Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora

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Transcrição da apresentação:

Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora

Escola básica 2.º e 3.º ciclos Roque Gameiro (sede) EB1 Gago Coutinho EB1/JI Terra dos Arcos EB1/JI Vasco Martins Rebolo

Adesão ao Programa Aves Ano letivo de 2011/2012 Motivações: Ter acesso a um diagnóstico atualizado sobre a escola. Conhecer a opinião dos alunos, professores e encarregados de educação sobre a escola. Refletir sobre as nossas práticas efetivas e as aprendizagens realizadas pelos alunos. Melhorar a qualidade do ensino proporcionado pela escola. Envolver toda a comunidade na melhoria do desempenho da escola.

Conselho Geral Transitório Professores Informação aos elementos da comunidade educativa (5º, 6º 7º e 9º anos) Conselho Geral Transitório Professores Reunião geral de professores (8 de setembro) Reuniões dos departamentos curriculares (1ª semana de setembro) Reuniões de conselho de turma (2ª semana de setembro) Circular interna Alunos Aulas de Formação Cívica Encarregados de Educação Reunião entre o Diretor de Turma e os Encarregados de Educação da Turma (4ª semana de setembro) Informação escrita Professores aplicadores Distribuição de um manual de aplicação das provas

5º ano – Contexto Social, Português e Matemática A 1ª fase de aplicação das provas (3 a 14 de outubro) 5º ano – Contexto Social, Português e Matemática 7º ano - Contexto Social, Português, Inglês, História, Matemática e Ciências Naturais 20 turmas (46 turmas) 501 alunos (1 147 alunos) 52 professores (117 profs.) 87 provas 8 dias

Contexto sociocultural 2 Os resultados (dezembro) Contexto sociocultural 2

Análise dos resultados (janeiro) (conselho pedagógico e departamentos curriculares)

Análise dos resultados (1º ciclo) - janeiro

Plano de melhoria (todos os anos do 1º ciclo)

Plano anual de melhoria (grupo disciplinar)

Análise dos resultados por turma/disciplina (5º e 7º anos)

Plano anual de melhoria (turma/disciplina) – 2º e 3º ciclos

94 professores (117 professores) – Opinião sobre a escola A 2ª fase de aplicação das provas (janeiro) 213 encarregados de educação (5º, 6º 7º e 9º anos) (953 EE) – Opinião sobre a escola 94 professores (117 professores) – Opinião sobre a escola 6º e 9º anos - Contexto Social 7º e 9º anos - Opinião, competências e valores e competências de raciocínio 27 turmas (46 turmas) 673 alunos (1 147 alunos) 52 professores aplicadores (117 profs.) 52 provas 5 dias

Os resultados (maio)

Análise dos resultados (3º período) (conselho pedagógico e departamentos curriculares)

Avaliação dos planos de melhoria Um caso (1º ciclo)

Avaliação dos planos de melhoria Um caso (3º ciclo) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ROQUE GAMEIRO PROPOSTA DA ESTRUTURAÇÃO DE UM PLANO ANUAL GRADUAL DE MELHORIA (PAGM) DO AGRUPAMENTO 9º ANO 7ª TURMA DISCIPLINA HISTÒRIA 2º e 3º períodos de 2012 ELEMENTOS DA PROPOSTA DECISÕES PEDAGÓGICAS E /OU ORGANIZACIONAIS DOMÍNIOS A INTERVENCIONAR Localização temporal Tema 3 (séculos. XIX e XX) OBJETIVOS Ordenar cronologicamente / localizar no tempo acontecimentos estudados. Explicar a importância dos meios repressivos utilizados pelo Estado Novo. Identificar os movimentos independentistas que participaram na guerra colonial. Referir as alterações provocadas pelo 25 de Abril. A meta a atingir será a média apresentada pelas escolas do C2. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES AÇÕES PREVISTAS Proporcionar exercícios de treino de localização e ordenação temporal dos conteúdos estudados, quer na aula quer para TPC. Cumprir a planificação prevista para o tema “Do Autoritarismo à Democratização”, insistindo nos subtemas em que os alunos do 7º ano revelaram mais lacunas. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO E CONSTRANGIMENTOS Conteúdo extenso, lecionado apenas no terceiro período, num momento em que os alunos investem menos nas disciplinas em que não têm exames, mas que pela sua atualidade motiva e envolve os alunos. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO TPC Aplicar teste em que os domínios de intervenção prioritária/necessária são de inclusão obrigatória e devem ser cotados para 100%. RESULTADOS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM Nos domínios obrigatórios, os alunos revelaram um desempenho satisfatório, tendo alcançado uma média de 62 %. INDICADORES DE AVALIAÇÃO DO SUCESSO Os resultados alunos superaram a média da escola (30,1%) e a das escolas do contexto sociocultural 2 (39,5%). OBSERVAÇÕES Campo preenchido no final do ano letivo (junho) O professor da disciplina - Francisca Machado data 28/06/2012

Análise do grau de satisfação da comunidade educativa (julho)

Análise do grau de satisfação da comunidade educativa (julho) Conselho Pedagógico Departamentos curriculares – constituição de grupos de trabalho

Relatórios de autoavaliação (julho)

Autoavaliação (síntese) (agosto)

Aplicação das provas (1ª fase – setembro). Ano letivo 2012 /2013 Aplicação das provas (1ª fase – setembro). Aplicação das propostas de melhoria apresentadas pelos grupos de trabalho. Atualização e aplicação dos planos de melhoria a aplicar nas turmas dos três ciclos de ensino de forma a superar as lacunas detetadas ao nível das práticas dos professores e das aprendizagens dos alunos.

Aplicação do Programa Aves Aspetos positivos: Um “olhar externo” sobre o funcionamento da escola. Confirmação dos pontos fortes e a melhorar. Interesse demonstrado por professores, alunos e encarregados de educação no diagnóstico e na apresentação de propostas de melhoria. Impacto de alguns resultados inesperados e a mobilização interna para a reflexão. Maior consciencialização da necessidade de articulação vertical (1º - 2º - 3º ciclos). Aspetos a melhorar: Inclusão de elementos efetivos na equipa coordenadora. Cumprimento dos prazos no envio dos resultados. Adequação de algumas provas à planificação dos conteúdos programáticos e à realidade da escola. Reformulação do inquérito fornecido aos alunos para definição do contexto sociocultural da escola.