A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelos de Gestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelos de Gestão."— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de Gestão

2 Introdução Vamos fazer um passeio pela história e entender os diferentes sentidos do trabalho no contexto da administração. Qual a relação do trabalho e a Administração? O que significa Administrar? Porque surge a necessidade de administrar?

3 O que é trabalho? Podemos dizer que trabalho é o ato de transformar a natureza. Uma tora de madeira que se transforma em barco. O Sapê que se transforma em cobertura de uma casa. São exemplos da ação do ser humano, transformando, mudando a natureza das coisas.

4 Transformando as coisas...
O homem faz isso utilizando sua inteligência, seu raciocínio, sua capacidade de pensar, planejar algo para seu próprio bem, ou seja, em seu benefício. Desse modo, ele foi conhecendo pouco a pouco o que era capaz de fazer, e organizando seus conhecimentos, produzia coisas para o seu bem-estar.

5 O que acontece quando o homem transforma?
Ele transforma não somente a natureza, mas a si mesmo. Percebe que precisa sobreviver e, para isso, necessita de ferramentas, de força, de planejamento de suas ações. Assim o homem, cria meios de sobrevivência, subsistência, e ao mesmo tempo, procura melhorar, aperfeiçoar o que faz.

6 As Trocas... O trabalho era artesanal e havia um sistema de troca entre as pessoas. Alguém produzia leite e seu vizinho plantava trigo; trocavam então o que sobrava para um e faltava para o outro e, assim conseguiam sobreviver e manter suas famílias. Era, portanto uma época em que as pessoas trocavam sua produção, não seu trabalho, como fazemos hoje.

7 Surgimento da Moeda Porém, alguns começaram a ter mais que outros.
Por exemplo, uma pessoa plantava batatas e as trocava com outra que criava gado. Quem possuía mais coisas a oferecer? Essa diferença entre um produto e outro foi abrindo o caminho para o surgimento da moeda.

8 Surgimento da Moeda A descoberta do metal veio acompanhada da evolução, do progresso da técnica. Com isso, o metal foi adquirindo um valor muito diferente, pois até então permitia apenas produzir ferramentas mais elaboradas, e os metais mais difíceis de encontrar que outros passaram a ter mais valor.  O formato da moeda, mais próximo do que conhecemos hoje é do século VII a.C.

9 O sistema de Guildas No século XII começava uma nova etapa na história do trabalho, marcada pelo inicio do trabalho assalariado, ou seja, não mais vendia-se apenas mercadorias, mas começam a negociar o trabalho. Surgiram as oficinas artesanais, já com características de indústrias, as quais ainda não existiam.

10 Corporação de Artesãos
Havia o mestre, o artífice ou companheiro e o aprendiz. Era o chamado sistema de guildas, que tem origem na palavra francesa Guilde, que significa corporação de artesãos. Perceba como o trabalho já estava ligado à formação profissional, conforme veremos a seguir.

11 Sistema de Guildas Os artesãos passaram a se organizar em torno de sua ocupação, formando um grupo, ou seja, uma guilda. A guilda dos ferreiros, por exemplo, fazia reuniões e todos decidiam o que era preciso saber, conhecer para ser um ferreiro, estabelecendo regras para o exercício da profissão.

12 Sistema de Guildas (continuação) Os mais experientes eram chamados mestres e possuíam suas próprias ferramentas. Eles ensinavam os aprendizes, que depois de dois a quatro anos (dependendo da profissão) se tornavam artífices ou companheiros, isto é, ajudantes do mestre, podendo trabalhar até mesmo em outras oficinas.

13 Curiosidade O mestre possuía um tipo de diploma, que garantia seu conhecimento sobre aquele assunto/profissão, e os aprendizes, depois que se tornavam artífices, recebiam uma declaração que haviam aprendido o ofício com aquele determinado mestre.

14 Sistema de Guildas (continuação) Em geral as oficinas artesanais funcionavam nas casas, elas se confundiam com o ambiente doméstico. Todos conheciam o oficio do princípio ao fim, participando de todas as etapas de elaboração de uma ferramenta, por exemplo. Desde a escolha do melhor metal até que a espada ficasse pronta para uso. Não havia divisão do trabalho.

15 O Trabalho Feminino Apesar dos empregos nas fábricas serem principalmente masculinos, algumas mulheres eram contratadas para tarefas que precisavam de movimentos mais delicados, mãos menores ou dedos finos e longos. link

16 O Trabalho Feminino (continuação) Foi na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1954) que elas começaram a trabalhar na fabricação de peças e motores para aviões e na indústria de armamentos, uma vez que os homens haviam sido convocados para guerra. Link


Carregar ppt "Modelos de Gestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google