FUNÇÕES DA LINGUAGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO Profª: Élcia Liana
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Paciente – Não, eu estou gritando só para assustar a enfermeira. ***
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Aula 3: Gêneros textuais e funções da linguagem
Funções intrínsecas do texto
Função emotiva ou expressiva
PROFͣ SABRINA LINHARES
Professora: Aíla Rodrigues
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
As funções da linguagem
RUMO A UMA TIPOLOGA DOS TEXTOS
Funções da Linguagem.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Montagem do texto publicitário
Comunicação.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
Funções da Linguagem Professora Raysa.
FALAFALA Sf.1- Ação ou faculdade de falar. 2- Voz. 3- Discurso.
Funções da Linguagem.
Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Professora: Evelise Faraco de Oliveira LÍNGUA PORTUGUESA 2016/2.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM. EMISSOR (emotiva) MENSAGEM (poética) CONTEXTO (referencial) RECEPTOR (conativa) CÓDIGO (metalinguística) CANAL (fática) (linguista.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
Elementos da comunicação Língua e Linguagem Gêneros textuais
FUNÇÕES DA LINGUAGEM UNIDADE 1 pp. 28 a 32.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Aula 01 Português Professor: Ulisses Coelho
Poema Escolhidos Manoel Bandeira.
Linguagem e Comunicação
o valor semântico, do qual depende sua coerência;
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem.
A COMUNICAÇÃO VERBAL.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação e expressão
Funções da Linguagem Profª Suzete
Funções da Linguagem.
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
Página 52, 53 (exercícios 4 a 6) e 57 (exercício 1 e 2)
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Comunicação e Expressão
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2017.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
TIPOS DE DISCURSOS.
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
Prof.ª Mara.
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
COMUNICAÇÃO. Provocações Eles vão te pegar na esquina!
 Funções da linguagem : São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO VERBAL (referente) (emissor) (canal) (receptor)

FUNÇÕES DA LINGUAGEM (referente) referencial emotiva poética conativa (receptor) (emissor) (canal) fática metalinguística

FUNÇÃO EMOTIVA (QUEM: EMISSOR) Traduz opiniões e sentimentos do emissor da mensagem. Nas cartas pessoais, nos poemas confessionais, nas canções sentimentais, nos artigos de opiniões, nos diários, há predomínio dessa função.

Colabore com a campanha Natal sem Fome. TEXTO 2 Colabore com a campanha Natal sem Fome. Ação contra a Fome e pela Cidadania.

FUNÇÃO CONATIVA (PARA QUEM: RECEPTOR) Influi no comportamento do receptor da mensagem por meio de um apelo, ordem, súplica, sugestão etc. Entre os gêneros em que há predomínio dessa função estão os anúncios publicitários, os discursos políticos, as previsões (horóscopos) e outros.

FUNÇÃO REFERENCIAL (O QUÊ: REFERENTE) Traduz objetivamente a realidade, privilegiando o referente da mensagem, isto é, o assunto de que se fala. É a função que predomina nos gêneros de caráter científico, didático e jornalístico.

Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, TEXTO 4 O bicho Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão. Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. Manuel Bandeira

FUNÇÃO POÉTICA (COMO: MENSAGEM) Enfatiza a elaboração da mensagem de modo a ressaltar o significado e produzir um efeito artístico. Tem seu lugar privilegiado nos gêneros literários, mas podemos encontrá-la em anúncios publicitários, canções etc.

FUNÇÃO METALINGUÍSTICA (COM O QUÊ: CÓDIGO) Utiliza o código como assunto ou como explicação do próprio código. Os exemplos mais comuns em que há predominância dessa função são as aulas, os livros de gramática e os dicionários. Há também metalinguagem em um poema que reflete sobre a criação poética, um filme que tematiza o próprio cinema etc.

TEXTO 6

FUNÇÃO FÁTICA (POR ONDE: CANAL) Abre, prolonga, testa ou interrompe um canal de contato entre emissor e receptor. Em textos orais, por exemplo, essa função se manifesta todas as vezes em que se inicia e se termina um ato comunicativo.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura. São Paulo: Atual, 2009. INFANTE, Ulisses. Curso de Literatura em Língua Portuguesa. São Paulo: Scipione, 2001. Disponível em; http://romulopt.com.br/da-linguagem