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Publicoucamila cwackerhage Alterado mais de 5 anos atrás
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Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO
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AS PRIMEIRAS PALAVRAS: À palavra é o primeiro elemento linguístico, ligado à um contexto experiencial, que significa um avanço importante para a utilização de um elemento comunicativo. É bastante habitual que essa primeira palavra que à criança pronuncia geralmente é uma expressão que acompanha suas experiências como o final do almoço, por exemplo: “Ta”, ou uma saudação : “Oi”, “muito bem”. Essas expressões distanciam-se dos contextos em que normalmente se expressam e generalizam-se.
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Segundo algumas pesquisas publicadas pela revista CRESCER, à primeira palavra do bebê geralmente é “mamãe”. Já a pediatra Maria Amparo Martinez, afirma que o fonema “p” é mais fácil para a criança falar. O som do “m” é mais difícil. O mais comum é a criança começar a falar “papa”, mas tudo depende muito do meio em que ela vive e de como é estimulada”. -Quando começamos a entender as crianças criamos vínculos, associações de palavras que subentende-se que seja ao que ela queira se referir.
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As primeiras palavras costumam surgir entre os 10 e os 15 meses. Por volta dos 2 anos, a criança já é capaz de formar frases com duas ou três palavras. Aos 3 anos, as frases já são mais estruturadas e complexas. Já aos 4, o padrão de fala fica bem próximo ao do adulto, sem trocas de sons. -Dos 12 meses aos 18 meses, as crianças começam a fazer combinações de duas ou mais palavras ou utilizam o que chamamos de “palavras frases”.
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DESENVOLVIMENTO DAS PALAVRAS Nos primeiros seis meses de uso da palavra (aproximadamente entre 12 e 18 meses), as crianças aprendem a dizer até 30 palavras. Segundo (Nelson, 1985) a criança aprende cada palavra como alguma coisa relacionada a um conjunto de contexto específico. A criança pequena ainda não que as palavras são simbólicas que pode se referir a objetos ou evento qualquer que se encontrar no ambiente.
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12 À 18 MESES - Surgem as primeiras palavras funcionais que, em geral, se dá um prolongamento semântico, por ex.: chama "cachorro" a todos os animais.(auau) - Crescimento quantitativo de compreensão e produção de palavras. - Localiza fonte sonora indiretamente para cima. - Gosta de música. - Compreende verbos que representam ações concretas (dá, acabou, quer).
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- Identifica objetos familiares através de nomeação. - Identifica parte do corpo em si mesma. - Utiliza-se de palavra-frase (usa uma palavra que corresponde a um enunciado completo). - Repete palavras familiares. - Tenta contar.
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AS PRIMEIRAS PALAVRAS E O PAPEL DO PROFESSOR. Dentro da Educação Infantil, os especialistas dividem os estímulos linguísticos da seguinte maneira: Função comunicativa (estímulos através de instrumentos que permitem à relação do indivíduo com o meio). Função representativa (possibilidade de utilizar símbolos para representar o que se quer). Função lúdico- criativa (divertir-se com à utilização da linguagem por meio da brincadeira) Professor tem o papel de modeladora da linguagem.
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EXEMPLOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Função comunicativa: interação com o ambiente, cantar canções, perguntas do que pode ser determinado objeto, interação com os colegas, coisas relacionadas com o ambiente e à forma como a criança se enxerga e se comunica com o mesmo. Função representativa: utilização de desenhos, objetos, que à criança possa associar e interligar à palavra e o significado daquele objeto.
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Função lúdico-criativa: Jogos de linguagem: rodas, canções, apresentações faladas, etc. Jogos de construção: encaixes, jogos de mesa: relação entre os objetos, os nomes, os conceitos lógicos. Jogos simbólicos: recreação e imitação de situações vividas e etc.
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Links (YOUTUBE) https://www.youtube.com/watch?v=zI5j65WpNBg
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Referências: BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. APRENDER E ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Porto Alegre: Artmed, 1999.
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