Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Advertisements

O que você deve saber sobre
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.
Ciências da Natureza e suas tecnologias - FÍSICA
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
Resistores Professor John Disciplina Física C.
Corrente Elétrica e Resistores
II. Resistência elétrica
Curso Técnico Integrado em Informática Eletricidade Instrumental Leis de Kirchhoff Resistores e Código de Cores Prof. César Augusto.
Associação de resistores
Condutores Apresentam portadores de cargas elétricas “livres”. Sólidos – Metais (cobre, prata) – elétrons Liquido – Soluções eletrolíticas (solução aquosa.
FÍSICA 19. Eletrodinâmica.
INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO INSTALAÇÃO ELETRICA.
Nome: Ana Beatriz Ferreira Série: 3º Ano Maututino Professor: Vanderley.
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES.
Eletrodinâmica Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
GERADOR ELÉTRICO Dispositivo que transforma uma certa forma de energia em energia elétrica.
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 2995.
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 2
1 Acadêmicos do Curso Superior de Engenharia de Produção 2 Orientador: Profº Lauro Rosas Neto. BOYLESTAD, Roberto. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª.
O instrumento destinado a medir a intensidade de corrente elétrica é chamado de amperímetro. Para medir a intensidade da corrente que passa por um fio.
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Eletricidade Básica.
Ciências da Natureza e suas
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CC
Relés Automotivos Definição Características
Eletrodinâmica Equipe: Roberta Ticianne / Maria Eduarda.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Capacitores Elétricos
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA
Engenharia Civil Física 4 Potência elétrica.
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ELETRODINÂMICA BÁSICA
POTENCIA ELÉTRICA.
Professor Bruno Nascimento
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Física 3 CORRENTE E RESISTÊNCIA Fundamentos de Eletricidade
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
2° etapa do projeto: Estudando para o ENEM de forma invertida.
´´CORONEL GOMES DE OLIVEIRA´´
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física
ELETRODINÂMICA.
FIGURAS DO CAPÍTULO 5.
RESUMO LEI DE OHM, RESISTORES, ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, ENERGIA ELÉTRICA, GERADOR, RECEPTOR.
Capacitores Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, conseqüentemente, energia potencial elétrica. Podem.
O QUE É ELETRICIDADE? São todos os efeitos causados em decorrência do movimento dos elétrons.
AO VIVO CIRCUITO ELÉTRICO
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Ciências da Natureza e suas tecnologias - FÍSICA
Geradores e Receptores elétricos
Iluminação de Emergência
CIRCUITOS ELÉTRICOS. Circuito elétrico é uma composição de dispositivos elétricos conectados entre si por materiais condutores e ligados a uma fonte de.
Resistência elétrica Prof° Fábio Tozo. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica; e... o que é.
FÍSICA TIO ROSY.
Ressonância Série Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DIODOS a Diodos.
TROCA DE CALOR SENSÍVEL
O que você deve saber sobre
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor.
3º ANO/2019 Física – Educador Airton Coelho. Ciências da Natureza e suas tecnologias – FÍSICA Ensino Médio, 3ª Série ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA Fonte: profezequias.net.
Transcrição da apresentação:

Eletricidade Prof: Witallo Souza

 RESISTOR

Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?

Os resistores são componentes de circuitos elétricos que possuem a finalidade de limitar a corrente elétrica ou gerar calor.

LEI DE OHM A lei de Ohm estabelece a lei de dependência entre a causa (a ddp U) e o efeito (intensidade de corrente elétrica i ) para um resistor:

Seja U a diferença de potencial aplicada e i a intensidade de corrente elétrica por meio do condutor.Definimos: Resistência elétrica (R) é a relação entre a ddp aplicada (U) e a correspondente intensidade de corrente elétrica (i).

Um fio condutor percorrido por uma corrente elétrica de 2 A foi ligado a um gerador ideal, que mantém entre seus terminais uma tensão U = 12 volts. Determine o valor da resistência desse fio e marque a alternativa correta. a) 4 Ω b) 5 Ω c) 6 Ω d) 7 Ω e) 8 Ω

Dois fios A e B são tais que o comprimento do fio B é o dobro do comprimento do fio A e a área de secção do fio A é 8 vezes menor que a do fio B. Sendo os fios feitos do mesmo material, determine a razão entre a resistência do fio B e a do fio A. a) ½ b) ⅛ c) ¼ d) ⅞ e) 1

Provoca-se um curto-circuito entre dois pontos de um circuito, quando esses pontos são ligados por um condutor de resistência elétrica desprezível.

