentos. Redução de apoio financeiro aos países do bloco. Glasnost (transparência) – mudanças políticas. Pluripartidarismo. Democratização. Desburocratização.

Com a saída de Gorbatchev entrou Boris Yeltsin, que acabou com a URSS e fez a Rússia retornar ao capitalismo.

O Brasil e a guerra fria O Brasil ficou do lado dos EUA e do “Mundo Livre” e em 1947 o partido comunista ficou proibido de funcionar, além do Brasil tem rompido relações diplomáticas com a URSS. Para o Brasil o comunismo passou a ser sinônimo de perigo principalmente após o golpe militar de 64, dado pelos militares, que transformou o país numa ditadura.

As Mãos Com mãos se faz a paz se faz a guerra. Com mãos tudo se faz e se desfaz. Com mãos se faz o poema - e são de terra. Com mãos se faz a guerra - e são a paz. Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra. Não são de pedras estas casas, mas de mãos. E estão no fruto e na palavra as mãos que são o canto e são as armas. E cravam-se no tempo como farpas as mãos que vês nas coisas transformadas. Folhas que vão no vento: verdes harpas. De mãos é cada flor, cada cidade. Ninguém pode vencer estas espadas: nas tuas mãos começa a liberdade. Manuel Alegre

Foto tirada em 1972, que mostra a menina Kim Phuc, de 9 anos fugindo nua com outras pessoas da fumaça de napalm, pulverizado sobre os campos do Vietnã. Foto: Nick Ut. Fonte: BBC.