A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ-HISTÓRIA Resumo desenvolvido por: Prof_Michel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ-HISTÓRIA Resumo desenvolvido por: Prof_Michel"— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ-HISTÓRIA Resumo desenvolvido por: Prof_Michel
Copyright © Alguns direitos reservados.

2 Algumas considerações
As informações aqui contidas fazem parte de um programa curricular específico. Não encerram, portanto, como única alternativa ao ensino deste conteúdo. Estão adaptadas para alunos do ensino fundamental e médio, baseadas em discussões feitas em sala de aula. Recomenda-se não utilizar o presente conteúdo para apresentações, devido ao formato textual extenso. Imagens não foram adicionadas e fontes não serão identificadas. No entanto, foram inseridos links de aprofundamento. Se houver erros históricos, favor relatar no

3 Sobre o termo O termo Pré-História, apesar de muito utilizado, é inadequado. Isto porque “pré” significa “antes”, e passa a idéia de que as populações que viveram neste período não tinham história. No entanto, quando o ser humano passa a transformar a natureza, já está fazendo história.

4 Quando e onde ocorreu A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há 4 mil anos. Vale ressaltar que estas datas são aproximadas e discutíveis. Pesquisas indicam que o ser humano surgiu na África, há aproximadamente 4 milhões de anos. O nomadismo fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta.

5 Ciências da Pré-História
Existem várias ciências que estudam a Pré-História, sendo que duas serão destacadas: 1- Arqueologia: ciência que estuda a cultura material humana, num dado tempo e espaço. Seu objeto de estudo são os sítios arqueológicos. 2- Paleontologia: ciência que estuda, através de fósseis, os organismos que viveram no planeta, ao longo do tempo geológico. Apostila 01, p. 04. Perguntar aos alunos se, pela imagem, eles conseguem enxergar a diferença entre arqueologia e a paleontologia. Contar como funciona o trabalho do arqueólogo e experiências no Rio de Janeiro. Falar das diferenças entre a arqueologia e a paleontologia. Enquanto a arqueologia estuda a cultura material humana, a paleontologia se esforça por estudar fósseis de animais e vegetais antigos. Ambas são importante para o estudo da Pré-História.

6 Sambaquis Sambaquis são importantes sítios arqueológicos estudados pelos arqueólogos. Seu nome se origina do tupi tamba'kï, que significa monte de conchas. Eram locais de habitação ou demarcação territorial, habitados por paleoíndios, podendo estar localizados próximos ao mar ou rios. Contém vestígios da passagem do homem, como artefatos, urnas funerárias, cerâmica e restos de fogueira. O maior sambaqui do mundo, em extensão, está localizado na cidade de Jaguaruna, Santa Catarina, Brasil. Não tem na apostila. Atividade: o que não existiria num sambaqui? Sambaquis são montes de conchas localizados em ambientes de orla marítima ou lacustres. Eram utilizados como habitação humana e depositório de restos de comida, de onde se originou o nome. Existem teorias que dizem que alguns sambaquis eram utilizados apenas em determinados períodos do ano, os chamados sambaquis sazonais.

7 Origem do homem Existe um debate entre a ciência e a fé, no que diz respeito a origem do homem. As duas principais vertentes da discussão são: 1- Criacionismo: concepção ligada ao religioso, baseada na idéia da criação do homem por um ser divino. 2- Evolucionismo: concepção ligada à ciência, baseada nas idéias de Darwin sobre evolução humana. Ao contrário do que muitos pensam, o evolucionismo não defende a idéia de que o ser humano evoluiu do macaco. Este conteúdo não tem na apostila. Explicar as duas versões sobre a origem do homem. O creacionismo (incluir link) defende a idéia bíblica que o homem (Adão) surgiu no Jardim do Éden. O evolucionismo (link) apregoa que o ser humano vem evoluindo há aproximadamente 5 milhões de anos, se adaptando à natureza e criando novas estratégias de sobrevivência. Fazer uma enquete com os alunos, questionando em qual dos ramos eles acreditam, mas sem entrar em discussões de ordem religiosa.

