A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Página 52, 53 (exercícios 4 a 6) e 57 (exercício 1 e 2)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Página 52, 53 (exercícios 4 a 6) e 57 (exercício 1 e 2)"— Transcrição da apresentação:

1 Página 52, 53 (exercícios 4 a 6) e 57 (exercício 1 e 2)
Metalinguística Página 52, 53 (exercícios 4 a 6) e 57 (exercício 1 e 2) e exemplos

2 P.52 Exercício 4: Releia o trecho abaixo.
“Eu vi um fotógrafo antes da fotografia ser inventada, [...]Vi suas pinceladas me formando.” Identifique o fotógrafo mencionado na frase. O fotógrafo mencionado na frase é o pintor Rembrandt. Quem seria o “eu”? O “eu” mencionado na frase é autorretrato de Rembrandt (é a própria pintura).

3 P.52 Exercício 5: Considerando as respostas dadas ao item b da questão anterior e relacionando os elementos verbais aos visuais, o que causa estranhamento nessa situação de comunicação? O estranhamento causado nessa situação de comunicação é provocado pelo fato de a própria pintura relatar seu processo de criação, os fatos ocorridos no decorrer da história, a criação do MASP e, além disso, reclamar da ausência do interlocutor no museu.

4 P.53 Exercício 6: Partindo do princípio de que o anunciante é um museu, qual seria a intenção desse anúncio publicitário? Partindo do princípio de que o anunciante é um museu, a intenção desse anúncio publicitário é chamar o público para conhecer a obra de Rembrandt e também o museu em questão (MASP).

5 Definição: A função metalinguística usa o código para falar do próprio código. É muito usada para “explicar” como se faz um poema, um texto, uma música, etc.

6 P.57 Exercício 1: Como a linguagem não verbal da tira indica ao leitor a passagem do tempo? A linguagem não verbal da tira indica ao leitor a passagem do tempo porque, entre o segundo e o quarto quadrinhos, o personagem está olhando para o relógio, o que dá a ideia de que ele estava parado, contando os segundos.

7 P.57 Exercício 2: Na verdade, a medição feita pelo personagem de chapéu não reflete o tempo médio de leitura das tiras, uma vez que essa tira é diferente das comuns. Qual é o tema das tiras comuns? O tema das tiras comuns pode variar muito, desde críticas sobre a política até atos do cotidiano, assim conseguindo interagir com qualquer assunto. Qual é o tema dessa tira? O tema dessa tira é a própria tira e o tempo médio que as pessoas demoram para lê-la.

8 Exemplos de Função Metalinguística:

9 Mais exemplos: "Minha música quer estar Além do gosto
Não quer ter rosto Não quer ser cultura… Minha música quer ser De categoria nenhuma Minha música quer Só ser música Minha música Não quer pouco…" (Trecho de Minha Música, de Adriana Calcanhoto) Poema que aconteceu Nenhum desejo neste domingo nenhum problema nesta vida o mundo parou de repente os homens ficaram calados domingo sem fim nem começo. A mão que escreve este poema não sabe o que está escrevendo mas é possível que se soubesse nem ligasse. Carlos Drummond de Andrade

10


Carregar ppt "Página 52, 53 (exercícios 4 a 6) e 57 (exercício 1 e 2)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google