Diversidade Religiosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Compartilhando a Terra Prometida
Advertisements

CONFLITOS ETNICOS na Asia.
Compartilhando a Terra Prometida
Compartilhando a Terra Prometida
Profº: Maria de Lourdes
Partilhando a Terra Prometida Uma Tentativa de Análise Equilibrada do Conflito Israel-Palestina.
CUMPRA SUA MISSÃO “Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.” (João 17.18)
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional.
Alexandre Vaz Branco Junior (n° 2) Gustavo Tomoyuki Sakuda (n° 19) Marcos Machado Rodriguez (n° 27) Pedro Canegusuco de Mendonça (n° 30) Rafael Lopes Jakutis.
História do Cristianismo Antecedentes Judaicos Wanderley Pereira da Rosa.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
As principais religiões do mundo.  Em nível mundial, destacam-se como as principais religiões monoteístas (crentes em um só Deus):  Islamismo;  Cristianismo.
António Gedeão – Lágrima de preta  Encontrei uma preta que estava a chorar pedi-lhe uma lágrima para a analisar. Recolhi a lágrima com todo o cuidado.
CONFLITOS TERRITORIAIS NO MUNDO. QUESTÃO PALESTINA TERRITÓRIO SAGRADO TANTO PARA JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS CONFRONTO ENTRE JUDEUS (ISRAEL) E ÁRABES.
Geografia de Israel José Adelson de Noronha. Israel (Canaã) Foi prometido por Deus aos hebreus (Gn 15.18; Êx 23.31); É, sob o ponto de vista Divino, o.
Revista Mundo Estranho 17 set 2010, 18h33 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h58
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Disciplina de Filosofia 1º Trimestre – 9º Ano Prof.º Renan
Alta Idade Média (séculos V - XI).
CRUZADAS NA IDADE MÉDIA
QUIZ.
ARMAGEDOM A MÃE DE TODAS AS GUERRAS APOC.16:16
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
O Conflito Na Palestina
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
As Sociedades Orientais
Hebreus.
Ensino Religioso As 10 maiores religiões do Mundo
História Cruzadas Ciência medieval
Povo hebreu = judeu = israelita
Origem e Difusão do Cristianismo
Povos e culturas africanas.
ASPECTOS GEOPOLÍTICOS
PARIDADE Dizemos que dois números inteiros têm mesma paridade, quando são ambos pares ou ambos ímpares.
O Islã Idade Média.
Afonso Henriques e as etapas da governação
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
A EUROPA ORIENTAL E O PASSADO SOCIALISTA.
A EVANGELIZAÇÃO DOS GRUPOS RELIGIOSOS
Índia Contexto histórico/formação territorial Descolonização do Império Britânico a partir de 1947, dando origem a: - Índia e Paquistão (1947) - Sri Lanka.
Compartilhando a Terra Prometida
CONFLITOS MUNDIAIS Prof.André T. Neto.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que.
OS DESCENDENTES DE ISMAEL
Comissão de Liturgia, Setor Lorena
CEMA/Profª Tatiane 6º ano
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Questão Palestina Radiografia de um conflito interminável.
Curdos Conflitos. Povo curdo  O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política.
Idade Média Oriental: Bizâncio e Mundo Árabe
DOMINGO XXXI do Tempo Comum - B Regina
Conflitos entre árabes e israelenses 29 de setembro de 2016
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
ISRAEL Fatos pouco conhecidos.
Fenícios: o povo do mar.
Religiões Uma síntese geral.
Compartilhando a Terra Prometida
Somos a Igreja de Cristo parte 1
O Oriente Médio A Questão Palestina.
O Fenômeno religioso Islã
CAMINHAREI, CAMINHAREI…
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
A CULTURA MEDIEVAL PORTUGUESA
A DOUTRINA DO FUTURO: O MILÊNIO (Apocalpse )
CRISE DO SISTEMA FEUDAL
Catequese 2 ( O filho da Virgem Maria)
Noruega População- 5,3 milhões de habitantes Religião: Luteranos (77%) Sem religião (13%) Muçulmanos (3%) Outros (7%)
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
Transcrição da apresentação:

Diversidade Religiosa

Raízes Religiosas Religião : que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar“, pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade.

