Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenan Paulinely Alterado mais de 9 anos atrás
1
Formação de Professores do Ensino Médio LINGUAGENS
Etapa II - Caderno IV
2
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. (Paulo Freire)
4
Áreas da Linguagem
5
Emoção x Corpo
6
LINGUAGENS: MÚSICA ADRIANA CALCANHOTO JOTA QUEST A MÚSICA IRRADIA.
7
LINGUAGENS: ESCULTURA
“Guiado pela minha primeira inspiração (Dante), imaginei um outro pensador, um homem nu, sentando em uma rocha, os pés encolhidos, ele sonha. O pensamento fértil devagar se desenvolve em seu cérebro. Ele não é mais um pensador, ele é criador.” Auguste Rodin A ESCULTURA TATEIA. “O Pensador” (Auguste Rodin)
8
LINGUAGENS: LITERATURA
Vôo Alheias e nossas as palavras voam. Bando de borboletas [multicolores], Voam as palavras como águias imensas. Como escuros morcegos como negros abutres, Oh! Alto e baixo em círculos e retas acima de nós, em redor [de nós] as palavras voam. E às vezes pousam. (Cecília Meireles) A POESIA SURPREENDE.
9
LINGUAGENS: CINEMA O CINEMA MOVIMENTA. “TEMPOS MODERNOS”
“O AUTO DA COMPADECIDA”
10
LINGUAGENS: PINTURA A PINTURA IMPRIME.
"Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr-do-sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca, extremamente cansado - sobre o fio de preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo - podia sentir um grito infinito atravessando a paisagem." (Edvard Munch – “O Grito)
11
LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E DESENHO
A FOTOGRAFIA FLAGRA. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
12
LINGUAGENS: CHARGE
13
LINGUAGENS: QUADRINHOS
14
1. Qual a contribuição das Linguagens para a formação do estudante do Ensino Médio e como elo integrador da área?
15
2 – A apropriação das várias formas de linguagem, ao serem mobilizados na atividade educativa, podem, de fato, favorecer ao aluno a efetivação do seu direito à aprendizagem e, consequente, o seu desenvolvimento no Ensino Médio?
16
- Os jovens estão se apropriando do direito da subjetividade e da produção do conhecimento para acessar espaços sociais e refletir sobre o seu mundo e a sua identidade?
17
A prática educativa considera as potencialidades e pendências em termos dos conhecimentos a que os jovens têm acesso e aos saberes que estão formando?(17) De que forma se dá a reflexão sobre o mundo digital, os projetos de vida, as possibilidades e questões relativas ao trabalho etc ?(18)
18
A área (linguagens) coloca em cena conhecimentos relacionados às práticas socioculturais de diferentes grupos sociais? Valoriza as maneiras do jovem estar e se apresentar ao mundo, de vivenciar criticamente as práticas sociais e a mediação discursiva que nelas incidem?
19
- Como os conhecimentos da área de Linguagem são mobilizados:
em relação à naturalização/desnaturalização das linguagens nas práticas sociais? à autoria e ao posicionamento na realização da própria prática? ao mundo globalizado, transcultural e digital e às práticas de linguagem?
20
3-Qual a relação do Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Linguagens? Trabalho...Pensamento...Linguagem?
21
4- As abordagens pedagógico-curriculares presentes nas práticas de ensino de Linguagens, visam sobretudo a humanização e a construção crítica do conhecimento?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.