A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ardipithecus ramidus. O Ardipithecus ramidus é uma espécie de hominídeo fóssil, provavelmente bípede e que poderá ter sido um dos antepassados da espécie.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ardipithecus ramidus. O Ardipithecus ramidus é uma espécie de hominídeo fóssil, provavelmente bípede e que poderá ter sido um dos antepassados da espécie."— Transcrição da apresentação:

1 Ardipithecus ramidus

2 O Ardipithecus ramidus é uma espécie de hominídeo fóssil, provavelmente bípede e que poderá ter sido um dos antepassados da espécie humana. "Ardi" significa solo, ramid raíz, em uma língua (amhárico) do lugar onde foram encontrados os restos, (Etiópia), ainda que "pithecus" em grego signifique macaco.

3 Os primeiros ancestrais do homem viveram na África há mais de 4 milhões de anos. O Ardipithecus ramidus, que existiu há 4,4 milhões de anos, na Etiópia, tinha uma capacidade craniana de 410 cm³, ou seja, três vezes menor que a do Homo sapiens.

4 Os restos de pelo menos nove indivíduos classificados como Ardipithecus ramidus, com idades entre 4,5 e 4,1 milhões de anos, foram encontrados, segundo informaram em janeiro de 2005, em As Duma, ao norte da Etiópia, a equipe da Universidade de Indiana dirigido por Sileshi Seaslug. O aspecto de um metatarso (osso correspondente ao pé) encontrado no depósito, demonstra que o animal ao qual pertence provavelmente se deslocava com seus membros inferiores, tal como um hominino.

5 O Ardipithecus ramidus também se distingue por seus caninos superiores em forma de diamante, que são muito mais parecidos aos humanos que os caninos em "v" dos chimpanzés; além disso os machos Ardipithecus, como os humanos, tinham os dentes caninos de tamanho similar aos das fêmeas, o que para Lovejoy teve relação com mudanças decisivas nos comportamentos sociais.

6 Características * Altura: 115 cm * Peso: 27 kg * Volume cerebral: 350 cm³ ? * Dimorfismo: ? * Base do crânio: Larga * Orifício Occipital: Posterior * Prognatismo: ? * Dentes: Entre Hominino e símio antropomorfo o Incisivos: Grandes o Molares: Quadrados o Caninos: Forma de Diamante * Esmalte: Duro

7 Australopithecus afarensis

8 Australopithecus afarensis é uma espécie de hominídeo extinto proposta em 1978 por Tim White e Don Johanson, com base no "joelho de Johanson's" encontrado por aquele antropólogo em Hadar, na Etiópia, em 1974. Os vestígios fósseis foram datados em 3,4 mihões de anos. O nome provém da região onde foi encontrado: a Depressão de Afar.

9 Até ao presente, foram já encontrados fragmentos desta espécie pertencentes a mais de 300 indivíduos, datados entre 4 e 2,7 mihões de anos, todos na região norte do Grande Vale do Rift, incluindo um esqueleto quase completo duma fêmea adulta, que foi denominada Lucy.

10 Uma das características marcantes de Lucy é o tamanho de seu cérebro: 450 cm cúbicos. Um pouco maior que o cérebro de um chimpanzé moderno. A 31 de Março de 1994 o jornal científico Nature reportou o achado do primeiro crânio completo de um Australopithecus afarensis.

11 Surgiu entre 3,8 e 3,5 milhões de anos atrás, no sul da África, sendo o primeiro ancestral do homem[carece de fontes?]. Postura bípede, ereta ou semireta, media entre 1 e 1,5 metro, possuía testa pequena e maxilar proeminente.

12 Esta espécie existiu entre 3,9 e 3 milhões de anos, conhecida sobretudo a partir das jazidas de Afar (Etiópia) e Laetoli (Tanzânia).

13 Possuía feições próximas às dos Primatas, com uma testa baixa, com uma estrutura óssea forte sobre os olhos, nariz plano e sem queixo. As mandíbulas apresentam-se proeminentes, com os molares bastante desenvolvidos. A capacidade craniana variava entre 375 e 550 cc. O crânio é semelhante ao do chimpanzé, excetuando a dentição, mais próxima da humana.

14 . Os caninos são mais pequenos que os dos primatas atuais, mas maiores e mais pontiagudos que os humanos. Contudo, pélvis e osso das pernas são mais parecidos com os do Homem, não deixando margens de dúvida quanto à sua bipedia (adaptados de igual modo quer a caminhar quer a correr).

15 As fêmeas eram substancialmente mais pequenas que os machos, condição denominada por dimorfismo sexual. A altura variava entre cerca de 107 e 152 cm. Os dedos dos pés são mais curvos e proporcionalmente mais longos que no Homem, mas as mãos são semelhantes às humanas em muitos outros pormenores.

16 Caracteristicas como uma evidência de que o afarensis estava parcialmente adaptado para trepar árvores, embora outros defendam que se trata de simples equipagem de evolução. O elemento da espécie mais conhecido e emblemático é "Lucy", descoberta em 1974 em Hadar, Etiópia, pelo investigador americano Donald Johanson. SocialTwist Tell-a-Friend

17 Nomes: Maisa Alves e Pamela Raquel Da Silva Numeros: 14 e 15 Disciplina:Biologia Professora: Rosimeire Serie: 3 ano A


Carregar ppt "Ardipithecus ramidus. O Ardipithecus ramidus é uma espécie de hominídeo fóssil, provavelmente bípede e que poderá ter sido um dos antepassados da espécie."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google