BOCA A boca é revestida por uma membrana mucosa de epitélio escamoso estratificado queratinizado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANATOMIA DAS FOSSAS NASAIS E SEIOS DA FACE
Advertisements

OSSOS DO CRÂNIO.
Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
FARINGE.
Osso lacrimal ou únguis
GENERALIDADES.
Sistema Respiratório.
Professor Jorge Antonio Sistema Respiratório.
MÚSCULOS CUTÂNEOS DA CABEÇA
Face anterior Corresponde à fossa subescapular (músculo infra-escapular). Ângulo inferior da omoplata é facilmente palpável (situa-se ao nível do.
Mandíbula Ramo Face Lateral Texto Ramo.
ELISETE KEHRWALD ROSIMERI VICENTE DA SILVA
Anatomia dos ossos da cabeça e do pescoço
Casa feia Cirurgião e oftalmologista: Jacques-René Tenon ( ) Casa feia Hospital Tenon em Paris Em 1805 ele deu uma descrição da “capsula.
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof. Juliano Vilela Dande
Esqueleto Axial - Crânio
Introdução ao Sistema Nervoso Central
Professor: Bruno Aleixo Venturi
Ossos da Órbita e da Cavidade Nasal
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADE
Profa. Danielle Accardo de Mattos
Face A face constitui um maciço ósseo que se situa por diante e para baixo do crânio. Nela estão situados os órgãos do sentido e o início do aparelho respiratório.
SEIOS PARANASAIS.
LIGAMENTOS DA COLUNA VERTEBRAL
Coluna vertebral.
BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DO CORPO HUMANO I
DISTRIBUIÇÃO PERIFÉRICA
Nariz.
SISTEMA RESPIRATÓRIO CONJUNTO DE ORGÃOS QUE PROMOVEM O RÁPIDO
Esqueleto da Porção Livre do Membro Inferior
Prof. Dr. Marcelo R. Guerino
ARQUITETURA DO ESQUELETO FACIAL
Desenvolvimento da Face
Desenvolvimento da Face embriOral
Sistema Respiratório Salim.anatomia.
Músculos da Expressão Facial
Profa. Dra. Flávia Thomaz Verechia Pereira
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Maxila e Mandíbula Arquitetura e topografia alvéolo-dental
Articulação temporomandibular
Crânio Ana Cristina Antunes Netter (2003).
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
1º parte.
ANATOMIA DO SISTEMA ESQUELÉTICO
Anatomia do pescoço boca, nariz laringe, faringe, orelha
EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
Inervação sensitiva e motora da face
Características Anatômicas de Superfície dos Ossos
Objetivos Específicos
Crânio, Mandíbula Aparelho hióide
DEPARTAMENTO DE ANATOMIA
Músculos da órbita Ana Cristina Antunes.
SISTEMA DIGESTÓRIO *Conceito *Dividido em : cavidade oral faringe
FERNANDO BARBOSA BENVENUTO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
NOÇÕES GERAIS DO CRÂNIO
NOÇÕES DE ANATOMIA DO GLOBO OCULAR, ÓRBITA E ANEXOS OCULARES
Sistema Respiratório Profa: Marta Adorno.
Músculos: Cabeça e Face
PROF. ESP. CÉSAR ADRIANO DIAS VECINA
Artéria carótida externa (ramos colaterais) laringe tiróide r. infrahioideu r. esternocleido- mastoideu a. laríngea sup. r. cricoideu r. glandular ant.
Sistema Digestório Aproveitamento pelo organismo de substâncias estranhas, ditas alimentares, que asseguram os processos vitais Aproveitamento pelo organismo.
Transcrição da apresentação:

BOCA A boca é revestida por uma membrana mucosa de epitélio escamoso estratificado queratinizado.

Boca Constituintes da boca: cavidade bucal lábios (2 fibras móveis musculofibrosas que limitam a abertura da boca) bochechas (limitam lateralmente a boca) língua dentes

Constituintes da Boca

Cavidade Bucal Cavidade bucal divide-se: vestíbulo cavidade bucal propriamente dita Vestíbulo espaço situado entre os lábios e as bochechas, externamente e os dentes e as gengivas, internamente.

Cavidade Bucal Cavidade bucal propriamente dita comunica-se atrás com a orofaringe. Limites: anterior e lateral arcos alveolares, dentes e gengivas; tecto palato; assoalho ocupado pela língua.

Palato Constitui o tecto da boca e o assoalho da cavidade nasal. Constituído por duas partes: Palato duro (2/3 anteriores) Palato mole (1/3 posterior)  prega fibromuscular móvel. Divide parcialmente a nasofaringe (acima) e a orofaringe (abaixo).

Vista inferior da base craniana: palato ósseo

Palato Ósseo Constituição: lâmina horizontal do osso palatino apófises palatinas da maxila Orifícios: palatinos maiores palatinos menores fossa incisiva

Osso Palatino osso par situados à direita e esquerda do plano sagital médio Constituído por 2 lâminas que formam um ângulo recto entre elas: lâmina horizontal e lâmina vertical ou perpendicular

Osso Palatino Orientação: inferior lâmina mais pequena anterior bordo articular mais espesso posterior bordo não articular, côncavo Articula-se com: outro osso palatino, maxila, esfenóide, etmóide, corneto inferior e vômer.

Relações do osso palatino

Lâmina Horizontal É uma lâmina quadriláctera. 2 faces: superior: lisa e ligeiramente côncava; entra na constituição do soalho das fossas nasais. inferior: irregular; ajuda a formar a porção posterior da abóbada palatina.

4 bordos: externo: articula-se com a maxila interno: rugoso e denteado; articula-se com o outro osso palatino anterior: fino e rugoso; articula-se com o bordo posterior da apófise palatina da maxila Sutura Palatina Transversa posterior: livre e cortante; limitam posteriormente as fossas nasais.

Na articulação dos 2 ossos palatinos, os 2 bordos posteriores formam a espinha nasal posterior. Os bordos posteriores dão inserção ao palato mole.

Lâmina Vertical ou Perpendicular Tem uma forma quadriláctera. 2 faces: Face interna: faz parte da parede externa das fossas nasais. Possui: crista turbinal superior (articula com o corneto médio) crista turbinal inferior (articula com o corneto inferior).

Corte sagital do crâneo: exposição dos cornetos nasais

Face externa: constituída por 4 segmentos seg. sinusal: cobre parcialmente o orifício do seio maxilar seg. maxilar: articula-se com o maxilar superior seg. interptérigomaxilar: limita internamente o fundo da fossa pterigomaxilar seg. pterigoideu: articula com a asa interna da apófise pterigoideia

4 bordos: Superior: na porção posterior apresenta a chanfradura esfenopalatina que com o corpo do esfenóide forma o buraco esfenopalatino; na porção anterior articula-se com o etmóide na crista etmoidal.

Corte sagital do crâneo

Posterior: relaciona-se com a lâmina medial da apófise pterigoide do esfenóide. Anterior: articula-se com o etmóide e com o corneto nasal inferior. Inferior: união com a lâmina horizontal do palatino.

Na junção das 2 lâminas existe a apófise piramidal que se projecta posterior e lateralmente e separa a maxila da lâmina medial da apófise pterigoide do esfenóide.

Apresenta também as apófises orbital e esfenoidal que ajudam a delimitar o orifício esfenopalatino.