A Pré-História no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
Advertisements

A identidade do homem americano
Revisão para a Prova O surgimento das cidades
E.E. Braz Sinigáglia Bataiporã-MS.
A ocupação da América e do Brasil
QUEM ERAM OS PALEOÍNDIOS DA AMÉRICA
Homem americano. Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a colonização humana nas Américas.
PINTURAS RUPESTRES BRASIL E MUNDO.
Pré-História do Brasil
Vestígios Arqueológicos
Pré-História Supervisora: Maria Helena
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
O POVOAMENTO NO BRASIL Cenário do Brasil encontrado pelos primeiros povoadores: Clima seco e frio. Vegetação rasteira, cerrado e caatinga, na sua maioria.
OS POVOADORES DO ATUAL TERRITÓRIO BRASILEIRO
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
HISTÓRIA DA ARTE BRASIL
CULTURA INDÍGENA NO BRASIL
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
O continente americano antes dos europeus Maias, Astecas, Incas e Tupis.
PERGUNTADOS GEOGRAFIA. A no final do séc. XVIII, para o escoamento das indústrias. B no séc. XX, quando várias cidades surgiram ao redor delas. C a partir.
Povos indígenas ANA BEATRIZ Nº1//DIANA Nº4//LARISSA Nº15.
A chegada dos primeiros homens à América Prof. Enock Prado.
FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E OCUPAÇÃO
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
PRÉ-HISTÓRIA (4,5 milhões a.C)
Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da.
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Geo – Terra Graphien – Descrever
PRÉ-HISTÓRIA Resumo desenvolvido por: Prof_Michel
Evolução humana (capítulo 11)
Xian Reunião
ARTE INDÍGENA BRASILEIRA
Pré-História: Arte Rupestre
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
O Brasil antes dos brasileiros
O POVOAMENTO DA AMÉRICA
Povoamento da América História – Prof. Lisiane
Cultura Afro-brasileira
Primeiramente a História não pode ser compreendida como uma repetição de acontecimentos, já que os acontecimentos são protagonizados por sujeitos pertencentes.
Crescimento vegetativo ou natural
Pré-História e História
SÍTIO ARQUEOLOGICO LAGOA SANTA
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade Nos grupos sociais – AGIR COMO ARTISTAS – formam a identidade cultural. Deixam registros de suas criações nas mais.
As primeiras manifestações religiosas.
Questões teóricas sobre cultura material e imaterial
Pré-História: Arte Rupestre
Cap. 2 – O mundo no Brasil.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
O homem chega à América A teoria mais famosa para a chegada do Homem à América é a da transposição do Estreito de Bering (entre Alaska e Rússia) durante.
HISTÓRIA 2018 o que é história
HISTÓRIA 2018 o que é história
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
Origens da Terra Profª Maiara Alves.
ARQUEOLOGIA UAB – P ÓLO L UÍS C ORREIA Prof: Gabriel Domingues.
PROJETO VIVER E CONVIVER IGUALDADE RACIAL. Há cinco séculos, índios e negros são massacrados no Brasil.
HISTÓRIA 2018 poder 1.a Série ENSINO MÉDIO.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
HISTÓRIA 2018 África, Mãe terra
Sotaques brasileiros PLE Angélica Amâncio.
Profª Me. Kryshia Freitas
A Pré-História Profª Maiara Alves.
Unidade 1 A História antes da Escrita
Os Germanos. Confira no mapa abaixo onde se localizavam os principais reinos germânicos: Origem Os povos germânicos habitavam o norte da Europa, onde.
Biologia Fósseis. Componentes: Deivid Garbrecht Feltz; Thiago Ferreira Lick. Orientador(a): Meris Teresinha Tênis Vila Pavão-ES 2019.
Transcrição da apresentação:

A Pré-História no Brasil AS ORIGENS DOS POVOS BRASILEIROS

Arqueologia no Brasil

PINTURA RUPESTRE

NOSSOS NATIVOS Dentro dos estudos arqueológicos desenvolvidos na América, o Brasil concede uma significativa contribuição proveniente de seus diversos sítios arqueológicos. Entre os estados que apresentam antigos vestígios da presença humana, podemos destacar primeiramente os estados do Piauí, Minas Gerais e as regiões litorâneas do Centro-sul do país.