Imagem: Fio de um resistor / Ulfbastel / Domínio Público. Imagem: Lâmpada incandescente / Ming888 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

Um resistor transforma toda a energia elétrica recebida de um circuito em energia térmica; daí ser usual dizer que um resistor dissipa a energia elétrica que recebe de um circuito. Assim, a potência consumida por um resistor é dissipada.

Imagem: Fusível de vidro / André Karwath aka aka / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. Imagem: Dijuntores / Dimitry G / Domínio Público

Dispositivos conectados ao circuito elétrico que tem como função principal a proteção do circuito contra as sobrecargas da corrente elétrica. Funcionamento: Quando a corrente atinge um determinado valor máximo, o condutor se aquece, porém não dissipa esse calor rapidamente, fazendo com que um componente derreta e abra o circuito, impedindo que a corrente passe.

Os disjuntores possuem a mesma função, porém sua utilização difere da dos fusíveis. Disjuntor é uma chave magnética que se desliga automaticamente, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o valor limite do dispositivo..

Na associação em série... Todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. As potências elétricas dissipadas são diretamente proporcionais às respectivas resistências

A resistência equivalente é igual à soma das resistências associadas: A ddp total é a soma das ddps parciais:

Todos os resistores estão submetidos à mesma ddp. A intensidade de corrente total é igual à soma das intensidades de correntes nos resistores associados: O inverso da resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências associadas: As potências elétricas dissipadas são inversamente proporcionais às respectivas resistências.

As figuras mostram que as proporcionalidades existentes entre resistência (R) e comprimento (ℓ), resistência (R) e área da secção transversal (A), e entre comprimento (ℓ) e área da secção transversal (A) são, respectivamente, A) direta, direta e direta. B) direta, direta e inversa. D) inversa, direta e direta. E) inversa, direta e inversa. C) direta, inversa e direta.

De acordo com um fabricante, uma lâmpada fluorescente cujos valores nominais são 11W / 127V equivale a uma lâmpada incandescente de valores nominais 40W / 127V. Essa informação significa que: a) ambas dissipam a mesma potência e produzem a mesma luminosidade. b) ambas dissipam a mesma potência, mas a luminosidade da lâmpada fluorescente é maior. c) ambas dissipam a mesma potência, mas a luminosidade da lâmpada incandescente é maior. d) a lâmpada incandescente produz a mesma luminosidade que a lâmpada fluorescente, dissipando menos potência. e) a lâmpada fluorescente produz a mesma luminosidade que a lâmpada incandescente, dissipando menos potência.

Um sistema de iluminação foi construído com um circuito de três lâmpadas iguais conectadas a um gerador (G) de tensão constante. Esse gerador possui uma chave que pode ser ligada nas posições A ou B.

Considerando o funcionamento do circuito dado, a lâmpada 1 brilhará mais quando a chave estiver na posição a) B, pois a corrente será maior nesse caso. b) B, pois a potência total será maior nesse caso. c) A, pois a resistência equivalente será menor nesse caso. d) B, pois o gerador fornecerá uma maior tensão nesse caso. e) A, pois a potência dissipada pelo gerador será menor nesse caso.

Dois resistores R 1 = 1 Ω e R 2 = 2 Ω são ligados a uma bateria de 2 V. De que maneira esses dois resistores devem ser combinados para que a potência dissipada no circuito seja a menor possível? a) Os resistores devem ser colocados em série, e a potência dissipada será de 4/3 W. b) Os resistores devem ser colocados em série, e a potência dissipada será de 3/4 W. c) Os resistores podem ser igualmente colocados em série ou em paralelo, e a potência dissipada será de 1 W. d) Os resistores devem ser colocados em paralelo, e a potência dissipada será de 4/3 W. e) Os resistores devem ser colocados em paralelo, e a potência dissipada será de 3/4 W.

Pensando em como utilizar o imenso estoque de resistores de 20Ω e 5Ω que estavam “encalhados” no depósito de uma fábrica, o engenheiro responsável determina que se faça uma associação de valor equivalente (entre os pontos A e B) ao resistor de que precisariam para a montagem de um determinado aparelho. O funcionário que fazia a soldagem do circuito alternativo, distraidamente, trocou a ordem dos resistores e um lote intenso de associações teve que ser descartado. As resistências corretas em cada associação deveriam ser: R 1 =20Ω, R 2 =20Ω e R 3 =5Ω. As resistências montadas erradamente em cada associação foram: R 1 =5Ω, R 2 =20Ω e R 3 =20Ω. A troca dos resistores acarretou uma diminuição da resistência desejada, em cada associação, de: a) 5 Ω b) 9 Ω c) 15 Ω d) 24 Ω e) 25 Ω