A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Professores do Ensino Médio LINGUAGENS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Professores do Ensino Médio LINGUAGENS"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Professores do Ensino Médio LINGUAGENS
Etapa II - Caderno IV

2 “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. (Paulo Freire)

3

4 Áreas da Linguagem

5 Emoção x Corpo

6 LINGUAGENS: MÚSICA ADRIANA CALCANHOTO JOTA QUEST A MÚSICA IRRADIA.

7 LINGUAGENS: ESCULTURA
“Guiado pela minha primeira inspiração (Dante), imaginei um outro pensador, um homem nu, sentando em uma rocha, os pés encolhidos, ele sonha. O pensamento fértil devagar se desenvolve em seu cérebro. Ele não é mais um pensador, ele é criador.” Auguste Rodin A ESCULTURA TATEIA. “O Pensador” (Auguste Rodin)

8 LINGUAGENS: LITERATURA
Vôo Alheias e nossas as palavras voam. Bando de borboletas [multicolores], Voam as palavras como águias imensas. Como escuros morcegos como negros abutres, Oh! Alto e baixo em círculos e retas acima de nós, em redor [de nós] as palavras voam. E às vezes pousam. (Cecília Meireles) A POESIA SURPREENDE.

9 LINGUAGENS: CINEMA O CINEMA MOVIMENTA. “TEMPOS MODERNOS”
“O AUTO DA COMPADECIDA”

10 LINGUAGENS: PINTURA A PINTURA IMPRIME.
"Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr-do-sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca, extremamente cansado - sobre o fio de preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo - podia sentir um grito infinito atravessando a paisagem." (Edvard Munch – “O Grito)

11 LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E DESENHO
A FOTOGRAFIA FLAGRA. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

12 LINGUAGENS: CHARGE

13 LINGUAGENS: QUADRINHOS

14 1. Qual a contribuição das Linguagens para a formação do estudante do Ensino Médio e como elo integrador da área?

15 2 – A apropriação das várias formas de linguagem, ao serem mobilizados na atividade educativa, podem, de fato, favorecer ao aluno a efetivação do seu direito à aprendizagem e, consequente, o seu desenvolvimento no Ensino Médio?

16 - Os jovens estão se apropriando do direito da subjetividade e da produção do conhecimento para acessar espaços sociais e refletir sobre o seu mundo e a sua identidade?

17 A prática educativa considera as potencialidades e pendências em termos dos conhecimentos a que os jovens têm acesso e aos saberes que estão formando?(17) De que forma se dá a reflexão sobre o mundo digital, os projetos de vida, as possibilidades e questões relativas ao trabalho etc ?(18)

18 A área (linguagens) coloca em cena conhecimentos relacionados às práticas socioculturais de diferentes grupos sociais? Valoriza as maneiras do jovem estar e se apresentar ao mundo, de vivenciar criticamente as práticas sociais e a mediação discursiva que nelas incidem?

19 - Como os conhecimentos da área de Linguagem são mobilizados:
em relação à naturalização/desnaturalização das linguagens nas práticas sociais? à autoria e ao posicionamento na realização da própria prática? ao mundo globalizado, transcultural e digital e às práticas de linguagem?

20 3-Qual a relação do Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Linguagens? Trabalho...Pensamento...Linguagem?

21 4- As abordagens pedagógico-curriculares presentes nas práticas de ensino de Linguagens, visam sobretudo a humanização e a construção crítica do conhecimento?


Carregar ppt "Formação de Professores do Ensino Médio LINGUAGENS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google