Elaborando as Interfaces dos trabalhos das aulas 25, 26 e 27.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
Advertisements

Eventos Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Novembro/2005
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE III Prof. Thiago Pereira Rique
Linguagens de Programação Orientadas a Objetos
Graphical User Interface (GUI) Prof(o): Alexandre Parra.
Tutorial I: Criando a interface de uma aplicação em Java
Aula de reposição Prof. Grace e Ângela
Componentes GUI GUI – Grafical User Interface – São construídas a partir de componentes GUI chamados de controles ou widgets (windows gadgets – engenhocas.
Linguagem de Programação III
POO.
Jpanel e Diagramadores
POO Interface Gráfica - Swing
Introdução PLB-II (Java) – Prof. Alberto  Mais componentes da GUI.
Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Programação Orientada a Objetos Prof. Rafael Silva.
Java Módulo II Projeto Final.
Programação em Java JPanel e Gerenciadores de Layout Prof. Luiz Antonio Rodrigues Prof. Luiz Antonio Unioeste - Cascavel Interfaces Gráficas Jpanel e Diagramadores.
1 Aula 06 – Funções Prof. Filipe Mutz Colocar mais exemplos de funções simples no começo.
Programação em Java JButton e Tratamento de Eventos Prof. Luiz Antonio Rodrigues Prof. Luiz Antonio Unioeste - Cascavel Jpanel e Diagramadores.
Programação em Java Threads Prof. Luiz Antonio Rodrigues Prof. Luiz Antonio Unioeste - Cascavel Jpanel e Diagramadores.
AULA SOBRE O WRITER. O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos.
Como criar o seu site no WEBNODE. O Webnode O Webnode é um site que permite que você crie sites pessoais, empresariais, de jogos, de vendas ou de qualquer.
Prof. Anderson Terroso Março/2017
Arquivos necessários para a Aula1
Introdução ao Logisim Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES
Introdução ao EBSCOhost 2.0
Lista de Presentes ERP e POS.
ASP.NET Passo a Passo Aparência Uniforme
Introdução Barra de Menus Barra de Ferramentas Padrão
ListBox O componente ListBox permite que os usuários selecionem um ou mais itens de uma lista preferida. Use o componente ListBox para criar um controle.
ASP.NET Passo a Passo Estado da Seção
Introdução a Linguagem Java
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Java: Interfaces Alcides Calsavara.
Criação e manipulação de objetos
Algoritmos e Técnicas CEFET/RN.
Programação Orientada a Objetos
Interface gráficas em Java
Inventário Balanço de Estoque
Elaborando as Interfaces dos trabalhos das aulas 28, 29 e 30.
CRIANDO UMA PESQUISA ORGANIZACIONAL
Elaborando as Interfaces Aulas 37, 38 e 39.
Elaborando Interfaces
Elaborando as Interfaces dos trabalhos das aulas 22, 23 e 24.
Editor de textos -Writer
Como personalizar o site do Microsoft SharePoint Online
Elaborando as Interfaces Aulas 31, 32 e 33
Rosemary Silveira Filgueiras Melo
Elaborando as Interfaces Aulas 43, 44 e 45
Elaborando Interfaces
3.2 Sobrecarga de Métodos (Overloading)
AULA JCOMBOBOX, JCHOICE
Formatando trabalhos no Writer
Introdução ao Logisim Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES
Rosemary Silveira Filgueiras Melo
Exercício sobre Interface Java
Leitura do teclado e Interface gráfica
Tipos Primitivos de Dados
Elaborado por: André Aparecido da Silva
Título Subtítulo.
RESULUÇÃO DOS EXERCÍCIOS,
CALCULADORA CARACTERE E VARIÁVEIS COMPOSTAS OU VETORES EM JAVA
EXERCÍCIOS DA AULA PASSADA
Aplicação com Várias Janelas
Interface Java: JFrame, JPanel, JButton, JLabel, JMenuBar, Jmenu, JMenuItem, addSeparator() e a biblioteca Java.Math Prof. Esp. André Aparecido da Silva.
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
RESULUÇÃO DOS EXERCÍCIOS E
JAVA - BÁSICO COL. ESTADUAL MARIA AGUIAR TEIXEIRA
Programação de Computadores II
Transcrição da apresentação:

Elaborando as Interfaces dos trabalhos das aulas 25, 26 e 27. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/2017/3ati Aulas 25, 26 e 27.

Na aula da semana passada ficaram para ser implementadas as seguintes classes....

Opção 01

Opção 02 NÃO SERÁ NECESSÁRIO COLOCAR O MENU NEM IMPLEMENTAR A FUNCIONALIDADE DOS BOTÕES. Coloque também um botão para sair do sistema.

Opção 02 Dica: * Use o método setSize(Largura, Altura); para definir o tamanho da tela e não o método pack();

Opção 03 * Não é necessário colocar os menus. * Só implemente as funcionalidade de limpar (cancelar)campos e sair

Opção 4 Criar a interface para este Jogo – Não será necessário que os botões se movam ao clicar, mais para frente mostrarei como fazer isto. Implemente só o botão fechar que finaliza o jogo e o botão Reiniciar que executará estes dois comando dispose(); e setVisible(true);

Opção 05 Construir esta tela com os label em português Clinicando no botão adicionar (add) deve-se somar os valores que constam nas duas caixas de textos anteriores Clicando no botão Limpar (Clear), deixar as caixas de textos vazias Clicando no botão Sair (Exit), fechar a tela do sistema

Opção 06 O método para extrair raízes quadradas é Math.sqrt(... Ao clicar no botão calcular será extraída a raiz quadra do numero e exibido o resultado na caixa de textos Raiz Quadrada.

