Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DO VERBO.
Advertisements

Verbos – Prova Bimestral
O Verbo.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
O verbo O verbo.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Revisando as 5 flexões verbais!
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
Escola Estadual Maria José
Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.
Pretérito Imperfeito Verbos Regulars. Quando se usa o pretérito imperfeito? Para descrever algo no pasado Normalmente são traduzidos por inglês com a.
Os verbos As palavras que indicam as ações praticadas pelo sujeito chamam-se verbos.
Conjugação Verbal: tempos derivados do presente do indicativo AULAS 25 e 26 (pág. 16)
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 14. Verbos AULA DIGITAL.
II UNIDADE.  Os verbos são ferramentas importantes para a construção de sentido nos textos, expressando as ações, os estados, os fatos e os fenômenos.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 24. As Orações Subordinadas Substantivas AULA DIGITAL.
1 CLASSES GRAMATICAIS 4 Verbo e conjugação verbal.
Tarefa de Recuperação 2. a) Em que modo está o verbo usado no aviso? Indicativo, Subjuntivo ou Imperativo? Por quê? O verbo está no Modo Imperativo, pois.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Verbos. Infinitivo: trata-se do nome do verbo, ou seja, o verbo sem nenhuma conjugação. Gerúndio: indica a continuidade da ação, ou seja, uma ação que.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
Verbos. Conceito de verbo Verbos são palavras que exprimem: a)ação: dançar, cantar, falar... b)estado: ser, estar... c)mudança de estado: tornar-se, virar...
Classes de palavras: o verbo
UNIVERSIDADE CÉSAR VALLEJO
Conjugação Perifrástica
Funções sintáticas Porto Editora.
Funções sintáticas Porto Editora.
Português Aula 06 Professor: Ulisses Coelho
Verbo Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação (correr); Estado.
Verbos Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.
Classes de Palavras Classes abertas (constituídas por um número ilimitado de palavras): Nomes Verbos Classes fechadas (constituídas por um número limitado.
OS TEMPOS COMPOSTOS Os tempos compostos resultam da conjugação de um verbo auxiliar, normalmente o verbo TER e, raramente, o verbo Haver, com o particípio.
Verbo È a classe de palavras que se flexiona em pessoa, numero, tempo, modo e voz. Pode indicar entre outros processos. Ação(correr) Estado(ficar) Fenômeno(chover)
CRASE.
Texto Narrativo Sequência de fatos
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
Classes de palavras: o verbo
Tempo aspeto e modalidade
PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
Ou um estado.
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
Verbos no modo Imperativo
VERBO O verbo é, sem dúvida, o tipo de palavra mais importante do idioma, porque é ele que dá sustentação à estrutura dos enunciados, funcionando como.
VERBOS Verbos – são palavras variáveis que exprimem acções, estados ou processos, representados no tempo.
Colocação Pronominal Quem me telefonou ontem? Pronome antes do verbo
Verbos Classificação.
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Verbo principal e verbo auxiliar
DISCURSODIRETO, DISCURSOINDIRETO E DISCURSOINDIRETOLIVRE ***************************
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
Ou um estado.
Classes de palavras: o verbo
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
Professor: Tarso Zagato
Verbos IV Prof.ª Eliany R. Molinari. Correlacionando tempos e modos: Indicativo e Subjuntivo  Períodos que exprimem ordem, pedido ou desejo:  Eu espero.
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
VERBOS -I.
Oi, como você acordou esta manhã?
Unidade 4 VERBOS.
16/08/19 Professora Fernanda .
Presente do subjuntivo
Colocação Pronominal Estudo da posição adequada dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, os, as,lhes, nos e vos)
Transcrição da apresentação:

Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo Infinitivo Particípio Gerúndio Exercícios Ligações

INTRODUÇÃO A linguagem humana divide-se em duas grandes categorias: LINGUAGEM VERBAL e LINGUAGEM NÃO-VERBAL Linguagem verbal - É toda a forma de comunicação que se manifesta através da palavra: escrita ou oral. Linguagem não-verbal - É toda a forma de comunicação que se serve de gestos, imagens e sinais para estabelecer relações de sentido.

VERBO “Entende-se por verbo a unidade de significado categorial que se caracteriza por ser um molde pelo qual o falar organiza o seu significado lexical”. (BECHARA, Evanildo) ENTENDENDO VERBO - É a palavra cuja essência do significado serve para construir as relações de sentido entre língua e realidade (empírica, racional ou espiritual).

Verbo é a palavra que indica ação, estado, processo, fenômeno da natureza. (cair) ESTADO (estar) FENÔMENO (chover)

Vós aprendeis rapidamente a lição sobre os verbos, nesta na aula. O verbo é o centro, o núcleo da frase. Por si só, pode constituir uma frase completa. Quem aprende? O que aprende? Como aprende? Onde aprende? Compreenderam? Vós aprendeis rapidamente a lição sobre os verbos, nesta na aula. Ouçam! Por exemplo… Sim, o verbo é o centro da frase porque todas as restantes palavras se agrupam à sua volta.

Singular: Eu corro Tu corres Ele(a) corre Plural: Nós corremos Vós correis Eles(as) correm Verbo é uma palavra que normalmente vem precedida por um pronome pessoal - eu, tu, ele(ela), nós , vós, eles(elas) - que representa as pessoas verbais.