Raízes Religiosas

Religião no mundo

Distribuição religiosa mundial

Censo Brasileiro religioso

Principais Conflitos no Mundo Irlanda do Norte: Católicos X Protestantes Israel: Palestinos (muçulmanos) X Israelenses (judeus) Cashemira: Hindus (Índia) X Muçulmanos (Paquistão) Ex-Iuguslávia: Ortodoxos (sérvios) X Católicos (croatas) X Muçulmanos (bósnios) Sri Lanka: Budistas X Hindus Indonésia: Muçulmanos X Católicos

Capas sobre o Conflito de Gaza

Compartilhando a Terra Prometida Uma Tentativa de Análise Equilibrada do Conflito Israelense-Palestino

Ambos acreditam que essa terra lhes pertence. Esta é a Terra Prometida. Ela se estende aproximadamente do Mar Mediterrâneo ao Rio Jordão. Mediterranean sea Jordan River Há cerca de 5 milhões de judeus vivendo lá... …e cerca de 4,5 milhões de árabes. Os judeus chamam essa terra de Israel Os árabes chamam essa terra de Palestina Ambos acreditam que essa terra lhes pertence.

Que razões tem os judeus para acreditar que essa terra lhes pertence?

HISTÓRIA Esse foi um reino judeu onde os judeus viveram por muitos séculos. Após as revoltas contra os Romanos, de 70 a 135 DC, a terra, Judéia, recebeu dos romanos o nome de Palestina.

RELIGIÃO A cada ano, desde a destruição romana, os judeus tem orado para retornar a essa terra. “No próximo ano em Jerusalém” é a frase com que termina cada celebração da Páscoa. Os judeus oram três vezes ao dia, voltados para Jerusalém, que é sua cidade mais sagrada.

PERSEGUIÇÃO Após séculos de trágicas Cruzadas, progroms, e por fim o Holocausto, a maior parte dos judeus acreditam que apenas estarão a salvo de perseguições se existir um Estado Judeu independente.

Que razões têm os árabes para acreditar que essa terra lhes pertence?

HISTÓRIA Os povos árabes habitaram essa terra por séculos. Suas presenças aumentaram significativamente após a conquista muçulmana no século VII.

CULTURA As vidas e tradições dos habitantes são muito ligadas aos lugares desta terra, onde muitos tiveram ancestrais por inúmeras gerações. Jerusalém é um centro cultural, social e religioso para a população árabe.

RELIGIÃO Aqui ficam as Mesquitas de al-Aqsa e de Omar, o 3º local mais sagrado para os muçulmanos. A tradição diz que o Profeta Maomé ascendeu ao Céu montado em seu lendário cavalo, Al Buraq

O caro leitor fica convidado a escolher um lado, se quiser, e decidir quem, em sua opinião, tem o argumento mais forte. Será a menina judia à esquerda, ou a garota árabe da direita?

Seja que povo você tenha escolhido, judeu ou árabe, lamentamos informar que sua escolha é irrelevante. Ambos os povos têm direito a essa terra Ambos os direitos são amplamente reconhecidos pela comunidade das nações. Mais importante: Nenhum dos lados simplesmente desaparecerá amanhã: nem os 5 milhões de judeus, e nem os 4,5 milhões de árabes.

Então, o que se pode fazer a respeito?

Há 4 possíveis soluções para o conflito : 1) Os árabes ficam com toda a terra 2) Os judeus ficam com toda a terra 3) Um Estado bi-nacional para judeus e árabes 4) Dois Estados para Dois Povos

As soluções 1 e 2 envolveriam a eliminação do outro lado pela força. Apenas um genocídio e deportação em larga escala poderia trazer tal cenário. O resultado mais provável dessas soluções seria que ambos os lados iriam lutar entre si até a destruição mútua.

A solução 3, o Estado bi-nacional, pode até soar atraente na teoria, mas seria impraticável dado o nível de tensão e ódio entre as partes. Além disso, esse tipo de solução contraria os anseios por autonomia e auto-determinação de cada um dos povos.

A única possibilidade de alcançar uma paz duradoura seria através da existência de DOIS ESTADOS INDEPENDENTES, ISRAEL E PALESTINA, vivendo lado-a-lado com fronteiras seguras e mutuamente reconhecidas.