O verbo O verbo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

ESTUDO DO VERBO.
Verbos – Prova Bimestral
O Verbo.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
Revisão – termos da oração
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
É em torno dele que se organizam frases, orações e períodos.
VERBOS Subclasses do Verbo Modos e Tempos verbais Formas nominais
ORAÇÕES REDUZIDAS.
FLEXÕES VERBAIS.
VERBOS.
ESTRUTURA DAS PALAVRAS
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Verbos – 1ª Parte.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
Verbos – 1ª Parte EE Orlando Alves Pereira –Taparuba MG
O VERBO.
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Infinitivo Gerúndio Particípio
Sujeito Sujeito.
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
Profª Monize Diniz Silva
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
Voz ativa e voz passiva Voz ativa e voz passiva.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Prof. Júnior Oliveira.
Soltando o verbo!.
Verbos Formação dos tempos verbais simples
Revisão 7º ano Prof.ª Irlane Araújo.
Verbo É a palavra que pode variar em número pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
VERBOS AULAS - 12 E 13 ARI DE SÁ.
Revisando as 5 flexões verbais!
ESTUDO DO VERBO.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
O pronome O pronome.
VERBOS.
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
A estrutura dos verbos por Márcia Regina (chuchu)
Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos
FLEXÕES VERBAIS.
Termos essenciais da oração
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Estrutura e formação das palavras
O estudo do... VERBO.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS
Escola Estadual Maria José
Os verbos.
LINGUA E CULTURA LATINA
Verbos Classificação.
Professora Eliene Lacerda
Verbo.
V ERBO. É a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação: A criança jogou a bola.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Formas nominais Dos verbos.
Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.
Verbo e conjugação verbal Professora Marlise Fraga
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Transcrição da apresentação:

O verbo O verbo

Verbo O que é? Pode exprimir: Palavra variável em pessoa, número, tempo, modo e voz que exprime um processo, isto é, aquilo que se passa no tempo. Pode exprimir: Ação Ana brinca com suas amigas. Estado Renata está cansada. Mudança de estado Marcela ficou chateada. Fenômeno natural Nevou naquela cidade do sul do Brasil. Existência Havia muitas crianças no parque. Desejo Quero ir para Minas no feriado. Conveniência Aquela brincadeira não me convém.

Verbo Locução verbal É o conjunto formado por verbos que exprimem um processo (em geral, verbo principal em uma de suas formas nominais + um verbo devidamente flexionado). Estamos estudando. Iremos almoçar. Poderá chover. Acabou de cair.

É a parte do verbo que funciona como base do significado. Como se forma? (I) Radical É a parte do verbo que funciona como base do significado. levar vender partir Vogal temática É a parte que se junta ao radical, preparando-o para receber as desinências. a levar e vender i partir

Verbo Como se forma? (II) Desinências São morfemas gramaticais acrescentados ao radical ou ao tema (radical + vogal temática) para indicar categorias gramaticais de modo e tempo, número e pessoa. Modo-temporal levávamos Número-pessoal levávamos

Verbo Como se flexiona? (I) Modo Vendemos estes materiais. Indicativo: exprime o fato como certo, preciso, seja ele pretérito, presente ou futuro. Se vendêssemos estes materiais, ficaríamos ricos. Subjuntivo: exprime o fato como incerto, duvidoso. Venda este material. Imperativo: exprime ordem, pedido ou conselho.

Verbo Como se flexiona? (II) Tempo Ela leva o material. Presente: exprime um processo que ocorre no momento em que se fala. Ela levou o material. Pretérito: exprime um processo que já ocorreu. Ela levará o material. Futuro: exprime um processo que irá ocorrer.

Eles partiram para Belém. Verbo Como se flexiona? (III) Número Ela partiu para Belém. Eles partiram para Belém. Varia entre o singular e o plural, concordando com o sujeito da oração.

Verbo Como se flexiona? (IV) Pessoa Eu levei o material. Nós levamos o material. Primeira pessoa: a que fala. Tu levaste o material. Vós levastes o material. Segunda pessoa: a quem se fala. Ela levou o material. Eles levaram o material. Terceira pessoa: de quem ou de que se fala.

