MKT-MDL-01 Versão 05 EMBRIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO E TIPOS DE OSSIFICAÇÕES. CURSO: FISIOTERAPIA DISCIPLINA: BASES FISIOTERAPÊUTICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Cartilaginoso.
Advertisements

Tecido cartilaginoso Vera Vargas 2011.
Tecidos Conjuntivos Especiais
TECIDOS CONJUNTIVOS Origem: mesoderma;
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
T e c i d o Ó s s e o Características histologia
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
Tecido cartilaginoso, ósseo e hematopoiético
Impulso nervoso BOMBA DE Na+ e K+
Tecido ósseo.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Tecido Conjuntivo.
Tecido ósseo 1.
Histologia do Tecido Conjuntivo
Profa Dra Flávia Thomaz Verechia Pereira
TECIDO CARTILAGINOSO E ÓSSEO
TECIDO CARTILAGINOSO ORIGEM: Mesoderma. Forma Especializada do Tecido Conjuntivo FUNÇÕES: Suporte de tecidos moles Revestimento das superfícies articulares.
HISTOLOGIA TECIDO ÓSSEO.
Tecido Conjuntivo de Suporte
Tecido Adiposo, Cartilaginoso e Ósseo
3-TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO
Tecido Cartilaginoso.
1.
Tecido conjuntivo.
Tecidos conjuntivos 10/2/2016 Professor Marcello 1.
Tecido Cartilaginoso. É uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida Funções: suporte de tecidos moles reveste superfície articulares.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 24. Histologia Animal.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Profa. Adriana Nogueira. O ácido hialurônico é uma substância presente no organismo, responsável por manter a elasticidade e preencher os espaços.
Tecido Muscular. O tecido muscular é constituído por células alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, denominadas fibras.
Histologia do Tecido Muscular
desenvolvimento do ouvido
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO
Colégio Maria Imaculada
HISTOLOGIA ANIMAL TECIDOS EPITELIAIS.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
PROFESSORA : ANA CAROLINA
Sistema esquelético e muscular
Histologia do Tecido Epitelial
HISTOLOGIA ANIMAL.
HISTOLOGIA Página 111.
TECIDO MUSCULAR.
Gravidez e Parto Capítulo 17. Gravidez e Parto Capítulo 17.
PROFESSORA Ana Cecilia
CARTILAGEM Características Gerais: tecido de suporte, avascular, não inervado e semi-rígido. Origem mesenquimal. Funções: - suporte para t. conjuntivo;
Laboratório Morfofuncional – FEMA
Sistema esquelético Profª. Ms. FABIANA RIBEIRO DA MATA.
HISTOLOGIA ANIMAL Estudo dos tecidos; Quatro grupos: Epitelial;
Professor: Guilherme Vieira
Estudo dos tecidos.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
SISTEMA MUSCULAR E MOVIMENTO
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
Células Cartilaginosas Alunas: Érica de Souza e Silva Luly da Mota Medeiros.
Histologia Animal Marcus Ferrassoli.
Os tecidos.
Prof. Esp. Poty Ribeiro Tubino
3ª SEMANA – FORMAÇÃO DO EMBRIÃO HUMANO Transformação disco embrionário - formação da linha primitiva, da notocorda e 3 camadas germinativas (desenvolvimento.
AULA 2: Introdução ao Aparelho Locomotor
Ossos.
Tecido Adiposo Unilocular (Adulto) Multilocular (Fetal)
MAIS QUE UMA ESCOLA, UMA VIDA. Professor Alexandre Bacega
É entre a 5ª e 9ª semana de gravidez que ocorre a maioria das alterações importantes na face em desenvolvimento. Os arcos faríngeos (branquiais), originários.
Aparelho Faríngeo. Estruturas embrionárias que contribuem na formação da cabeça e pescoço Da 4ª à 7ª semana de vida intra uterina.
Profa Ms Grazzielle Ururahy
Histologia Vegetal Prof.ª Elaine.
Estudo do tecidos. Tecidos = conjunto de células.
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO Aula 2 – Daniella de Figueiredo (HISTOLOGIA) FHO – Uniararas.
Prof.ª Ma. Mazé Carvalho Agroindústria -2ºano A Processamento de Carnes Unidade I.
Introdução à reumatologia Professor: Diego Oliveira
Transcrição da apresentação:

MKT-MDL-01 Versão 05 EMBRIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO E TIPOS DE OSSIFICAÇÕES. CURSO: FISIOTERAPIA DISCIPLINA: BASES FISIOTERAPÊUTICAS EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA PROFESSORA: ME. DÉBORA MENDONÇA AULA 01

MKT-MDL-01 Versão 05 EMBRIOLOGIA Embriologia significa, literalmente, o estudo do embrião (3ª até 8ª semana). Porém, o termo refere-se geralmente ao desenvolvimento pré-natal (estudo do embrião e feto). De acordo com Moore & Persaud, 2008, o desenvolvimento pré- natal divide-se em: Período pré-embrionário: (da fecundação até o fim da 2ª semana). Período embrionário: (da 3ª até 8ª semana). Período fetal: (da 9ª semana até o nascimento).