Pessoa / Número O verbo apresenta variação das três pessoas gramaticais (singular/plural) 1ª pessoa (a que fala) - Ex: Eu estudo; nós estudamos 2ª pessoa (a quem se fala) - Ex: Tu estudas; vós estudais 3ª pessoa (de quem se fala) - Ex: Ele estuda; eles estudam

Ex: Se estudasse; Talvez estude. O verbo é a palavra mais variável de qualquer língua, pois varia em modo, tempo, número, pessoa e voz. Indicativo Encara a ação como uma realidade, uma certeza. Ex: Eu estudo. Subjuntivo Encara a ação como possível, desejável. Ex: Se estudasse; Talvez estude. Modos são as diversas maneiras de encarar a realização da ação. Imperativo Encara a ação como uma ordem, um conselho, um pedido. Ex: Estuda! Infinitivo Encara a ação em abstrato. Ex. estudar, aprender.

Tempos verbais simples O tempo verbal indica o momento da realização da ação. O presente indica que a ação se realiza atualmente Ex. Estudo; escrevemos. O pretérito indica que a ação é anterior ao momento presente, é passada. Ex. Estudei o verbo; Fazia os exercícios. O futuro indica que a ação se há de realizar num momento posterior ao atual. Ex. Eu estudarei quando chegar a casa. Verbo é a palavra que pode ser conjugada no passado, no presente e no futuro.

Os tempos verbais     O presente O passado O futuro

 O pretérito pode ser: O PASSADO    P. Mais-que-Perfeito Pretérito Perfeito Pretérito Imperfeito O pretérito pode ser: Imperfeito, quando indica uma ação que no passado se apresenta como inacabada, imperfeita. Ex: Eu estudava, quando a minha mãe chegou. Perfeito, quando indica uma ação passada, concluída. Ex: Eu estudei para o teste. Mais-que-perfeito, quando indica uma ação passada, mas anterior a outra também já passada. Ex: Eu já estudara, quando começou a telenovela.

Ex: Na próxima semana estudarei para o Tempos verbais O Futuro pode ser Do Presente, que indica que a ação se realizará no futuro Ex: Na próxima semana estudarei para o teste de LP. Do Passado, Indica um fato futuro, mas relacionado a um outro no passado. Exemplo: Daniel pintaria a casa, mas a tinta acabou antes de terminar o serviço.

O Presente Um pouco de prática Exercícios O meu vizinho ____________ com o meu pai. (falar) Tu ____________ muito depressa. (comer) A minha irmã ____________ cedo. (partir) Eu ___________ enquanto tu danças. (cantar) O Rui e eu ____________ sempre atentos. (estar) 13

Eles ___________ os parabéns ao aniversariante. (dar) Os teus irmãos _____________ no restaurante. (servir) Tu ____________ uma composição. (escrever) Enquanto eu __________ (ver) um filme a minha mãe __________ (fazer) o jantar e o meu pai ____________ (dormir) tranquilamente. A Ana ____________ (pôr) um CD enquanto nós _____________. (dançar) 14

O Pretérito Perfeito Um pouco de prática O aluno ____________ com o professor. (falar) Tu ____________ sopa todos os dias. (comer) O meu pai ____________ muito cedo. (partir) Eu ___________ quando tomava banho. (cantar) A Rita e eu ____________ conversando. (estar) 15

Eles ___________ uma festa na garagem. (dar) Os meus irmãos _____________ à mesa. (servir) Tu ____________ uma carta. (escrever) Enquanto eu __________ (ver) televisão, a Marta __________ (fazer) um desenho e o meu irmão _____________ (dormir) descansadamente. O José ____________ (pôr) música enquanto nós _____________. (dançar) 16

O Pretérito Imperfeito Um pouco de prática O Sérgio ____________ muito. (falar) Tu ____________ pizza todos os sábados. (comer) Às 8h a Sónia ____________ para o Porto. (partir) Eu ___________ alto mas ninguém me ouvia. (cantar) A Rita e eu ____________ nas festas todas. (estar) 17

Eles ___________ flores à professora. (dar) Os meus primos _____________ à mesa. (servir) Tu ____________ no caderno diário. (escrever) Ontem à noite eu __________ (ver) televisão, o meu pai __________ (fazer) umas contas e a minha mãe _____________ (dormir) na sua cama. O Rui ____________ (pôr) e nós _____________. (dançar) 18

O Pretérito Mais-que-Perfeito Um pouco de prática O professor ____________ com o meu pai. (falar) Tu ____________ um bom jantar. (comer) O André ____________ de viagem. (partir) Eu ___________ com muita atenção. (cantar) O Rui e eu ____________ vendo um filme. (estar) 19

Eles ___________ uma ajuda ao meu colega. (dar) Os meus vizinhos _____________ o almoço. (servir) Tu _____________ (escrever) e eu ditara. Nesse dia eu __________ (ver) um dvd, a minha mãe ____________ (fazer) o lanche e a minha irmã _____________ (dormir) tranquilamente. Ele ______________ (pôr) a música a tocar e nós _____________ (dançar) até tarde. 20

O Futuro Um pouco de prática A minha prima ____________ comigo. (falar) Tu ____________ sozinha. (comer) O António ____________ de férias amanhã. (partir) Eu ___________ se tu também cantares. (cantar) A Rosa e eu ____________ em casa. (estar) 21

Eles ___________ uma boa gorjeta. (dar) Os meus amigos _____________ num café. (servir) Tu ____________ uma longa carta. (escrever) Eu __________ (ver) televisão, a minha irmã Rute ___________ (fazer) a sua cama e o meu irmão _____________ (dormir). O Luís ____________ (pôr) a música a tocar e nós _____________. (dançar) 22