8 Evolução Humana I Os seres humanos, de acordo com a ciência, evoluíram a partir de um ancestral desconhecido. A partir daí, surgiram várias ramificações evolutivas: 1- Australopitecus: ancestral mais antigo do homem. 2- Homo Habilis: caracterizado pelo uso de ferramentas em osso, madeira e pedra. 3- Homo Erectus: destacou-se pela postura corporal, criação de ferramentas elaboradas e uso do fogo. Apostila 01, p. 04.Fazer ou não atividade? Incluir objetos pré-históricos, como armas, instrumentos musicais e ferramentas? Explicar as etapas da evolução humana, destacando que pertencemos ao gênero Homo Sapiens Sapiens. O Homo Habilis, passou a manipular ferramentas, por isso o termo Habilis (habilidade). O Homo Erectus adotou a postura ereta, com a coluna vertebral já desenvolvida. A partir do Homem de Neandertal já se fazia homenagens aos mortos, dotado de consciência da morte. Fazer a brincadeira do “Homo”.

9 Evolução Humana II 4- Homo Sapiens: caracterizado pelo desenvolvimento do raciocínio, que conferiu maior habilidade no uso de ferramentas e organização social. Esta espécie deu origem ao homem moderno. 5- Homo Sapiens Neandertalensis: além das características do Sapiens, destacou-se pelo ato de enterrar e prestar homenagens aos mortos.

10 Fases da Pré-História: Paleolítico I
O Paleolítico é também denominado Idade da Pedra Lascada, e abrange um período que vai de 4 milhões a 10 mil anos, aproximadamente. A economia era baseada na caça, pesca e coleta de alimentos. O estilo de vida era nômade, ou seja, as populações do período não se fixavam muito tempo um lugar só.

11 Fases da Pré-História: Paleolítico II
Neste período, as habitações mais comuns eram cavernas ou choças. No Paleolítico surgiu a arte rupestre (arte em cavernas), assim como a descoberta do fogo. O fogo teve importante função na iluminação, aquecimento, cozimento de alimentos e proteção contra predadores.

12 Fases da Pré-História: Neolítico I
O Neolítico é também denominado Idade da Pedra Polida, e abrange um período que vai de 10 mil a 5 mil anos, aproximadamente. A economia era baseada na agricultura e pecuária, ou seja, o ser humano passou a produzir o seu próprio alimento. Alguns denominam esta mudança de Revolução Neolítica. A produção de alimentos fez o estilo de vida virar sedentário, tendo o homem se fixado à terra. A habitação em casas se tornou comum.

13 Fases da Pré-História: Neolítico II
Neste período houve o surgimento do comércio, das primeiras cidades e da propriedade privada. A propriedade privada gerou os primeiros indícios de desigualdade social. Após o Neolítico, fala-se ainda em um período relativamente curto, chamado Idade dos Metais, que foi caracterizado pela fundição de metais como bronze, cobre e ferro.

14 Arte rupestre A arte rupestre era praticada em rochas e cavernas, sendo classificada em dois tipos: 1- Petroglifos: imagens (esculpidas) em rochas ou paredes de cavernas. 2- Pictoglifos: imagens (pintadas) em rochas ou paredes de cavernas. Ambos podem ser consideradas representações simbólicas ligadas ao religioso, apesar de não haver prova definitiva de sua função. Não tem na apostila. Inserir imagens de pinturas rupestres. Pinturas rupestres são pinturas feitas nas paredes de pedras e cavernas. Explicar que, apesar de não haver certeza sobre a função das pinturas rupestres, os pesquisadores consideram que continham elementos mágicos. Ou seja, eram criadas para atrair a caça.

15 Prá finalizar... Se você gostou deste resumo e quer uma versão em áudio (mp3) para ouvir onde bem entender, disponibilizamos podcasts de história para você  Para acessá-los, visite: Bom estudo e sucesso!


Carregar ppt "PRÉ-HISTÓRIA Resumo desenvolvido por: Prof_Michel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google