Nomadismo X Sedentarismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lição da Escola Sabatina 03 de Julho a 09 de Julho.
Advertisements

Revolução Agrícola. Durante muito tempo nossos ancestrais viveram da caça, pesca, coleta de frutas e raízes. A agricultura modificou os hábitos do ser.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Missões – 05 de Novembro Raluca Romênia. Algumas vezes, quando Deus deseja transmitir alguma mensagem para um adulto, usa uma criança para chamar a atenção.
CAUSAS E ORIGENS DA FILOSOFIA Prof. Leonardo Oliveira de Vasconcelos.
ATOS DE CARIDADE. Um cristão sempre é alegre. Às vezes podemos nem perceber, mas, ao sorri, aliviamos a carga dos que estão ao nosso redor: na rua, no.
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
Escola Bíblica Dominical
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
Sinais de Deus!! A VIDEIRA VERDADEIRA.
A área andina Cerca de 3000 km de extensão - desde o sul da Colômbia até o litoral do Chile, cobrindo os territórios atuais do Equador, Peru e Bolívia.
Prof. Gerson Pastre de Oliveira
Escola Bíblica Dominical
A "origem" do Universo e do homem
A sedentarização dos seres humanos
Mesopotâmia A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações por volta.
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Lição 1 “Criados por Deus”.
2º Ano – Prof. Ricardo Lima
todos nós fomos modelados por vossas mãos”
Atividades com bases de sistemas de numeração
Modelos de Gestão.
Texto de :: Flávio Gikovate
ÉTICA e MORAL.
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
Prof. Arthur Albertin.
Depois de cada filme.
MUDANÇA DE CENÁRIOS NO MOVIMENTAR HUMANO
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
Lição 3 “O DNA do Criador”.
ESTAR SOZINHO....
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Á - UFPA PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO.
A estruturação da personalidade
Frases diversas de Irene Alvina
O LUGAR E A PAISAGEM PROFª LUCIENE “ O CENTRO DO MUNDO ESTÁ EM TODO LUGAR.O MUNDO É O QUE SE VÊ DE ONDE SE ESTÁ”. MILTON SANTOS.
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
Arte e Literatura: O encontro do individual com o social.
PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS
História 6º ano.  Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade Nos grupos sociais – AGIR COMO ARTISTAS – formam a identidade cultural. Deixam registros de suas criações nas mais.
As maravilhas de Deus e Somos Filhos de Deus 3 º Encontro.
O que VOCÊ busca para SEU amanhã. Temos o mapa da mina
ESTAR SOZINHO....
uma reflexão sobre gênero e história
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
Como é o Céu? O que diz a Bíblia?
Aula Empreendedorismo 02/agosto/2017
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Pré-História IIi.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
CAMINHAREI, CAMINHAREI…
QUEM ERA ZAQUEU? O nome Zaqueu quer dizer “puro”, mas assim como outros, o nome da pessoa nem sempre revela seu caráter.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
O Que é Ciência?.
ESTAR SOZINHO....
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
Cursinho pré-vestibular
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
VIDA RECOLECTORA E NOMADISMO
Transcrição da apresentação:

Nomadismo X Sedentarismo. Diferentes formas do homem se relacionar com o espaço

Povos nômades e sedentários Povos nômades e sedentários. Você já ouviu algo sobre essas diferentes formas de vida?

Que está comumente sentado. Leia a frase a seguir: “Ela está muito sedentária, pois fica o dia inteiro sentada na cadeira do escritório trabalhando e, quando sai de lá, não quer nem saber de atividade física.” O Dicionário Aurélio confirma isso com dois significados possíveis para a palavra: Que está comumente sentado. 2. Que se movimenta ou se exercita pouco. Atualmente o termo “sedentário” refere-se a alguém que não tem uma vida saudável, pois não faz atividade física, não é mesmo?!

Mas veja que interessante: No mesmo Dicionário Aurélio, há um terceiro significado para a palavra “sedentário”. 3. Que tem habitação fixa. Vamos ver por que esse terceiro significado da palavra sedentário nos interessa?

Imagens 1 e 2: Vista da Vila de Mértola, ao sul de Portugal (Ver mapa). As pessoas que moram nesta Vila podem ser chamadas de sedentárias, já que é provável que vivam em suas casas por longos anos e não tenham o hábito de trocar de habitações.

E isso não era uma problema! Ao contrário, era o modo de vida deles. Houve um período em que os grupos de pessoas não tinham residência fixa. Não possuíam uma casa, por exemplo, como a grande maioria das pessoas hoje. Esses grupos de pessoas viviam da caça de animais e da coleta de alimentos. Por isso, sempre que o alimento se tornava escasso em uma região, eles partiam para outra. E isso não era uma problema! Ao contrário, era o modo de vida deles.

Hoje essas pessoas são conhecidas como nômades. São aqueles que não possuem uma habitação fixa, vivem permanentemente mudando de um lugar para outro.

O nomadismo foi o primeiro modo de vida das civilizações O nomadismo foi o primeiro modo de vida das civilizações. A falta de domínio de técnicas de agricultura ou de criação de animais deu aos nômades a característica de serem caçadores e coletores. Caçadores de animais e coletores de frutas, sementes, folhas, enfim, tudo aquilo que se possa retirar da natureza para ser utilizado como alimento. E, sempre que os alimentos se tornavam escassos, era necessário deslocar-se em busca de outras fontes de alimentação.

Percebemos, então, que o modo de vida dos nômades é contrário ao dos sedentários. Lembram-se que o Dicionário Aurélio possui uma definição para a palavra sedentário, que diz que é alguém “Que tem habitação fixa” ? E nos dias atuais, você tem conhecimento de algum grupo social, algum povo que possa ser considerado nômade?

Já ouviu falar sobre os ciganos? Os ciganos são um povo heterogêneo. Não possuem uma unidade, seja geográfica ou cultural. Estão dispersos por vários países em quantidade variada. No geral, optam pelo nomadismo. Não fixam residência e se deslocam com constância. Imagem 3: O pintor Vicent Van Gogh, na obra “As Caravanas”, de 1888, retratou o espírito nomadismo de um grupo de ciganos, em mais um de seus deslocamentos.

Podemos pensar que a vida sedentária trouxe consigo uma série de mudanças nas interações sociais dos seres humanos. A convivência intensa proporcionada pela sedentarização, pela fixação dos povos em um território, transformou as relações sociais em fenômenos bem mais complexos. Um exemplo é a produção de bens materiais. A garantia de permanecer em um local levou à especialização em certas tarefas, criando os ofícios. Se eu souber fazer bons vasos de cerâmica, poderei fazê-los e trocá-los com meu vizinho, que é um bom tecelão. Não é verdade?

E você, considera-se parte de um povo nômade ou sedentário?

Referências: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio. 7ed. Curitiba: Ed. Positivo, 2008. COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume Único. 8ed. SP: Ed. Saraiva, 2005. Imagem 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:M%C3%A9rtola.JPG. Acesso em 19 de maio, 2014. Imagem 2: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:LocalMertola.svg. Acesso em 19 de maio, 2014. Imagem 3: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_van_Gogh- _The_Caravans_-_Gypsy_Camp_near_Arles.JPG. Acesso em 19 de maio, 2014.