Primeiros socorros no desporto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRIMEIROS SOCORROS Enfermeira Renata de Souza Zanatelli
Advertisements

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
ACIDENTES EM PISCINAS Hipotermia; Hidrocussão; TCE/TRM; Afogamento.
PRIMEIROS SOCORROS.
Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Primeiros socorros Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação.
Docente: Kátia Cristine de Carvalho
1. Desmaio/Síncope Perda súbita, temporária ou repentina da consciência Redução abrupta da irrigação cerebral Principais causas: Fome / Hipoglicemia /
Primeiros Socorros Para crianças. Introdução Mesmo vigiadas de perto, crianças podem surpreender e, em questão de segundos, se envolver em alguma situação.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
Reanimação Cardio- Respiratória (Suporte Básico de Vida) Reanimação Cardio- Respiratória (Suporte Básico de Vida)
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO VIBRAÇÃO. ÍNDICE O que é e quais são os riscos causados pela Vibração; Atividades que causam a Vibração na Construção.
SLIDE HEMATO
TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS. INTRODUÇÃO Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de.
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
Profa. Dra. Cláudia Forjaz
Apresentação Olá, pessoal!
ACIDENTES COM ANIMAIS.
Choque (Hipovolémia) Lucilia Coimbra.
Princípios de Ouro do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado
O que deve conter uma mala de primeiros socorros?
DESMAIO.
Procedimentos Básicos Profa. Dra. Cláudia Forjaz
SUGESTÃO Livro do estudante Seidel Terence Blanchard.
Treinamento, Conscientização e Prevenção
Serviço Medicina Intensiva HUC Director: Prof. Jorge Pimentel
ARBOVIROSES: Estratificação de Risco e Fluxo Assistencial
Influenza A H1N1 Fique por dentro! Ângela Ginbo-Lima Ângela Ginbo-Lima.
Levantamento, transporte e deposição manual de peso.
Primeiros Socorros SBV.
Formações Falécio Lda..
Engasgos e Alterações Respiratórias
Atendimento inicial de emergência Prof: Chizzo SAMU.
1 2 Escala de Dor Não-Verbal para Adultos em Ventilação Mecânica
Acção de Formação de Primeiros Socorros
ATITUDES QUE SALVAM VIDAS
13/09/2018 SERVIÇOS.
PRIMEIROS SOCORROS.
QUEIMADURAS.
Primeiros Socorros Emergências PARADA CARDIORESPIRATÓRIA (PCR) DESFIBRILADORES EXTERNOS AUTOMÁTICOS (DEA) AFOGAMENTO.
Socorros de Urgência Aplicados à Educação Física Prof. Espec. em Urgência e Emergência Gilberto de Jesus.
ATLETISMO (SALTOS).
Procedimentos de Segurança
Objectivo ​ Identificar os sinais e sintomas de obstrução da via aérea em vítima adulta ​ Reconhecer os diversos tipos de obstrução da via aérea ​ Conhecer.
Projeto de Extensão Universitário Primeiros Socorros FRATURAS, LUXAÇÕES E ENTORSES.
PRIMEIROS SOCORROS. Introdução Os Primeiros Socorros ou socorro básico de urgência são as medidas iniciais e imediatas dedicadas à vítima, fora do ambiente.
PRIMEIROS SOCORROS. O QUE É? Como o nome diz, primeiros socorros são os primeiros procedimentos simples com o intuito de preservar vidas em situações.
Educação Física Primeiros Socorros.
Emergências Obstétricas e Hipertensivas
Profa Renata Guzzo Souza Belinelo
Trauma Músculo-Esquelético
Educação Física Primeiros Socorros.
O que fazer em casos de: Queda, Intoxicação, Desmaio, Convulsões, e Hemorragia. Alice Ventura; Alinny Frauany; Francisco de Assis; Kelúria Brito; Pamela.
PRIMEIROS SOCORROS DISCIPLINA /2013. PRIMEIROS SOCORROS - OBJETIVO IDENTIFICAR E UTILIZAR AS PRIMEIRAS AÇOES E CONCEITOS RELATIVOS A PRIMEIRO SOCORROS;
Posição lateral de segurança
GRIPE = INFLUENZA. É UMA DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA INFLUENZA ≠ RESFRIADO.
Demétrio Xavier Neto João Marcelo dos Santos Torres Elianderson Costa da Silva Ramon da Silva Elias Thiago Martins Nunes.
ABORDAGEM DA VÍTIMA DE TRAUMA
Primeiro socorros suporte básico BLS. Conjunto de medidas e procedimentos técnicos que tem o objetivo de manter a viabilidade dos órgãos vitais até que.
Suporte Básico de Vida em Pediatria
FRATURAS E LUXAÇÕES Alunos: Deborah E. Furtado Hugo Vianna Professora: Carolina Sampaio.
Sinais e sintomas de intoxicações e medidas de primeiros socorros.
PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS Dos primeiros socorros Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação.
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM NASCIDO PREMATURO.
Transcrição da apresentação:

Primeiros socorros no desporto

Stop Ask Look Touch Active movement Passive movement Stand up Procedimentos em campo Stop Ask Look Touch Active movement Passive movement Stand up SALTAPS (sigla em inglês para parar, perguntar, observar, tocar, mover, estender, levantar)

SALTAPS (part.1) Parar: interrompa a partida quando um jogador for ao chão. Perguntar: pergunte ao jogador o que aconteceu e como ele se sente. Verifique as suas expressões faciais e a sua posição (de pé ou deitado). Observar: observe o membro lesionado a fim de identificar sinais evidentes de lesão, como sangramento, hematoma, inchaço ou deformidade. Tocar: toque a área lesionada se o jogador permitir. Apalpe gentilmente para encontrar o local da dor. Se você estiver inseguro, não toque ou mova o membro até que uma pessoa qualificada possa avaliar o jogador.

