Arte Egípcia. Arquitetura e Conforto Ambiental DEPARTAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – MATUTINO Faculdade de Tecnologia de Alagoas, Avenida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
Advertisements

ARTE EGIPCIA.
EGITO ANTIGO Uma das principais civilizações da Antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa em sua organização.
Arte Egípcia Ensino Médio.
6.Sobre a arte Egípcia, julgue os itens a seguir identifique as alternativas corretas I. A temática da arte egípcia era a vida, pois a arte era feita para.
EGITO ANTIGO EGITO ANTIGO.
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
ARTE EGÍPCIA.
TEMA DA AULA.
Adilson José Magossi - Janeiro de 2001
A ARTE NO EGITO.
A ARTE NO EGITO.
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
A arte pragmática e a arte dos deuses.
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 03: Sociedade e Cultura
CRESCENTE FÉRTIL: O EGITO ANTIGO E A MESOPOTÂMIA
ARTE EGÍPCIA.
Net Aula Unicanto Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Tecle Enter para continuar.
Arte Egípcia.
Prof. Renato Denadai da Silva
A arte no Egito.
1001 Curiosidades sobre as Pirâmides História 7ºano
A Arte do Antigo Egito Bianca Lobato Carlos Arrelias Evandson Muniz
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I
Arte Egípcia.
E G I T O A N T I G O.
Arte na Mesopotâmia.
História e Costumes Egípcios. Cultura do Povo.
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
ARTE EGIPCIA Profª Patricia.
6º ANO » UNIDADE 2 » CAPÍTULO 2
PP Grupo Fraternidade ARTE NO EGITO AS PIRÂMIDES DO EGITO.
Arte egípcia.
IDADE ANTIGA.
Egito Manifestação artística que teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
A arte e a arquitectura egípcia. A arte e a arquitectura egípcia está cheia de religião, pois destinava-se principalmente a glorificar os deuses e o Faraó.
Nós iremos apresentar um trabalho sobre as artes egípcias. Achámos que com este trabalho não só trabalhámos muito como também nos divertimos.
Arte Egípcia Ensino FUNDAMENTAL Profa.: Karlla Farinelli.
INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias Geometria Descritiva Conceitos Básicos.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Guindaste.
Seminário ICCC 1 Arquitetura Grega Integrantes - Aparecida Bardelli - Gabriela Bardelli - Marcos Nunes - Edmar - Zilda da Silva.
ARQUITETURA GREGA EDIFICAÇÕES - MÓDULO I - TARDE Adriana Gama Caroline Liske Deivid Cunha Laulius Santos Victoria Olimpio.
ARTE EGÍPCIA.
EGITO.
Contorno, regiões planas e sólidos geométricos
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
Ciências da Natureza e suas
Arquitetura Egípcia Idade Antiga Principais características Períodos:Período arcaico, Império antigo, Império médio, Império novo, Época baixa e Período.
A Antiguidade Oriental
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte
TRABALHO DE história Os Maias.
Arte Creto-micênica.
Áreas e volumes Áreas e volumes-6ºano matemática.
ARTE GREGA.
7 Maravilhas do Mundo Antigo
Egito Antigo.
Orientações ao professor
Pitágoras – Filósofo grego
Religião e desenvolvimento da Arte
HISTÓRIA DA ARTE.
Egito Antigo: política, economia e sociedade
Profª Me. Kryshia Freitas
Cidades, reinos e impérios Aula 3 - Egito
GEOMETRIA PLANA AULA I.
EGITO ARTE EGÍPCIA, COM DESTAQUE PARA A ESCULTURA E A PINTURA.
ARTE EGÍPCIA (V a.C. – I a.C.). MÁSCARA FUNERÁRIA DE TUTANKHAMON A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do antigo Egito.
Os contributos das primeiras civilizações urbanas
Transcrição da apresentação:

Arte Egípcia. Arquitetura e Conforto Ambiental DEPARTAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – MATUTINO Faculdade de Tecnologia de Alagoas, Avenida Presidente Roosevelt, 1200, Serraria, Maceió-AL – , Brasil

José Jailson Lima de Moraes, Edenilson Matheus Tenório Malaquias, Garnocles Alexandre de Alencar Junior. Arte Egípcia