Comecei implementando a opção 06

E ficou assim

Meu código

Explicando melhor... tf_Raiz tf_Numero bt_Calcular bt_Limpar bt_Sair

E faltou falar sobre os labels Novamente os JLabel não tem um “nome” ou objetos associados a eles. Alguem sabe porque disso? Painel_Norte.add(new JLabel("EXTRAIR RAIZ QUADRADA")); Painel_Centro1.add(new JLabel("NÚMERO:")); Painel_Centro2.add( new JLabel ("RAIZ QUADRADA:"));

Isto também acontece na chamada do método construtor da própria classe Isto também acontece na chamada do método construtor da própria classe. public static void main (String args []) { new RaizQuadrada(); }

Os layouts Como você já deve ter percebido eu sou meio fã do BorderLayout para criação das minhas classes

Painel_Norte Painel_Leste Painel_Centro Neste painel ao centro foi usado GridLayout e adicionados dois novos Paineis. * Neste dois novos painéis foram usados layout FlowLayout.RIGHT

Configurações de tela

Tornando os botões sensíveis aos eventos

Implementando o tratamento de eventos

Outra classe implementada

A minha implementação ficou assim Não ficou muito parecido...

Meu código

Definição dos componentes

Método construtor e criação da tela

Itens colocados ao norte

O código anterior criou a parte em destaque

Itens colocados no centro

O código anterior criou a parte em destaque – Painel_Centro

Itens colocados no Sul, tratamento de eventos e configurações da tela

O código anterior criou a parte em destaque – Painel_Sul Método pack();

O Tratamento de eventos public void actionPerformed (ActionEvent e) { if(e.getSource()==bt_Sair) {System.exit(0);} if(e.getSource()==bt_Adicionar) double Primeiro_Numero = Double.parseDouble(tf_Primeiro_Numero.getText()); double Segundo_Numero = Double.parseDouble(tf_Segundo_Numero.getText()); double Resultado = Primeiro_Numero + Segundo_Numero; tf_Resultado.setText(""+Resultado); } if(e.getSource()==bt_Limpar) tf_Primeiro_Numero.setText(""); tf_Segundo_Numero.setText(""); tf_Resultado.setText("");

E assim ficou a tela

A regra do negocio estará associada ao botão bt_Adicionar, todos os outros já foram implementados em outras aulas if(e.getSource()==bt_Adicionar) { double Primeiro_Numero = Double.parseDouble(tf_Primeiro_Numero.getText()); double Segundo_Numero = Double.parseDouble(tf_Segundo_Numero.getText()); double Resultado = Primeiro_Numero + Segundo_Numero; tf_Resultado.setText(""+Resultado); } Ver arquivo: AdicaoDeNumeros.java

E PARA IMPLEMENTAR AS OUTRAS OPERAÇÕES...

Eu pensei na tela assim Adicionados Só mudei de lugar, mas já existia antes

Código para adição JButton bt_Sair, bt_Potencia, bt_Multiplicar, bt_Dividir, bt_Subtrair, bt_Adicionar, bt_Limpar;

Também foi alterado o conteúdo da JLabel na posição norte.

Adicionando os novos botões ao Layout Este só mudou de lugar

Será necessário torna-los sensíveis ao eventos

Mudei as variáveis de lugar para que as mesma fiquem visíveis a todos os eventos

O tratamento de eventos para os novos botões if(e.getSource()==bt_Multiplicar) { Resultado = Primeiro_Numero * Segundo_Numero; tf_Resultado.setText(""+Resultado); } if(e.getSource()==bt_Dividir) Resultado = Primeiro_Numero / Segundo_Numero; if(e.getSource()==bt_Subtrair) Resultado = Primeiro_Numero - Segundo_Numero; if(e.getSource()==bt_Potencia) Resultado = Math.pow(Primeiro_Numero, Segundo_Numero);

Ver o arquivo OperacoesMatematicas.java

Nossas classes tem até agora JFrame JPanel JLabel JTexField JPasswordField JButton Mas também usaremos outros componentes

Conheceremos os Menus em Java Construtor da Barra de Menu: JMenuBar Barra_De_Menu = new JMenuBar();

Conheceremos os Menus em Java Construtor de Menu: JMenu Menu_Arquivo = new JMenu(“Arquivo”); JMenu Menu_Operacoes = new JMenu (“Operações”); JMenu Menu_Ajuda = new JMenu (“Ajuda”);

Conheceremos os Menus em Java Construtor de MenuItem: JMenuItem Nome_MenuItem = new JMenuItem(“Novo”);

Em nosso programa – Barra de Menu

Em nosso programa – Menus

Em nosso programa – Itens de Menus

Agora dentro do método construtor

Será necessário Tornar os menus sensíveis aos eventos

Explicando melhor Operador OU do java

Explicando Melhor

Ficou assim

Exercício Crie uma tela com os menus Menu Arquivo  Novo  (Separador de menu)  Sair do Sistema Menu Cores  Colocar diversas opções de cores Menu Ajuda  (Sem opções)