SALTAPS (part.2) Mover (movimento ativo): o jogador consegue movimentar o membro? Com ou sem dor? Se ele não puder movê-lo, retire-o de campo. Estender (movimento passivo): em caso de resposta positiva para a questão anterior, movimente o membro/articulação até estendê-lo completamente e observe a reação do jogador. Levantar: depois que o jogador levantar e continuar a jogar, verifique se ele está correndo normalmente ou está a tentar superar a dor. Independentemente da situação, observe-o atentamente e retire-o da partida em caso de dúvida.  IMPORTANTE: NUNCA mova um jogador com suspeita de lesão na coluna vertebral, com suspeita de fratura no pescoço ou que esteja inconsciente!

Procedimentos fora de campo (no estádio) Se não pode continuar Informar equipa técnica, Aplicar gelo (20 minutos) (caso necessário), Efectuar ligadura compressiva (caso necessário). Avaliar a localização, extensão e gravidade da lesão Se for necessário enviar para o hospital. Prescrição de terapêutica medicamentosa (caso necessário), Informar o atleta dos procedimentos que deverá efectuar em casa (PRICE).

Procedimentos fora de campo (em casa) Nas primeiras 72 horas (fase aguda) Terapêutica medicamentosa (caso seja necessário); Reavaliação médica; Avaliação imagiológica. Proteger a área lesada aplicando ligadura/não fazer carga; Descansar o membro lesionado; Colocar gelo 4 vezes ao dia períodos de 20 minutos; Efectuar ligadura compressiva; Elevar o membro lesionado; PRICE  Sigla em inglês para: Proteção; Repouso; Gelo; Compressão; Elevação.

Exemplo do tratamento de algumas lesões em campo

Procedimento lesões musculares e ligamentares Sintomas e sinais: • Inchaço e/ou hematoma (em poucos minutos ou gradualmente, ao longo de várias horas); • Dor ao tentar mover o membro ou testar a articulação; • Rigidez e impossibilidade de colocar todo o peso sobre o membro lesionada. Primeiros socorros Aplicar o protocolo PRICE no membro lesionado. [http://pt.fifa.com/aboutfifa/footballdevelopment/medical/playershealth/injuries/firstaid/price/index.html]

Procedimento Epistaxe Procedimento Feridas Verificar se tem corpos estranhos; Lavar com água corrente ou soro fisiológico; Fazer penso compressivo para estancar a hemorragia; Colocar o atleta numa posição confortável. Em caso de agravamento deverá dirigir-se ao Hospital Procedimento Epistaxe (sangrar pelo nariz) Pressionar ambas as narinas mesmo que só sangre de uma; Colocar controlador de hemorragias nasais. Em caso de agravamento deverá dirigir-se ao Hospital

Procedimento obstrução respiratória

Iniciar ciclos de 30 compressões e 2 respirações Procedimento Reanimação Cardio-Pulmonar Suporte Básico de Vida C (Compressões torácicas) A (Via aérea) B (Ventilação) Iniciar ciclos de 30 compressões e 2 respirações RCP de alta qualidade Frequência mínima de 100/min; Profundidade de compressão mínima de 5 cm; Permitir retorno total do tórax; Minimizar interrupções nas compressões torácicas; Evite ventilação excessiva. [American Heart Associacion (2012)]

Procedimento Reanimação Cardio-Pulmonar Notas importantes: Avaliação e segurança do local; Inclinar a cabeça e elevar o queixo para abertura da via aérea; A utilização do DEA só pode ser executada por socorrista habilitado. [American Heart Associacion (2012)]

Procedimento Desmaio / Lipotimia Definição Perda momentânea de consciência/ tontura; Não dura mais que 3 minutos. Etiologia Dor; Exaustão; Carências alimentares (ex. hipoglicemia). Tratamento Não deslocar o atleta; Contactar o serviço de emergência médica; Se existir respiração e pulso... colocar em Posição Lateral de Segurança (P.L.S.) e tentar despertar o atleta (se não existir respiração iniciar imediatamente o Suporte Básico de Vida). Posição Lateral de Segurança (PLS)

Procedimento Concussão (uma concussão é uma lesão do cérebro) Avaliar sintomas: perda de consciência, dor de cabeça, tontura, enjoo , falta ou perda do equilíbrio, convulsões, etc. [ver Pocketscat2] Avaliar funções da memória: Que dia é hoje? Onde estás? Qual é o resultado do jogo? Fazer teste de equilíbrio. Não subestime uma lesão na cabeça!! O atleta com suspeita de concussão deve abandonar IMEDIATAMENTE o terreno de jogo e dirigir-se ao hospital mais próximo.

Exemplo de situações que é necessário contactar a emergência médica Perda de consciência (nunca se deve mover o atleta!) Lesões no pescoço ou coluna vertebral (nunca se deve mover o atleta!); Fraturas ósseas; Lesões severas na cabeça ou face; Lesões nos olhos; Lesões abdominais; Quando não existe certeza sobre o grau da lesão; Dificuldades respiratórias. Ligar 112 INEM, Cruz Vermelha, Bombeiros.

Saco de apoio Médico Material básico Luvas, Compressas, Gelo, Soro fisiológico, Betadine, Tesoura, Algodão, Pensos, Gelo, Ligaduras, Tape, Álcool, Mefix, Pomada de aquecimento, Descongestionantes digestivos. Ver artigo: http://www.acsm.org/AM/Template.cfm?Section= Clinicians1&Template=/CM/ContentDisplay.cfm&ContentID=8066