Encontramos no Egito uma das principais civilizações da Antiguidade no que diz respeito ao seu desenvolvimento. A sociedade egípcia apresentou opulência, abundância e complexidade fabulosas em suas realizações culturais e na sua organização social. Religiosidade, Crença nos Deuses, Vida após a morte – mais importante do que a terrena – colossais obras de arte – render glórias e eternizar esses espíritos após a morte. A estática de suas figuras, a regularidade geométrica e a profunda observação da natureza foram características de toda a arte egípcia. Arte Egípcia

Os monumentos mais expressivos da arte egípcia são os túmulos e os templos. Os túmulos estão divididos em três categorias: * Pirâmide - túmulo real, destinado ao faraó; * Mastaba - túmulo para a nobreza; e * Hipogeu - túmulo destinado à gente do povo. ARQUITETURA - PIRÂMIDES

As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas e, foram construídas por importantes reis do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos. As características gerais da arquitetura egípcia são: * * Conservação e solidez; Perpetuidade; * Regularidade geométrica; Apropriação de elementos da natureza; * Enigmabilidade e inacessibilidade. As pirâmides tinham base quandrangular eram feitas com pedras que pesavam cerca de vinte toneladas e mediam dez metros de largura, além de serem admiravelmente lapidadas. São túmulos construídos e os principais materiais utilizados na construção das pirâmides eram o calcário, granito, basalto, argamassa e tijolos de barro cozido Para construir as pirâmides precisava ter alguns conhecimentos de matemática, geometria e astronomia para poder calcular os ângulos desse monumento. O interior era um verdadeiro labirinto que ia dar na câmara funerária, local onde estava a múmia do faraó e seus pertences. ARQUITETURA - PIRÂMIDES

ARQUITETURA - TEMPLOS Os egípcios foram grandes construtores e fizeram templos escavados nas rochas, como em Abu Simbel que Ramsés II construiu e o de Kanark, construído por Ramsés III. Os templos eram divididos em três partes: A primeira para os profanos, A segunda para o faraó e os nobres e, A terceira para o Sumo sacerdote. O templo de Karnak, embora colossal em tamanho, apresenta ao mesmo tempo linhas simples, geométricas. Colunas, muros e arquitraves eram cobertos por motivos inspirados nas vitórias do faraó, em cores vivas. Essas estruturas são notáveis pois eram feitas de um bloco de pedra só ou escavados nas rochas, como em Abu Simbel que Ramsés II construiu.

Existiam ainda outras formas arquitetônicas no antigo Egito, como entradas de templos que eram verdadeiras obras de arte ou salas sustentadas por diversas colunas, conhecidas popularmente como hipóstilas, que faziam parte dos complexos de templos. Os tipos de colunas dos templos egípcios são divididas conforme seu capitel: Palmiforme - flores de palmeira; Papiriforme - flores de papiro; e Lotiforme - flor de lótus. ARQUITETURA - TEMPLOS

ARQUITETURA - ESFINGES A Esfinge, representa corpo de leão (força) e cabeça humana (sabedoria). Eram colocadas na alameda de entrada do templo para afastar os maus espíritos. A maior de todas é feita de pedra calcária, ela possui 73 metros de comprimento, 19 metros de largura e 20 metros de altura e representa a maior Esfinge do planeta e ainda, a maior estátua esculpida num grande bloco de pedra.

ARQUITETURA - ESFINGES

Conclusão : Os egípcios desenvolveram vários conhecimentos matemáticos. Com isso, conseguiram erguer obras que sobrevivem até os dias de hoje. Templos, palácios e pirâmides foram construídos em homenagem aos deuses e aos faraós. Eram grandiosos e imponentes, pois deviam mostrar todo poder do faraó, construídos com blocos de pedra de calcário, granito, basalto e argamassa, utilizando-se mão-de-obra escrava para o trabalho pesado e a arquitetura egípcia aliava imponência e simplicidade ao conjunto arquitetônico

Arte Egípcia. Referências bibliográficas KEMP, Barry J. El Antiguo Egipto, anatomía de una civilización. Barcelona: Crítica, 1995, p. 22. Acesso em: 15 mar CARDOSO, Ciro F. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1992, 9ª ed. p. 50. Acesso em: 16 mar Copyright © Portal São Francisco: egipcia. Acesso em: 16 mar