São Raimundo Nonato - Piauí

São Raimundo Nonato Em São Raimundo Nonato (PI), um grupo de arqueólogos liderados por Niède Guidon notificou a presença de facas, machados e fogueiras com cerca de 48 mil anos de existência. Entre as principais conclusões desses estudos, destaca-se a presença de comunidades coletivas que caçavam e utilizavam o fogo para proteger-se e alimentar-se.

Mapa: São Raimundo Nonato

São Raimundo Nonato

Mapa: Lagoa Santa

Lagoa Santa Na região de Lagoa Santa (MG), é o local onde está registrado uma das mais notórias descobertas da arqueologia nacional. Foi ali que se achou o mais antigo fóssil das Américas. Trata-se do crânio feminino que existiu há cerca de 11.500 anos. Pesquisas desenvolvidas a partir desse fóssil (apelidado de Luzia) abriram portas para novas teorias sobre o processo de ocupação do continente. Os traços negroides de Luzia levantam a suspeita de uma onda migratória da Oceania, responsável pela ocupação do nosso continente.

Luzia: Novas teorias

Litoral Brasileiro Próxima das regiões de rio e no litoral do Brasil existe outro conjunto de vestígios pré-históricos. Nestes lugares, montes de conchas e esqueletos de peixe conferem a existência de comunidades inteiras que sobreviviam da pesca. Também conhecidos como povos sambaquis, essas populações foram usualmente detectadas no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. No ano de 2001, o mais antigo sambaqui brasileiro foi encontrado em Vale do Ribeira (SP).

Mapa: Sambaquis

SAMBAQUIS Os sambaquis, montes de conchas, esqueletos, ossos, restos de fogueiras e artefatos humanos misturados à areia, alguns com mais de 30 metros de altura, e que, ainda hoje, registram a vida dos brasileiros que habitavam nossas praias há quase nove mil anos. O nome sambaqui origina-se da combinação de duas palavras na língua tupi: tamba, que quer dizer conchas, e ki significando amontoado.

Sambaqui:

SAMBAQUIS Eles são um patrimônio arqueológico da maior importância, que permite aos estudiosos pesquisar as antigas comunidades que viveram no nosso litoral. Há pelo menos nove mil anos, já havia sambaquis e os homens, mulheres e crianças que ajudaram a formá-los não eram simples e pequenos bandos de nômades em busca de comida. Eram uma sociedade com algum nível de organização e uma tecnologia adequada para usar com eficiência os recursos naturais disponíveis.

SAMBAQUIS Segundo a arqueóloga Maria Dulce Gaspar, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os sambaquis são "o resultado de um trabalho orientado pela sociedade sambaquieira, que tinha suas próprias regras sociais e organizava seu dia a dia para construir o que hoje chamamos de marcos espaciais, paisagísticos". Alguns deles, como os de Santa Catarina, são tão grandes (têm cerca de 30 metros de altura), que chegam a aparecer nos mapas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lembra Maria Dulce.

SAMBAQUIS

SAMBAQUIS

SAMBAQUIS

OUTROS SÍTIOS Nas regiões do interior do Brasil, também são encontrados riquíssimos sítios arqueológicos. Os chamados “cemitérios dos índios” são, na verdade, vestígios de antigas civilizações do território brasileiro. Ali, encontramos grandes aldeias que realizavam sofisticados rituais funerários. Datados com cerca de mil anos, esses povos possuíam uma cultura bastante diferente da dos sambaquis.

Cemitério Indígena:

CIVILIZAÇÃO MARAJOARA Ainda na região amazônica, temos relato sobre um outro conjunto de povos pré-históricos. Designados como integrantes da civilização marajoara, esses povos deixaram interessantes vestígios materiais. Dotados de uma arte ceramista ricamente detalhada, os marajoaras fazem parte dos mais complexos grupos humanos que viveram em terras brasileiras.

Cerâmica Marajoara:

FIM??? Com o passar dos anos, as civilizações ameríndias foram desenvolvendo-se em território nacional. Espalhados em diferentes tribos, os índios brasileiros integraram uma parte mais recente da História das populações nativas do Brasil. A partir do século XV, a chegada dos europeus transformou radicalmente a situação dos índios. A intolerância religiosa e cultural, a violência e as epidemias foram responsáveis pela dizimação dos povos indígenas no país.