Verbo Como se flexiona? (V) Voz Ele cortou o papel. Ativa: quando o sujeito executa a ação expressa pelo verbo. O papel foi cortado por ele. Passiva: quando o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo. Eu me cortei. Reflexiva: quando o sujeito executa e sofre, simultaneamente, a ação expressa pelo verbo.

Verbo Formas nominais Vendido o material, fui para casa. Particípio: exprime ação já concluída, desempenhando função similar à do adjetivo. Vendido o material, fui para casa. Os funcionários, vendendo os materiais, atingem as metas. Vendendo atingirá as metas. Gerúndio: exprime ação em curso, desempenhando função similar à dos adjetivos e advérbios. É necessário levar as crianças para casa. Infinitivo: exprime o processo verbal propriamente dito, sem situá-lo no tempo, desempenhando função similar à do substantivo.

Verbo Como se classifica? (I) Regular Aquele que se flexiona de acordo com o modelo da conjugação a que pertence. Um verbo é regular, portanto, quando mantém o mesmo radical em todas as formas e as desinências são as mesmas para a conjugação a que pertence. Para confirmar, basta conjugá-lo no presente e no pretérito perfeito do indicativo. lev – o lev – as lev – a lev – amos lev – ais lev - am lev – ei lev – aste lev – ou lev – amos lev – astes lev - aram

Como se classifica? (II) Verbo Como se classifica? (II) Irregular Aquele que, em algum tempo ou pessoa, se afasta do modelo de conjugação, apresentando alteração no radical ou na desinência. A irregularidade de um verbo é confirmada na conjugação do presente e do pretérito perfeito do indicativo. meç – o med – es med – e med – imos med – is med - em med – i med – iste med – iu med – imos med – istes med - iram

Como se classifica? (III) Verbo Como se classifica? (III) Defectivo Aquele que tem a conjugação incompleta, ou seja, que não apresenta determinadas formas. Reaver Eu ------------ Tu ------------ Ele ------------ Nós reavemos Vós reaveis Eles ------------ Abolir Eu ----------- Tu aboles Ele abole Nós abolimos Vós abolis Eles abolem

Como se classifica? (IV) Verbo Como se classifica? (IV) Abundante Aquele que apresenta mais de uma forma com o mesmo valor. Ocorre principalmente no particípio (particípio regular e irregular). Regular entregado Irregular entregue Usado com ter e haver. Usado com ser e estar.

Como se forma o imperativo? (I) Verbo Como se forma o imperativo? (I) Imperativo negativo É praticamente idêntico ao presente do subjuntivo, bastando que se faça o acréscimo da negação e a exclusão da primeira pessoa do singular. Presente do subjuntivo Eu leve Tu leves Ele leve Nós levemos Vós leveis Eles levem Imperativo negativo ---------------------- Não leves (Tu) Não leve (Ele) Não levemos (Nós) Não leveis (Vós) Não levem (Eles)

Como se forma o imperativo?(II) Verbo Como se forma o imperativo?(II) Imperativo afirmativo Forma-se assim: as segundas pessoas vêm do presente do indicativo, retirando-se a letra –s; as pessoas restantes vêm do presente do subjuntivo. Presente do indicativo Eu levo Tu levas Ele leva Nós levamos Vós levais Eles levam Imperativo afirmativo --------- Leva Leve Levemos Levai Levem Presente do subjuntivo Eu leve Tu leves Ele leve Nós levemos Vós leveis Eles levem

Verbo O que faz na frase? (I) O verbo sempre faz parte do predicado e é a palavra em torno da qual uma oração se estrutura. Ela recebeu os convidados. Ela estava alegre. Ela recebeu os convidados alegre.

Verbo O que faz na frase? (II) Os verbos de conteúdo significativo formam o núcleo do predicado verbal ou um dos núcleos do predicado verbo-nominal e informam algo sobre o sujeito. Ela recebeu os convidados. Verbo funcionando como núcleo do predicado verbal Ela recebeu os convidados alegre. Verbo funcionando como um dos núcleos do predicado verbo-nominal (o outro núcleo é alegre)

Verbo O que faz na frase? (III) Os verbos de ligação ligam atributos ao sujeito e constituem parte do predicado nominal, cujo núcleo pode ser um adjetivo, um substantivo, um advérbio, um pronome, um numeral ou mesmo uma oração subordinada substantiva. Verbo de ligação Os alunos ficaram felizes. O núcleo desse predicado nominal é o adjetivo felizes