A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O surgimento do seres vivos Seguindo o processo evolutivo temos o Homo erectus ou Pithecantropus erectus com idade aproximada de um milão de anos que teria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O surgimento do seres vivos Seguindo o processo evolutivo temos o Homo erectus ou Pithecantropus erectus com idade aproximada de um milão de anos que teria."— Transcrição da apresentação:

1 O surgimento do seres vivos Seguindo o processo evolutivo temos o Homo erectus ou Pithecantropus erectus com idade aproximada de um milão de anos que teria iniciado o povoamento da terrra, saindo da África para a Ásia e Europa. E finalmente, os ancestrais mais próximos ao Homo sapiens encontrados na Alemanha e na França..

2 Há cerca de 1,5 milhão de anos, tendo predominado o gênero Homo sobre o Pithecus, a espécie do Homo erectus floresceu, com postura e dimensões do cérebro próximas das do homem atual. Dessa espécie, os dois exemplares mais célebres foram aquele descoberto em 1891 por Eugéne Dubois, em Java, batizado Pitecantropo de Java, e o que foi achado em Pequim, China, conhecido como Sinantropo pequinense.

3 Acredita-se que o local de origem do Homo erectus tenha sido a África centro-oriental, de onde ele teria saído (por razões desconhecidas) para povoar o mundo, chegando primeiramente à Ásia e à Europa. Mas sobre essa expansão, como também a respeito de sua chegada ao continente americano, os estudiosos possuem muitas dúvidas e poucas certezas.

4 O Homo sapiens, surgido entre 400 mil e 100 mil anos atrás é um dos últimos elos da corrente da espécie a qual todos nós pertencemos. Suas origens ainda não estão totalmente explicadas. Uma das teorias afirma que os seres humanos modernos (Homo sapiens sapiens) evoluíram ao mesmo tempo a partir de populações primitivas da África, Ásia e Europa, misturando-se uns aos outros geneticamente.

5 Segundo os defensores dessa corrente, isso se justifica pelo fato de que, em determinadas regiões, populações humanas modernas possuem algumas estruturas anatômicas semelhantes a populações de Homo erectus que ali viveram no passado.

6 As duas classificações se baseiam nas técnicas ou nos utensílios inventados pelo homem nas épocas focalizadas. Assim, quando se fala em Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), têm-se em vista instrumentos rudimentares de pedra, de madeira ou de osso. E, ao falarmos em Neolítico (ou Idade da Pedra Polida)

7 ErOs australopitecos formavam um grande grupo de animais parecidos com os chimpanzés. Mas, ao contrário deles, já não andavam sobre quatro patas. am meio humanos, embora apresentassem um cérebro pequeno demais. Também tinham os dentes e o maxilar diferentes, bem maiores e mais pesados que os humanos.

8

9 São nossos ancestrais diretos portanto já apresentavam todas as características do homem atual. O Homo Neanderthalensis, encontrado a cerca de 100 mil anos no vale do Rio Neander na Alemanha, e o homem de Cro-Magnon, com cerca de 50 mil anos, encontrado em uma região francesa de mesmo nome

10 Até o século XIX os cientistas acreditavam que os seres humanos surgiram há apenas alguns milhares de anos e teriam aparência semelhante à que temos hoje. Isso mudou em 1859, quando o naturalista britânico Charles Darwin criou a teoria da evolução publicando o livro A origem das espécies por meio da seleção natural. De acordo com o Darwin, todas as espécies de animais e vegetais se transformam ao longo do tempo.Até o século XIX os cientistas acreditavam que os seres humanos surgiram há apenas alguns milhares de anos e teriam aparência semelhante à que temos hoje.

11 Australopitecus As transformações sofridas por nossos antepassados mais antigos não originaram apenas uma espécie, mas várias. De todas essas espécies apenas uma sobreviveu. O Homo Sapiens ou o Homo Sapiens moderno, à qual nós todos seres humanos pertencemos.

12 Os seres humanos podem ser considerados um enorme sucesso ecológico, devendo ser o animal de grandes dimensões mais abundante na Terra. Os únicos que se podem aproximar de nós são os que domesticamos (vacas, galinhas, porcos e ovelhas) ou os que dependem dos habitats por nós criados (pardais e ratos, por exemplo).

13 Será por isso surpreendente notar que o nosso sucesso se deve a uma série de quase falhanços dignos de filme de suspense: somos grandes primatas, um grupo que quase se extinguiu há 15 M.a. em competição com os macacos, mais eficientes. Somos primatas, um grupo de mamíferos que quase se extinguiu há 45 M.a. em competição com os roedores, mais eficientes. Somos tetrápodes sinapsídeos, um grupo de répteis que quase se extinguiu há 200 M.a. em competição com os dinossáurios, mais eficientes. Somos descendentes de peixes com patas, que quase se extinguiram há 360 M.a.

14 Há cerca de 200 M.a., no início da era Mesozóica – a era dos répteis -, quando surgiram os primeiros dinossáurios, aparece pela primeira vez indicação da presença dos mamíferos.

15 Já em 1900 era do conhecimento geral a existência de 4 grupos sanguíneos em seres humanos, A, B, AB e O. Cada grupo sanguíneo corresponde á presença de certas estruturas moleculares (globulinas) na superfície de glóbulos vermelhos, sintetizadas com base na informação codificada nos respectivos genes.

16 (Australopithecus) (Latim australis "do sul", Grego pithekos "macaco") constituem um género de diversos hominídeos extintos, bastante próximos aos do género Homo e, dentre eles, o A. afarensis e o A. africanus são os mais famosos. O A. africanus, primeiro descrito por Raymond Dart, com base no "crânio Infantil de Taung", datado em 2,5 a 2,9 milhões de anos, foi considerado durante muito tempo o ancestral direto do género Homo (em especial da espécie Homo erectus).

17 O Homo erectus cujo o nome significa " homem hereto ", surgiu há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás, descobriram-se fósseis do Homo erectus desde a África ( local onde acredita-se que apareceu primeiro ) até a Indonésia na Oceania, Ásia e Europa. Com a altura de um homem moderno e um cérebro do tamanho da metade do nosso o Homo erectus era bem inteligente e dominava o uso de uma das mais importantes ferramentas que o homem já teve o fogo e com tudo isso já era possível manter uma estrutura social complexa e viver agrupados em comunidades.

18

19

20

21

22


Carregar ppt "O surgimento do seres vivos Seguindo o processo evolutivo temos o Homo erectus ou Pithecantropus erectus com idade aproximada de um milão de anos que teria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google