Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo Infinitivo Particípio Gerúndio Exercícios Ligações
INTRODUÇÃO A linguagem humana divide-se em duas grandes categorias: LINGUAGEM VERBAL e LINGUAGEM NÃO-VERBAL Linguagem verbal - É toda a forma de comunicação que se manifesta através da palavra: escrita ou oral. Linguagem não-verbal - É toda a forma de comunicação que se serve de gestos, imagens e sinais para estabelecer relações de sentido.
VERBO “Entende-se por verbo a unidade de significado categorial que se caracteriza por ser um molde pelo qual o falar organiza o seu significado lexical”. (BECHARA, Evanildo) ENTENDENDO VERBO - É a palavra cuja essência do significado serve para construir as relações de sentido entre língua e realidade (empírica, racional ou espiritual).
Verbo é a palavra que indica ação, estado, processo, fenômeno da natureza. (cair) ESTADO (estar) FENÔMENO (chover)
Vós aprendeis rapidamente a lição sobre os verbos, nesta na aula. O verbo é o centro, o núcleo da frase. Por si só, pode constituir uma frase completa. Quem aprende? O que aprende? Como aprende? Onde aprende? Compreenderam? Vós aprendeis rapidamente a lição sobre os verbos, nesta na aula. Ouçam! Por exemplo… Sim, o verbo é o centro da frase porque todas as restantes palavras se agrupam à sua volta.
Singular: Eu corro Tu corres Ele(a) corre Plural: Nós corremos Vós correis Eles(as) correm Verbo é uma palavra que normalmente vem precedida por um pronome pessoal - eu, tu, ele(ela), nós , vós, eles(elas) - que representa as pessoas verbais.
Pessoa / Número O verbo apresenta variação das três pessoas gramaticais (singular/plural) 1ª pessoa (a que fala) - Ex: Eu estudo; nós estudamos 2ª pessoa (a quem se fala) - Ex: Tu estudas; vós estudais 3ª pessoa (de quem se fala) - Ex: Ele estuda; eles estudam
Ex: Se estudasse; Talvez estude. O verbo é a palavra mais variável de qualquer língua, pois varia em modo, tempo, número, pessoa e voz. Indicativo Encara a ação como uma realidade, uma certeza. Ex: Eu estudo. Subjuntivo Encara a ação como possível, desejável. Ex: Se estudasse; Talvez estude. Modos são as diversas maneiras de encarar a realização da ação. Imperativo Encara a ação como uma ordem, um conselho, um pedido. Ex: Estuda! Infinitivo Encara a ação em abstrato. Ex. estudar, aprender.
Tempos verbais simples O tempo verbal indica o momento da realização da ação. O presente indica que a ação se realiza atualmente Ex. Estudo; escrevemos. O pretérito indica que a ação é anterior ao momento presente, é passada. Ex. Estudei o verbo; Fazia os exercícios. O futuro indica que a ação se há de realizar num momento posterior ao atual. Ex. Eu estudarei quando chegar a casa. Verbo é a palavra que pode ser conjugada no passado, no presente e no futuro.
Os tempos verbais O presente O passado O futuro
O pretérito pode ser: O PASSADO P. Mais-que-Perfeito Pretérito Perfeito Pretérito Imperfeito O pretérito pode ser: Imperfeito, quando indica uma ação que no passado se apresenta como inacabada, imperfeita. Ex: Eu estudava, quando a minha mãe chegou. Perfeito, quando indica uma ação passada, concluída. Ex: Eu estudei para o teste. Mais-que-perfeito, quando indica uma ação passada, mas anterior a outra também já passada. Ex: Eu já estudara, quando começou a telenovela.
Ex: Na próxima semana estudarei para o Tempos verbais O Futuro pode ser Do Presente, que indica que a ação se realizará no futuro Ex: Na próxima semana estudarei para o teste de LP. Do Passado, Indica um fato futuro, mas relacionado a um outro no passado. Exemplo: Daniel pintaria a casa, mas a tinta acabou antes de terminar o serviço.
O Presente Um pouco de prática Exercícios O meu vizinho ____________ com o meu pai. (falar) Tu ____________ muito depressa. (comer) A minha irmã ____________ cedo. (partir) Eu ___________ enquanto tu danças. (cantar) O Rui e eu ____________ sempre atentos. (estar) 13
Eles ___________ os parabéns ao aniversariante. (dar) Os teus irmãos _____________ no restaurante. (servir) Tu ____________ uma composição. (escrever) Enquanto eu __________ (ver) um filme a minha mãe __________ (fazer) o jantar e o meu pai ____________ (dormir) tranquilamente. A Ana ____________ (pôr) um CD enquanto nós _____________. (dançar) 14
O Pretérito Perfeito Um pouco de prática O aluno ____________ com o professor. (falar) Tu ____________ sopa todos os dias. (comer) O meu pai ____________ muito cedo. (partir) Eu ___________ quando tomava banho. (cantar) A Rita e eu ____________ conversando. (estar) 15
Eles ___________ uma festa na garagem. (dar) Os meus irmãos _____________ à mesa. (servir) Tu ____________ uma carta. (escrever) Enquanto eu __________ (ver) televisão, a Marta __________ (fazer) um desenho e o meu irmão _____________ (dormir) descansadamente. O José ____________ (pôr) música enquanto nós _____________. (dançar) 16
O Pretérito Imperfeito Um pouco de prática O Sérgio ____________ muito. (falar) Tu ____________ pizza todos os sábados. (comer) Às 8h a Sónia ____________ para o Porto. (partir) Eu ___________ alto mas ninguém me ouvia. (cantar) A Rita e eu ____________ nas festas todas. (estar) 17
Eles ___________ flores à professora. (dar) Os meus primos _____________ à mesa. (servir) Tu ____________ no caderno diário. (escrever) Ontem à noite eu __________ (ver) televisão, o meu pai __________ (fazer) umas contas e a minha mãe _____________ (dormir) na sua cama. O Rui ____________ (pôr) e nós _____________. (dançar) 18
O Pretérito Mais-que-Perfeito Um pouco de prática O professor ____________ com o meu pai. (falar) Tu ____________ um bom jantar. (comer) O André ____________ de viagem. (partir) Eu ___________ com muita atenção. (cantar) O Rui e eu ____________ vendo um filme. (estar) 19
Eles ___________ uma ajuda ao meu colega. (dar) Os meus vizinhos _____________ o almoço. (servir) Tu _____________ (escrever) e eu ditara. Nesse dia eu __________ (ver) um dvd, a minha mãe ____________ (fazer) o lanche e a minha irmã _____________ (dormir) tranquilamente. Ele ______________ (pôr) a música a tocar e nós _____________ (dançar) até tarde. 20
O Futuro Um pouco de prática A minha prima ____________ comigo. (falar) Tu ____________ sozinha. (comer) O António ____________ de férias amanhã. (partir) Eu ___________ se tu também cantares. (cantar) A Rosa e eu ____________ em casa. (estar) 21
Eles ___________ uma boa gorjeta. (dar) Os meus amigos _____________ num café. (servir) Tu ____________ uma longa carta. (escrever) Eu __________ (ver) televisão, a minha irmã Rute ___________ (fazer) a sua cama e o meu irmão _____________ (dormir). O Luís ____________ (pôr) a música a tocar e nós _____________. (dançar) 22