MKT-MDL-01 Versão 05 EMBRIOLOGIA Envolve muitas modificações que transformam uma única célula, zigoto (ovo fertilizado) em um ser humano multicelular. Moore & Persaud, 2008

MKT-MDL-01 Versão 05 DESENVOLVIMENTO MÚSCULO ESQUELÉTICO Se origina das células da MESODERMA e da CRISTA NEURAL. As células mesodérmicas originam o MESÊNQUIMA. Tecido conjuntivo embrionário frouxamente organizado As células da crista neural migram para os arcos faríngeos e formam OSSOS e o TECIDO CONJUNTIVO DAS ESTRUTURAS CRANIOFACIAIS. As células mesequimais tem a capacidade de se diferenciar em muitos tipos de células diferentes. Fibroblastos. Condroblastos. Osteoblastos. Exceção: músculos da íris, origina do neuroectoderma

MKT-MDL-01 Versão 05 MESODERMA Formação Céls. Mesodérmicas MIOTUBOS Fusão dos mioblastos MIOTUBOS Fusão dos mioblastos MIOBLASTOS Céls. Musculares Embrionárias MIOBLASTOS Céls. Musculares Embrionárias MESÊNQUIM A SISTEMA MUSCULAR Estruturas cilíndricas alongadas e multinucleadas Células diferenciadas com núcleos e corpos alongados MIOGÊNESEMIOGÊNESE

MKT-MDL-01 Versão 05 CRESCIMENTO MUSCULAR Durante o desenvolvimento CRESCIMENTO MUSCULAR Durante o desenvolvimento FUSÂO MIOBLASTOS Céls. Musculares Embrionárias MIOBLASTOS Céls. Musculares Embrionárias MIOGÊNES E MIOTUBOS MIOFILAMENTOS CITOPLASMA

MKT-MDL-01 Versão 05

MIOGÊNESE Os MIOFILAMENTOS desenvolvem-se no citoplasma dos MIOTUBOS durante e depois da fusão dos MIOBLASTOS. As MIOFIBRAS e outras organelas características das células musculares estriadas, desenvolvem-se logo depois. Ao diferenciar-se, os MIOTUBOS tornam-se envoltos pelas lâminas externas que os separam do tecido conjuntivo circundante.

MKT-MDL-01 Versão 05 MIOGÊNESE

MKT-MDL-01 Versão 05 MIOGÊNESE

MKT-MDL-01 Versão 05 MIOGÊNESE FIBROBLASTOS – Produzem as camadas de perimísio e do epimísio da bainha fibrosa. Endomísio – Formado pela lâmina externa, derivada das fibras musculares, e pelas fibras reticulares.

MKT-MDL-01 Versão 05 MIOGÊNESE

MKT-MDL-01 Versão 05 MIOGÊNESE

MKT-MDL-01 Versão 05

HISTOGÊNESE DA CARTILAGEM Origina-se do MESÊNQUIMA. Aparece nos embriões durante a quinta semana. Centro de formação de cartilagem. Condroblastos Secretam fibrilas colágenas e substâncias fundamental da matriz. Tipos de Cartilagens Hialina: Articulações Fibrocartilagem (discos intervertebrais) Elástica (pavilhão da orelha)

MKT-MDL-01 Versão 05 HISTOGÊNESE DO OSSO O OSSO se desenvolve a partir de dois tipos de tecido conjuntivo: Mesênquima (Intramembranosa); Cartilagem (Endocondral). O osso é constituído por células e por uma substância intercelular orgânica, a matriz óssea. Matriz óssea – Fibrilas colágenas incluídas num componente amorfo.

MKT-MDL-01 Versão 05 TIPOS DE OSTEOGÊNESES (OSSIFICAÇÕES) INTRAMEMBRANOSA – Os ossos se desenvolvem no mesênquima, dentro das bainhas membranosas pré-existentes. Formação da maioria dos ossos chatos. Condensação do mesênquima. Altamente vascularizado. Células se diferenciam em osteoblastos. Depositar matriz ou substâncias (tecido osteóide). Osteócitos. Lamelas ou camadas. Lamelas concêntricas (vasos sanguíneos). Sistemas de Havers. Osso compacto. Osso esponjoso (osteoclastos). Medula óssea.

MKT-MDL-01 Versão 05 TIPOS DE OSTEOGÊNESES (OSSIFICAÇÕES) INTRAMEMBRANOSA

MKT-MDL-01 Versão 05 TIPOS DE OSTEOGÊNESES (OSSIFICAÇÕES) ENDOCONDRAL – Esse tipo de formação óssea ocorre em modelos de cartilagens pré-existentes. Centro primário de ossificação – Diáfise. Matriz se calcifica. Morte celular (cartilagem). Depósito de camada fina óssea sobre o pericôndrio. Pericôndrio transforma se em periósteo (origina o tecido conjuntivo vascular).

CCCCCCCCCFFFFFF MKT-MDL-01 Versão 05 TIPOS DE OSTEOGÊNESES (OSSIFICAÇÕES)

CCCCCCCCCFFFFFF MKT-MDL-01 Versão 05 O OSSO SUBSTITUI O MODELO CARTILAGINOSO. A CARTILAGEM NÃO É CONVERTIDA EM OSSO.

MKT-MDL-01 Versão 05 Obrigada! AULA 01

MKT-MDL-01 Versão 05 REFLEXÃO AULA 01 1.Uma criança nasceu com a síndrome do ventre em ameixa, causada por falha no desenvolvimento normal da musculatura abdominal. Que anomalia urinária resulta do desenvolvimento anormal da parede abdominal anterior? 2. Um menino perguntou à mãe por que um de seus mamilos era mais baixo do que o outro. Ela não soube explicara anomalia ao filho. Como você explicaria esta posição baixa do mamilo? 3. Uma menina de 8 anos perguntou ao médico por que o músculo de um lado do seu pescoço era tão saliente. O que você teria dito a ela?