Frei Luís de Sousa Síntese dos atos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FREI LUÍS DE SOUSA, de Almeida Garrett - Análise
Advertisements

Funcionamento do tempo na obra “Frei Luís de Sousa”
Principais características do
FREI LUÍS DE SOUSA AS PERSONAGENS QUEM SÃO? O QUE RECEIAM? COMO SÃO?
Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett
Madalena Escola Profissional Cristóvão Colombo
Teu Reino em Meu Ser.
Frei Luís de Sousa.
ALMEIDA GARRET. Contexto histórico da obra “Em 1578, o rei D. Sebastião desapareceu na Batalha de Alcácer-Quibir. Não tendo deixado herdeiros, houve uma.
Autor:Almeida Garrett E.E Profª Irene Dias Ribeiro Profª Maria Inês Thamyres Aparecida Martins Aline Shirley de Souza Milene Cantarino do Carmo 2º G.
MÃE... palavra sublime. Mulher em forma de flor. Cuja bondade se exprime em doses de puro amor!!! Mãe... É a palavra mais completa que um dia alguém.
Celebração do compromisso. Canto de Entrada Jesus está a porta do nosso coração, batendo toc, toc, acenando com mão eu vou abrir a porta e chama-lo pra.
A aleluia (2x) poderoso é o senhor nosso deus a aleluia (2x) poderoso é o senhor nosso deus a aleluia (2x)
Igreja dos Sagrados Filhos de Deus
Ofertório: Pai nosso, que estais no céu (CT 77)
Os Lusíadas Síntese dos cantos
Cristro Rei do Universo
Domingo de Ramos.
O Sebastianismo Com a perda do jovem monarca, D. Sebastião, na batalha de Alcácer Quibir, e a posterior anexação de Portugal a Espanha, em 1580, o nosso.
Vivamo-la com o sacerdote
Hoje venho orar por você!
FÁTIMA - Lugar da presença de Maria, a Mãe de Jesus;
PAI-NOSSO Pai, Pai, Pai (Pe. Irala SJ).
(Lula Canário, Digão Medeiros, Dinho Silva Jr, Luisinho Vieira,
"Santa Maria Mãe de Deus" (Lucas 1,28).
Anjos assistiram a primeira cerimônia de casamento.
Imagine... que um Anjo de Deus está ao seu lado
JESUS É A LUZ DO MUNDO PARA DAR A LUZ DA VIDA
Imagine... que um Anjo de Deus está ao seu lado neste momento...
UMA PALAVRA DE SALVAÇÃO!
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Domingo II do Tempo Comum
Vivamo-la com o sacerdote
CATEQUESE 13 BEM-AVENTURADOS SEREIS
CRISTOLOGIA.
Contextualização histórico-literária Sequência 2
Existem muitas coisas que causam curiosidades a cada um de nós Existem muitas coisas que causam curiosidades a cada um de nós. Entre estas,
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Serié: Avançando para uma fé mais madura
Oração da Família Vicentina
Nossa Senhora do Ó.
VOCÊ PODE COMPARTILHAR COMIGO?
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
Amor é síntese; é uma integração de dados.
SERÁ QUE VAIS PARTILHAR?
O ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA OPERAÇÃO DA TRINDADE
Imagine... que um Anjo de Deus está ao seu lado neste momento...
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
Somos a Igreja de Cristo parte 1
O Espírito Santo.
CONSELHO METROPOLITANO DE GOIÂNIA
Frei Luís de Sousa Estruturas externa e interna
Rezar escutando o “Pie Jesu” de Marcel Olm, põe-nos ao lado de Jesus
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
«PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS»
O “Santo, Santo, Santo” de Marcel Olm, faz-nos sentir o Deus VIVO
O Nascimento do Senhor Missa da noite
8 de Julho de 2012 Música: Cantiga de Alexandria Domingo XIV
Frei Luís de Sousa como drama romântico
“O desenvolvimento ou a decadência da sociedade serão determinados pelos costumes e pela moral dos jovens que crescem ao nosso redor. A influência.
O ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA OPERAÇÃO DA TRINDADE
Rezai o Terço todos os dias
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Hoje venho orar por você!
Edificando pontes Lucas 11:17
e Telma Vinhas – OPA Varginha, MG)
TUA GLÓRIA – Fernanda Brum –.
Escola Bíblica Dominical Adolescentes Tema: O Clamor pelo Sangue de Jesus Instituto Bíblico Educacional Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários.
Hoje venho orar por você!
PRINCIPIO Dar é uma prova de amor. ALVO  Deus nos deu uma prova de amor.
Transcrição da apresentação:

Frei Luís de Sousa Síntese dos atos

Ato primeiro

Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes Espaço: Almada, palácio de D. Manuel de Sousa Coutinho. Ação: Monólogo de D. Madalena (comparação com Inês de Castro). Diálogo entre D. Madalena e Telmo (medo e angústia de D. Madalena, perseguida pelo passado; fidelidade de Telmo a D. João). Intervenção de Maria de Noronha (fragilidade, curiosidade e crença no sebastianismo). Incêndio do palácio de D. Manuel, pelas suas próprias mãos (oposição aos governadores). Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes «Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes senhores governadores destes reinos.» (Manuel, Cena XII)

Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes Espaço: Almada, palácio de D. Manuel de Sousa Coutinho. Ação: Monólogo de D. Madalena (comparação com Inês de Castro). Diálogo entre D. Madalena e Telmo (medo e angústia de D. Madalena, perseguida pelo passado; fidelidade de Telmo a D. João). Intervenção de Maria de Noronha (fragilidade, curiosidade e crença no sebastianismo). Incêndio do palácio de D. Manuel, pelas suas próprias mãos (oposição aos governadores). Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes «Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes senhores governadores destes reinos.» (Manuel, Cena XII)

Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes Espaço: Almada, palácio de D. Manuel de Sousa Coutinho. Ação: Monólogo de D. Madalena (comparação com Inês de Castro). Diálogo entre D. Madalena e Telmo (medo e angústia de D. Madalena, perseguida pelo passado; fidelidade de Telmo a D. João). Intervenção de Maria de Noronha (fragilidade, curiosidade e crença no sebastianismo). Incêndio do palácio de D. Manuel, pelas suas próprias mãos (oposição aos governadores). Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes «Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes senhores governadores destes reinos.» (Manuel, Cena XII)

Ato segundo

Espaço: Almada, palácio de D. João de Portugal. Salientam-se: os três retratos (de D. João de Portugal, de D. Sebastião e de Camões); o ambiente austero e o gosto «melancólico e pesado».

Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes Ação: (Oito dias depois do incêndio, «dia fatal» para D. Madalena) Diálogo entre Maria e Telmo sobre o estado de D. Madalena. Maria conversa com o pai sobre D. João (a partir do retrato deste). Anúncio de que os governadores querem esquecer a ofensa de Manuel. Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes «É um dia fatal para mim; faz hoje anos que… que casei a primeira vez — faz anos que se perdeu el-rei D. Sebastião — e faz anos também que… vi pela primeira vez a Manuel de Sousa. […]» (Madalena, Cena X)

Ação: (Oito dias depois do incêndio, «dia fatal» para D. Madalena) Diálogo entre Maria e Telmo sobre o estado de D. Madalena. Maria conversa com o pai sobre D. João (a partir do retrato deste). Anúncio de que os governadores querem esquecer a ofensa de Manuel.

Ação: (Oito dias depois do incêndio, «dia fatal» para D. Madalena) Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes «É um dia fatal para mim; faz hoje anos que… que casei a primeira vez — faz anos que se perdeu el-rei D. Sebastião — e faz anos também que… vi pela primeira vez a Manuel de Sousa. […]» (Madalena, Cena X) Diálogo entre Maria e Telmo sobre o estado de D. Madalena. Maria conversa com o pai sobre D. João (a partir do retrato deste). Anúncio de que os governadores querem esquecer a ofensa de Manuel.

Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes Mariotto Albertinelli, Expulsão de Adão e Eva do Paraíso(1514). Ilumino a minha casa para receber os muito poderosos e excelentes «Este amor — que hoje está santificado e bendito no Céu, porque Manuel de Sousa é meu marido — começou com um crime, porque eu amei-o assim que o vi… e quando o vi — hoje, hoje… foi em tal dia como hoje!» (Madalena, Cena X)

«Como se me visse a mim mesmo num espelho.» Ação (continuação): Continuação da angústia de Madalena (é o seu «dia fatal»). Partida de Manuel, Maria (que quer conhecer soror Joana) e Telmo para Lisboa. Confissão de Madalena a Frei Jorge. Chegada do Romeiro. Revelação do Romeiro — D. João está vivo — e reação aterrorizada de Madalena. Identificação do Romeiro como D. João («Ninguém»). «Como se me visse a mim mesmo num espelho.» (Romeiro, Cena XIV)

Ato terceiro

Espaço: Palácio de D. João, parte baixa (com ligação à capela da Nossa Senhora da Piedade). É «alta noite».

Ação: Culpabilidade de Manuel, por ter arrastado Maria na sua «queda». Intervenção de Frei Jorge (tratou de tudo para que Madalena e Manuel ingressassem na vida religiosa). Agravamento da doença de Maria. Conflito de Telmo (dividido entre a lealdade a D. João e o amor por Maria). Compaixão do Romeiro (arrependido por trazer a desgraça). «Agora é preciso remediar o mal feito. Fui imprudente, fui injusto, fui duro e cruel.» (Romeiro, Cena V)

Cerimónia da tomada do hábito. Ação (continuação): Confirmação da decisão, apesar de uma última esperança por parte de Madalena. Cerimónia da tomada do hábito. Interrupção de cerimónia — Maria, delirante, exprime a sua revolta contra a sociedade e contra Deus. Morte de Maria. «Que cerimónias são estas? Que Deus é esse que está nesse altar, e quer roubar o pai e a mãe a sua filha?» (Maria, Cena II) Fotogramas do filme Quem És Tu?, de João Botelho (2001).